segunda-feira, 22 de abril de 2013

DESAFIO: Decorar a casa para um jantar de Outono com toque chileno!!

 Como decorar a mesa para um jantar onde eu iria servir uma saborosa Paleta de Cordeiro? Assim começou este desafio... E, para completar, os convidados eram um casal de amigos com seus dois filhos pequenos, que viriam em casa pela primeira vez! Eu precisa caprichar (e impressionar!! rs).

Primeiro, pensei em uma decoração que lembrasse um pub inglês (para homenagear o Jamie Oliver, que inspirou a receita da paleta de cordeiro...), mas eu não tinha objetos em estilo londrino para compor a decoração (fica prá próxima esta ideia do pub... rs). Foi aí que lembrei dos lugares onde havia comido cordeiros muito bem preparados: Patagônia e Deserto do Atacama, ambos no Chile... Foi este o caminho para a ideia da decoração, que também homenagearia a linda estação em que estamos, o Outono... Livros das viagens, flores e folhas secas, cores quentes (tons de amarelo, terra, laranja...), objetos trazidos das viagens e velas para esquentar a noite fria... Também decidi montar a mesa na parte externa da casa, mas com dois cuidados importantes: primeiro, montar uma mesa dentro de casa para as crianças e, segundo, avisar as visitas para virem beeeem agasalhadas, pois está ficando bem frio à noite!!

Quando imaginei a decoração "outonal", o maior desafio foi encontrar as flores e folhas secas! Eu não tinha ideia onde poderia comprá-las aqui por perto... O único lugar que me vinha à cabeça era a Rua 25 de março, mas não havia tempo de ir até lá!! Foi aí que me lembrei de uma loja nova, na Vereador José Diniz (ao lado da Pizzaria Santa Marcelina), que vendia tudo para "essências"... E, onde há essências, há flores e folhas secas, para fazer "patchouli", não é mesmo?? Eu não tinha tanta certeza assim, rs, mas arrisquei a ir até lá! E eu estava certa! Fiz a "festa" e comprei vários tipos de folhas secas, trigo seco, cascas de árvore, flores secas...

O cardápio foi definido e preparado em conjunto com nossos convidados! Eles trouxeram a entrada e a sobremesa, além do vinho para acompanhar a estrela da noite fria, a Paleta! É só clicar nos nomes dos pratos para acessar as receitas:

O Cardápio e a Harmonização

Decoração de Outono

  • flores e folhas secas
  • palha seca
  • vasos temáticos (de cerâmica, com desenhos)
  • velas em tons alaranjados
  • jogos americanos em tons de terra
  • pratos de sobremesa na cor bege
  • pratos rasos na cor bege
  • guardanapos de tecido
  • pregadores de roupa de madeira com nomes dos convidados escritos com canetinha marrom
  • maçãs verdes (artificiais ou naturais)
  • bandeja de vime para o arranjo de velas
  • travessa grande de bambu (ou outro material rústico) para o arranjo de maçãs verdes
  • livros de viagem
  • almofadas em cores quentes
  • mantas
Monte 4 arranjos diferentes: um com a bandeja de vime, velas e folhas secas diversas, outro com a travessa grande com maçãs verdes e folhas secas, outro com os vasos temáticos com flores secas e, por último, o outro composto de livros de viagem:

Depois, monte a mesa, com os jogos americanos em tons de terra, pratos de sobremesa e rasos, decorados com guardanapo de pano, decorados com folhas e flores secas, presos por um delicado prendedor de roupa de madeira, com o nome de cada convidado escrito em canetinha (fica parecendo pirógrafo, mas não é!! rs)

Eu tive algumas dúvidas sobre a melhor louça para usar... Primeiro, tentei um jogo verde escuro bem interessante, mas o tom de verde não me agradou com o restante da decoração... O verde ficou azulado!! Aí, apelei para o tradicional branco, mas a louça "quadrada" não tinha o "conforto" que a decoração pedia... Era contemporâneo demais!!!

Para desespero da minha ajudante, que não tem mais lugar para guardar tanta louça, copo e travessa, acabei comprando um jogo novo na Camicado, perfeito para o que eu queria:

E assim ficou a mesa depois de montada:


E como havia convidados "mirins", eles ganharam uma mesa só para eles, com decoração mais "alegre", como criança gosta (mas sem deixar de ter alguns toques da decoração dos adultos, como o pregador com o nome - em letra de forma, para facilitar a leitura deles! rs). A diversão ficou por conta do lugar colocado para o meu filho Erik, de 16 anos... Que dúvida: mesa dos adultos ou mesa das crianças?? Na dúvida, para uma mãe, seu filho é sempre um bebê... então, mesa das crianças, com direito até ao pirulito de enfeite! kkkk Mas ele se vingou... arrumou uma festa (de adolescentes!!) e não jantou conosco!! rs

Quando escureceu e estava próximo do horário dos convidados chegarem, acendi todas as velas... E eram muitas!! O tom alaranjado deu o efeito "quente" e reconfortante que eu tanto esperava:

Quando os convidados chegaram, estava tudo pronto para recebê-los!



Este foi, certamente, um dos jantares mais aconchegantes e deliciosos que tivemos... Bom papo, boa comida, boa bebida, um friozinho na medida certa... E uma notícia maravilhosa: era aniversário de 11 anos de casados dos nossos queridos amigos! Que privilégio poder compartilhar e comemorar com eles este lindo momento!! E olhem os corações que minha amiga fez na Mousse de Chocolate Belga para surpreender o marido! Lindo!!


E as crianças? Também se divertiram e comeram super bem uma Massinha na Manteiga que fiz para elas... E quando o mais novo, de 3 anos, foi ao banheiro com a mãe, ela o alertou: Filho, cuidado com as velas que estão no banheiro... E ele respondeu... Mas tem vela em todo lugar!! kkkkk Adoro a sinceridade infantil... Mas fiquei pensando... Será que eu exagerei nas velas???

Beijos a todos e até o próximo desafio!!!