domingo, 1 de dezembro de 2013

DESAFIO: Pão Pita (ou sírio)

Estou em uma fase de preparar e conhecer receitas de "flat breads" ou, traduzindo, "pães achatados"! Minha primeira experiência foi com a versão indiana, o pão Naan! Clique aqui para ver a receita e o delicioso jantar com Almôndegas ao Molho de Tomates!

A segunda experiência foi com um pão bem conhecido do nosso cardápio: o pão pita, ou pão sírio!

Quem nunca pediu um delicioso beirute feito com este pão??

No mesmo dia que preparei os Pães Pita (ou Pães Sírios), fiz também duas outras receitas típicas e que nunca havia testado: Kafta e Arroz Libanês (aquele feito com pedacinhos de macarrão cabelo de anjo). Aguardem os posts!! rs

Para todas estas receitas, aparentemente simples, tive a ajuda de uma expert em culinária libanesa, minha amiga Daisy Farkuh (do Brigadeiro da Mamãe). A Daisy, de origem libanesa, me deu várias dicas fundamentais para o sucesso do meu cardápio típico. No caso do pão sírio, a dica foi o forno em alta temperatura e a forma no fundo do forno, bem quente antes de colocar os pãezinhos!

Meus pães pita foram feitos seguindo a receita do livro Illustrated Baking e eu segui tudo à risca, inclusive a inclusão de um tempero "polêmico": sementes de cominho! Embora os pães tenham ficado lindinhos e perfeitos, o sabor do cominho atropelou tudo!! Ficou muito forte! Por isso, minha recomendação: coloque menos ou, se preferir, nem coloque!!

O pão fica perfeito para acompanhar pastinhas árabes como o Babaganuj, Homus, Coalhada com Pepino, Coalhada Seca... Clique aqui para ver estas receitas.


Pão Pita (Pão Sírio)

(6 porções)

  • 1 colher de chá de fermento biológico seco
  • 3/4 de xícara de água morna
  • 1/3 de xícara de farinha forte
  • 1 1/3 de xícara de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • sementes de cominho (opcionais e a gosto)

Dissolva o fermento na água morna e deixe crescer por 5 minutos. Misture as farinhas e o sal com o azeite e acrescente o líquido com fermento. Com as mãos ou com uma batedeira (com a pá de gancho) misture tudo até formar uma bola bem homogênea. Sove por 10 minutos até ficar uma massa elástica. Deixe crescer por 1 hora. Divida a massa em 6 bolas e deixe crescer por uns 20 minutos, enquanto aquece o forno em temperatura alta (230 graus). Coloque uma forma vazia no fundo do forno e deixe aquecer. Abra cada bolinha com um rolo até ficar um círculo de 20 cm de diâmetro. Coloque na forma pré aquecida e asse 2 pães de cada vez por 5 minutos.
Retire do forno, coloque em uma grade para esfriar e pincele água na superfície.



Sirva com pastinhas árabes da sua preferência. E Bon Appetit!


Pão Pita (Pão Sírio) by Desafios Gastronômicos

DESAFIO: Fazer uma decoração de Natal para as crianças

Estou muito feliz porque, este ano, a Noite de Natal com a família será aqui em casa! Por conta de um "rodízio" que temos entre as casas, a última vez que comemoramos o dia 24 de Dezembro aqui em casa foi há 3 anos! Finalmente chegou minha vez na fila! rs

Seremos em quase 20 pessoas, das quais 5 são crianças menores de 8 anos! Que delícia! Afinal, Natal com crianças (e presentes, e Papai Noel, e muita bagunça, rs) não tem preço!

Quando comecei a pensar na decoração de Natal deste ano, "agradar" especialmente às crianças logo veio à minha cabeça! Mas o Desafio foi também pensar na decoração sem grandes investimentos (afinal, cada vez que resolvo mudar a decoração e vou à 25 de Março para comprar "alguns enfeitinhos a mais", quase vou à falência!! rs)

Desafio duplo, então: uma decoração voltada para as crianças, com baixo custo! E toca a descer todos os enfeites de natal do sótão para fazer o "inventário" e usar a criatividade, "repaginando" as decorações dos anos anteriores!!

