segunda-feira, 13 de maio de 2013

DESAFIO: Estrear os lindos potinhos que ganhei do Cream Cheese Philadelfia!

Quando o pacote chegou pelo correio, fiquei surpreendida com o bom gosto do presente: eram 4 lindos potinhos de cerâmica com tampa e um material publicitário do Cream Cheese Philadelfia! Como vocês podem perceber, ser Blogueira de Gastronomia tem lá suas vantagens!!

E, como tudo por aqui vira "desafio", lá fui eu estrear os meus novos potinhos com uma receita utilizando (claro!! rs) o Cream Cheese Philadelphia.

Em um jantar de domingo, preparei uma receita ótima que já havia testado em outra ocasião (no Jantar com Decoração Dourada): o Vol-Au-Vent de Alho Poró com Cream Cheese! Da outra vez, acrescentei bacon frito... Desta vez, fiz sem o bacon, para "valorizar" os sabores suaves do alho poró e do cream cheese!

O presente do Cream Cheese Philadelphia

Só que, desta vez, em mesma montei os Vol-Au-Vents com a massa folhada (na outra ocasião, eu havia comprado os vol-au-vents já montados, prontos para assar). E foi bem divertido! Fiz 6 vol-au-vents grandes (com cortador de 6 cm de diâmetro) e 6 vol-au-vents "mini", aproveitando o interior dos grandes!!! Lavoisier total!!

Os Vol-Au-Vent depois de assados
O recheio é super fácil de fazer: corte um alho poró cortado em fatias finas e refogue no azeite. Desligue o fogo e acrescente umas 2 colheres de sopa de Cream Cheese e 3 colheres de sopa de creme de leite, sal e pimenta moídos na hora! E está prontinho para rechear os Vol-Au-Vents já assados!

A "inovação", além de servir os vol-au-vents nos potinhos de cerâmica, foi o "empilhamento" do pequeno sobre o grande e o queijo parmesão ralado para gratinar! Ficou bem criativo!! E os potinhos foram direto ao forno!



Para ver a receita completa e com mais detalhes, clique aqui!

E, como todo "desafio" vira um delicioso momento com a família e com os amigos, este não foi diferente! Estrear os potinhos foi só o pretexto para preparar um lindo jantar, com uma mesa bem charmosa, servir um bom vinho e jogar conversa fora... Tem coisa melhor nesta vida??



DESAFIO: Preparar um Pão de Forma Integral para um café da manhã saudável!

Pão de Forma Integral 
Mais uma receita deliciosa de pão, criação totalmente minha!!! É um pão perfeito para o café da manhã, feito com farinha de trigo integral, linhaça, aveia, assado na forma de pão!! Esta receita é versátil e você pode variar as farinhas e os grãos como preferir, colocando sempre 200 gramas de farinha normal (para garantir uma maior leveza ao pão) e complementando com as farinhas integrais e grãos, até completar 500 gramas... A manteiga também pode ser substituída por azeite ou óleo vegetal... Se preferir um pão mais "seco", não use nenhum tipo de gordura... O formato do pão também vai depender da sua criatividade, pois a massa é consistente e pode ser totalmente moldada!

Aqui em casa, o pão foi sucesso total, cortado em fatias finas e aquecido no forninho elétrico antes de servir! A casquinha é crocante e o interior é bem macio, além de ser rico em fibras, o que é excelente para a saúde!

Agora, é só você usar a sua criatividade e colocar a "mão na massa"!!! A receita a seguir rende 1 pão grande, com cerca de 800 gramas!

Pão de Forma Integral


  • 200 gr de farinha de trigo
  • 150 gr de farinha de trigo integral
  • 50 gr de semolina
  • 50 gr de linhaça (dourada ou marrom)
  • 50 gr de aveia em flocos grandes
  • 15 gr de mel
  • 10 gr de fermento biológico (fermix) ou 30 gr do fermento fresco (2 tabletes)
  • 300 ml de água morna
  • 10 gr de sal
  • 1 colher de sopa de manteiga ou margarina derretida

Dissolva o fermento e o mel em metade da água morna. Deixe descansar um pouco. Coloque as farinhas, semolina, linhaça, aveia e sal em uma bancada e faça um buraco no meio. Coloque o líquido com o fermento e comece a misturar com as farinhas. Aos poucos, vá juntando o restante da água morna e misturando bem. Junte a manteiga derretida e continue sovando por 5 minutos, até a massa ficar bem homogênea. Molde uma bola, faça cortes na sua superfície, polvilhe com semolina e cubra com um filme plástico. Coloque a massa em um lugar bem protegido (dentro do forno desligado, por exemplo).

Após 1 hora, ou até a massa dobrar de volume, sove-a novamente. Unte com óleo uma forma de pão e ajeite a massa dentro dela. Polvilhe com aveia, cubra a massa e deixe crescer por mais 45 minutos em local protegido.

Aqueça o forno a 180 graus e asse o pão por 20 - 30 minutos, até a superfície começar a dourar. Retire do forno, deixe esfriar uns 10 minutos, desenforme e deixe esfriar totalmente sobre uma grade.

E Bon Appetit!!



Pão de Forma Integral