segunda-feira, 3 de março de 2014

Home-Chef de Fevereiro: Carol Alencar, uma brasileira que mora na Toscana!


Conheci a Carol Alencar "virtualmente" pela página dos Desafios no Facebook e logo ficamos amigas! Elá é super participante, sempre comentando, testando as receitas, dando "feedbacks"...  E, quando descobri que ela morava na Toscana, aí foi minha vez de ficar interessada nos seus "desafios gastronômicos"!

A Toscana (que infelizmente ainda não conheço, mas é questão de tempo... rs) é uma região maravilhosa, tanto na paisagem quanto na Eno-Gastronomia! Alguns dos melhores e mais famosos vinhos do mundo vem de lá... Brunello de Montalcino, Chianti, Tignanello, Sassicaia...

A Home Chef de Fevereiro 2014

  • Nome: Ana Carolina Alencar


  •      Cidade onde mora: Arezzo (Toscana - Italia)

Foto do blog: http://paolanardini.blog.br/
Piazza Grande em Arezzo, onde foi filmado o filme "La Vita é bella" (foto da Carol Alencar)
  •       O que mais curte na Gastronomia: Eu adoro surpreender! Não tenho preferência entre preparação de doces / salgados, coisas práticas ou mais elaboradas. Eu gosto de saber que o que eu fizer com amor, será recebido na mesma intensidade. Para mim a culinária é um modo de compartilhar amor com quem se quer bem.

  •       O que mais gosta de cozinhar: Eu aprendi a cozinhar de fato depois que me casei, e como me casei na Itália, toda a minha cultura culinária é voltada para a gastronomia mediterrânea. Mas um dos meus maiores prazeres é resgatar a cultura da região do Casentino (que é a subregião Toscana onde eu moro): pães, pasta, pizza e comidas tipicas em geral.
  •       Um Desafio Gastronômico que conseguiu atingir: Pode ser mai de um? Fazer cerveja artesanal em casa, fazer cinnamon rolls, e uma pizza maravilhosa de deixar qualquer italiano de boca aberta! 
  •       Um Desafio Gastronômico que ainda pretende atingir: Quero me arriscar mais em outras culturas gastronômicas, pois acabo ficando sempre presa à culinária mediterrânea.
  •      Viagens gastronômicas que já fez: Bom, já viajei bastante, mas posso dizer que voltei da Argélia mais apaixonada ainda pela culinária árabe. 
  •      Um recadinho para os (as) outros (as) Home Chefs como você 

Arrisquem sempre na cozinha, pesquisem receitas, tirem da gaveta vontades e façam tudo com prazer! Cozinhar è um ato amor!
"Cozinhar é o mais privado e arriscado ato. No alimento, se coloca ternura ou ódio. Na panela, se verte o tempero ou o veneno." (Mia Couto)
Além de contar um pouquinho sobre sua vida e sua paixão pela Gastronomia, a Carol também nos mandou um presente lá da Toscana! A receita original do Pão Toscano, que não pode faltar em nenhuma refeição dos moradores da região! Ele demora 24 horas para descansar e leva bem pouco sal! Depois, é assado juntamente com uma forma cheia de água, para gerar vapor no forno e produzir uma casquinha crocante e quebradiça! Demais, não? E a Carol também é blogueira! Conheçam o blog dela: O Menu de Carolina!

Pão Toscano (ou Pane Sciapo)


  • 1 kg de Farinha 
  • 45 gr de fermento biológico fresco (3 tabletes pequenos)
  • 1 pitada de sal
  • 2 giros de azeite (essa medida parece meio louca… mas basta pegar a lata do azeite e fazer dois círculos na extensão do diâmetro do monte de farinha)
  • Aproximadamente 350 ml de água morna
Modo de Preparo:

Em uma superfície, fazer um monte com a farinha e fazer um buraco no meio (como se faz com a pasta). Acrescentar o sal e o azeite.

À parte, aquecer a água em uma canequinha e dissolver o fermento nela.

Aos poucos ir agregando a água com fermento na farinha até criar uma massa homogênea, elástica mas que não grude nas mãos.

Sovar a massa por uns 20 minutos. Deixar repousar em uma bacia coberta em local não ventilado (eu deixo dentro do forno ou no microondas) por 24 horas.

Passado o tempo de fermentação, dividir a massa em 2 partes, formar os pães (ou redondos com uma cruz em cima ou longo com um corte central no meio…) e colocar em uma forma. Deixar repousar 30 minutos e assar em forno a 200° C.

No fundo no forno colocar uma forma com água, pois é isso que permite a formação de uma casquinha crocante.

Dicas:

- Nem sempre utilizo essa quantidade de água. Infelizmente como aqui o tempo muda tanto, as vezes isso influencia na massa pedindo mais ou menos quantidade de água.

- A massa não fica seca… Caso aconteça, ir aos poucos molhando as mãos na água e ir trabalhando a massa.

- Caso fique grudenta, acrescente mais farinha. A massa tem que estar elástica, pois deve ser sovada por aproximadamente 20 minutos.


8 comentários:

  1. Ai que legal que ficou! Adorei Bia! Muito obrigada pela sua homenagem!
    E fiquei super feliz em saber que o feeling é reciproco.
    Adoro o seu Blog!
    Un bacione!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Carol, foi um prazer escrever este post! Agora, vou ser bem "cara-de-pau": quando for à Italia (se Deus quiser, ainda este ano...), vou incluir Arezzo no meu roteiro! Afinal, quero ir provar este pão maravilhoso in loco e conhecer você, uma amiga "virtual" querida! Um grande beijo, Bia

      Excluir
    2. Ahhhh pode acreditar Bia!!!
      Assim vc provará: a minha cerveja artesanal, o meu pecorino artesanal e meu salame artesanal! :)
      Um beijoooo

      Excluir
    3. Oi Bia, aprovando sua vinda a Italia, te convido a conhecer MIlao.. aonde eu moro ha 7 anos.. Abcos .

      Excluir
  2. oi, por favor , quantas gramas de fermento!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um tablete italiano tem 42 gramas.

      Excluir
    2. Carol, para facilitar a receita, alterei os ingredientes para 3 tabletes pequenos de fermento ou 45 gramas! Bjs!

      Excluir
  3. Coloco a água já fervente na forma ao levar ao forno ou água temperatura ambiente?

    (to amando o blog =) )

    ResponderExcluir