domingo, 21 de abril de 2013

DESAFIO: Provar duas receitas com Cordeiro na mesma semana!!

Faz tempo que estou com vontade de fazer cordeiro em casa! Mas, estava esperando esfriar um pouco para testar algumas receitas!! E, finalmente, o Outono chegou e, junto com esta charmosa e fresca estação, a oportunidade de provar esta carne que é uma iguaria gourmet!

Para ser sincera, eu já tive minhas restrições com a carne de cordeiro, talvez um preconceito sem base ou por falta de vivência gastronômica! E foi exatamente a tal "vivência gastronômica" que me fez mudar de opinião! Em viagens pela América do Sul (Patagônia, Atacama, Buenos Aires...) acabei me deparando com esta carne forte, cheia de personalidade e sabor! E, principalmente, muito bem preparada, com os temperos corretos, que amenizam um eventual sabor de carne de "caça" que não me apetece muito... Além das viagens (sempre ricas em experiências gastronômicas), em um curso no Atelier Gourmand, aprendi a preparar um Lombo de Cordeiro Oriental com Molho de Hortelã, acompanhado de Galette de Batatas e Maçã Verde, mas não havia reproduzido a receita em casa! Outra experiência prazeirosa com a carne de cordeiro foi um Carré servido a bordo do Black Swan, por nossos amigos Milton e Antônio, acompanhado de maçãs grelhadas e Mousseline de Mandioquinha... Hummm! Dá água na boca só de lembrar!!


Mas a carne de cordeiro não é comum na mesa do brasileiro e, portanto, não nos deparamos com ela nos supermercados com freqüência... Talvez por isso eu tenha demorado tanto para encarar este "desafio"! Até que fui ao Mercadão de Santo Amaro e me deparei com um freezer vertical com porta transparente, cheio de carne de cordeiro... Hamburguer de cordeiro, Kafta de cordeiro, carré de cordeiro, pernil de cordeiro, paleta de cordeiro!! Não resisti e acabei comprando uma pequena bandeja com 6 pedaços de carré, perfeito para um jantar a dois e uma paleta (ou perna) de cordeiro de dois quilos (peça congelada, da marca Seara), perfeita para um jantar entre amigos!!

Primeiro, preparei o Carré, para um jantar romântico com meu maridão! Escolhi a receita que havia feito no Atelier Gourmand, com tempero oriental, molho de hortelã e a Galette de Batata de maçã verde (clique aqui para acessar a receita do Carré, substituindo o Lombo de Cordeiro pelo Carré e clique aqui para a Galette de Batatas). E fiquei surpreendida com a facilidade no preparo do carré e com o resultado final... Espetacular!! Muito fácil de preparar (é só temperar a carne com os temperos) e grelhar por 2 minutos de cada lado!! Só faria algumas alterações na Galette de Batata (deixaria mais tempo no forno, dentro do papelote e substituiria a maçã verde, muito ácida e pouco doce, por uma maçã gala ou fuji...) e, da próxima vez, compraria mais uma bandeja... Só três pedaços de carré para o meu marido, não foi suficiente! Ele ficou me olhando com cara de "continuo-com-fome" kkkkk!

Carré de Cordeiro Oriental com Molho de Hortelã e Galette de Batatas e Maçã Verde
Fiquei tão empolgada com o resultado, que decidi fazer no final de semana seguinte, a paleta de cordeiro. Chamei um casal de amigos e montamos um delicioso evento a 4 mãos! Minha amiga faria as entradinhas e a sobremesa, e eu faria o prato principal e o acompanhamento! Tudo regado a muito vinho (harmonizado, é claro!!)

A pesquisa por uma boa receita não demorou nem exigiu muito esforço: logo encontrei várias receitas de cordeiro no livro "O Chef sem Mistérios", do Jamie Oliver, um dos gurus do tipo de cozinha que eu mais gosto: a "Comfort Food" ou, traduzindo, "Comida Reconfortante"!

Escolhi uma receita que levava Panchetta (substituída sem prejuízos pelo bacon), Limão Siciliano, Sálvia e Alecrim frescos! Descongelei a paleta na geladeira por 24 horas e, no dia anterior, resolvi assar a paleta (pois o dia do evento seria agitado, com a visita da minha afilhada Paula). Fiz exatamente como mandava a receita do Jamie Oliver. Optei por deixá-la "ao ponto para bem passada" ficando 1h e meia no forno. Também coloquei um papel alumínio na primeira hora, para garantir um cozimento mais lento e sem ressecar a carne. Depois que estava assada, reservei o molho da assadeira e, no dia seguinte, retirei toda a gordura e preparei um molho engrossado com maisena, que finalizou lindamente o prato, que só foi esquentado no forno por uns 30 minutos (com papel alumínio novamente).