Quando olhei meus enfeites, vi que havia uma enorme quantidade de bichinhos de pelúcia vestidos de natal! Perfeito para um visual infantil! Quando vi também os pirulitos brancos e vermelhos da decoração do ano passado (Natal Branco e Vermelho - clique aqui para ver), tive a ideia de "complementar" estes pirulitos com "enfeites comestíveis", com doces em saquinhos e pirulitos coloridos - verdadeiros!

A Chocolândia foi o lugar perfeito para a aquisição dos insumos para meus enfeites: sacos de marshmallows, balas de goma em formatos variados e uma caixa de pirulitos coloridos! O investimento foi baixo (cerca de 20,00 em marshmallows, 15,00 em balas de goma e 20,00 em pirulitos, além de saquinhos transparentes e fitas vermelhas de cetim (5,00). Consegui fazer quase 120 enfeites por R$ 60,00 (R$ 0,50 por enfeite), que deram o "toque" de guloseimas que eu esperava na árvore! E o melhor: as crianças vão adorar levar os enfeitinhos da árvore como "lembrancinha" da festa, além de me ajudarem e desmontar a árvore! rs


Além da árvore, ponto central da Decoração de Natal, montei também um presépio, para lembrar às crianças o real significado do Natal: o Nascimento de Jesus Cristo! Pode parecer óbvio, mas muitas crianças não relacionam mais o Natal à este acontecimento, e sim à distribuição de presente e à visita do Papai Noel!


Na mesa de centro da sala, coloquei a Coroa do Advento, com suas 4 velas, para serem acesas uma a cada domingo que antecede o natal... (os 4 domingos do Advento). Esta coroa também é cheia de significados: 
"As quatro velas indicam as quatro semanas do Tempo do Advento, as quatro fases da História da Salvação preparando a vinda do Salvador, os quatro pontos cardeais, a Cruz de Cristo, o Sol da salvação, que ilumina o mundo envolto em trevas. O ato de acender gradativamente as velas significa a progressiva aproximação do Nascimento de Jesus, a progressiva vitória da luz sobre as trevas". (veja mais informações no site: http://www.franciscanos.org.br/)


E, já que o Papai Noel é uma figura importantíssima para as crianças no Natal, montei também um "Cantinho do Papai Noel", com várias figuras representando o simpático velhinho!

Decoração de Natal - Pelúcias e Guloseimas

para a árvore (de 2 metros)
  • 40 bichinhos de pelúcia variados - pequenos
  • 5 bichos de pelúcia grandes
  • 10 bolas vermelhas de sisal
  • 12 maçãs vermelhas (artificiais)
  • 10 bolas de papel decorado
  • 20 estrelas natalinas de palha
  • 12 árvores de tecido, com cabo de canela (para perfumar o ambiente)
  • 20 pirulitos (falsos)
  • 10 doces de feltro
  • 30 pirulitos (verdadeiros)
  • 45 saquinhos de marshmallow
  • 45 saquinhos de balas de goma
  • 50 mini enfeites de madeira
  • 120 clips para prender os enfeites
  • 1 laço grande de veludo vermelho, para o topo da árvore
  • 1 anjinho de tecido para o topo
  • luzes pisca-pisca (6 conjuntos de 100 lâmpadas)
para o Cantinho do Papai Noel
  • figuras sortidas de Papai Noel (cerâmica, vela, madeira...)
  • saquinhos de doces e pirulitos para decorar (os mesmos da árvore)
para o Presépio
  • figuras de presépio (as minhas são de cerâmica pintadas a mão)
  • pedaço de tecido rústico para a base do presépio
  • palha para decorar
para a Mesa de Centro
  • objetos de cerâmica com motivos natalinos
  • Coroa do Advento, com 4 velas
Para fazer os saquinhos de guloseimas, utilize saquinhos transparentes pequenos (10 x 14 cm) e coloque cerca de 4 a 5 marshmallows (dependendo do tamanho), fechando com a fita vermelha (laço). Para o saquinho com balas de goma, coloque balas sortidas (ursinhos, minhocas, frutas) e feche com o laço de fita vermelha. Para prender os enfeites (saquinhos e pirulitos), utilize clips, abrindo-os para formarem um pequeno "gancho".

A decoração de Natal 2013 - Pelúcias e Guloseimas, by Desafios Gastronômicos!
Espero que vocês também se inspirem a caprichar na Decoração de Natal! Dá trabalho, mas ver a carinha das crianças de olhos arregalados, extasiadas com a magia do Natal... Não tem preço... Bom Natal a todos!