quinta-feira, 16 de março de 2017

DESAFIO LIGHT: Suflê de Abobrinha, Ricota e Aveia!

Suflê de Abobrinha, Ricota e Aveia - deliciosamente light!
Muita gente, atualmente, está optando por uma alimentação mais saudável e nutritiva. Algumas para perder peso (a obesidade é uma doença que está se alastrando no Brasil), outros para melhorar a qualidade de vida (reduzir colesterol, pressão, diabetes...). Independentemente do motivo principal, comer menos carne vermelha, gorduras saturadas, alimentos industrializados e priorizar frutas, verduras e legumes, carnes brancas, além de grãos e oleaginosas é uma tendência para todos que pretendam viver mais (e bem).

Tenho testado muitas receitas nesta linha (#desafioslight) e incorporado ao dia a dia da família... Houve um pouco de reclamação no início (afinal, quem não aprecia um belo pedaço de picanha ou uma lasanha a bolonhesa??), mas, aos poucos, a sensação de "leveza" e de bem estar ao se alimentar com refeições mais leves contagia a todos! (menos ao meu filho, que quase me matou quando preparei um hamburguer de quinoa com beterraba! kkkkk).

Meu desafio tem sido encontrar receitas saudáveis e, ao mesmo tempo, saborosas! Abobrinha, berinjela, abóbora, batata doce, mandioquinha, mandioca são ingredientes que podem se transformar em deliciosos (e leves) receitas.

A abobrinha é a estrela deste suflê, super fácil de fazer, que também leva ricota e aveia. "Funcional" e gostoso! Sirva como entrada, em porções individuais, acompanhado de salada!

Suflê Light de Abobrinha, Ricota e Aveia

(4 porções)

  • 2 a 3 abobrinhas raladas com casca no ralador grosso
  • salsinha picada a gosto
  • 200g de ricota fresca sem sal
  • 1/2 xícara de farelo de aveia
  • 3 ovos
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • parmesão ralado para polvilhar
Aqueça o forno a 180 graus. Bata no processador a ricota, a aveia, o azeite e os ovos. Misture em uma tigela grande as abobrinhas raladas, a salsinha, a ricota batida com ovos, sal e pimenta. Coloque em um refratário grande (ou refratários individuais) e cubra com o parmesão ralado. Leve ao forno médio até dourar a superfície e e o interior estar firme. Sirva quente, morno ou frio, acompanhado de salada verde.



E Bon Appetit (light!)