A Galette de Batatas foi refeita com algumas modificações: a versão individual, com papelotes, virou uma versão "coletiva", a maçã verde foi substituída por maçã gala e, para terminar, o queijo parmesão para gratinar teve que ser substituído (por estar fedido demais) por uma ricota defumada, que ficou crocante e perfeita depois de ir ao forno. Também o tempo de forno foi alterado para 1 hora, para garantir que as batatas estivessem bem cozidas! As receita abaixo são para quatro pessoas!

Paleta de Cordeiro a Jamie Oliver


  • 1 paleta de cordeiro de 2 quilos aproximadamente
  • suco de 1 limão siciliano
  • 1 maço de sálvia
  • galhos de alecrim
  • 1 dente de alho
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 5 fatias grossas de bacon
  • 1 colher de sobremesa de maisena

Aqueça o forno a 230 graus. Coloque a assadeira (vazia) para aquecer no forno.

Prepare o tempero: usando um pilão, esmague o dente de alho com azeite e metade das folhas de salvia, formando uma pasta. Pique o restante da sálvia e o alecrim e misture à pasta, juntamente com o suco de limão. Acrescente sal e pimenta a gosto.

Faça cortes longitudinais com uns 2 cm de profundidade e preencha com o tempero. Por último, coloque as fatias de bacon.

Retire a assadeira do forno, coloque a paleta e leve ao forno por 5 minutos, para selar a carne. Cubra com o papel alumínio e deixe assando por 1 hora.

Retire o papel alumínio e deixe no forno por mais 30 minutos, para dourar a carne. Retire o caldo do fundo da assadeira, coe e engrosse em fogo baixo, com a maisena, dissolvida previamente em água.


Antes de servir, aqueça a paleta no forno baixo e coloque o molho sobre a paleta. Sirva com a Galette de Batatas e Maçãs (ver receita abaixo).


Galette de Batatas e Maçãs (4 porções)


  • 4 batatas asterix
  • 4 maçãs fuji ou gala
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • alecrim fresco a gosto
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 50 gramas de ricota defumada

Cozinhe as batatas inteiras com casca por 20 minutos. Tire a casca e corte em fatias bem finas. Unte com manteiga uma forma refratária e monte uma camada de batatas. Tempere com sal e pimenta, folhas de alecrim e pedacinhos de manteiga. Cubra com fatias de maçã (com casca, sem sementes). Repita esta operação até terminar com uma camada de batatas. Por último, coloque a ricota defumada ralada e leve ao forno com papel alumínio por 45 minutos. Retire o papel alumínio e deixe gratinar por uns 15 a 20 minutos.

Galette de Batatas e Maçãs
A noite estava fria, a mesa lindamente decorada com motivos do outono, vinhos deliciosos, perfeitamente harmonizados com os pratos, quentes, saborosos e... reconfortantes!! Era exatamente o que eu queria! Bon Appetit!

Desafio: Testar o Aperitivo de Pão Sírio e Ervas!

Aperitivo de Pão Sírio e Ervas
Há receitas aqui no blog que são complicadas, cheias de etapas, tempo longo de preparação, muitos ingredientes! Ficam deliciosas, mas nem todo mundo se arrisca a prepará-las! Mas esta receita de Aperitivo de Pão Sírio e Ervas, além de super fácil, é rápida e faz o maior sucesso!! Acabou rapidinho, agradando crianças, teens e adultos!! Amigos, sem desculpa para não tentar fazer em casa, hein!! rs

Agradecimentos especiais à minha prima Miryan, que me enviou esta receita pelo Facebook, para ser testada aqui nos Desafios!! Prima, missão cumprida! Receita testada e aprovadíssima!

Adorei a etapa de cortar o pão sírio com a tesoura, para formar tiras! Parece tão óbvio e tão fácil, mas sabe eu nunca havia pensado nisso??

Outro ponto alto da receita são as ervas, frescas e secas, batidas no liquidificador com azeite e depois espalhadas sobre as fatias de pão! Eu fui até a minha "hortinha" de temperos, e fiz a festa: manjericão (normal e roxo), alecrim, tomilho, orégano, sálvia... E complementei com alguns temperos secos, como o estragão e a pimenta branca.

Depois, é só assar! E cuidado para não queimar tudo, porque fica pronto muito rápido!! Vejam a receita detalhada, suficiente para 4 a 6 porções:

Aperitivo de Pão Sírio com Ervas

  • 4 pães sírios médios
  • 1 xícara de azeite extra virgem
  • um maço de ervas frescas (manjericão, alecrim, tomilho, orégano, sálvia...)
  • ervas secas a gosto (orégano, estragão, salsinha...)
  • sal e pimenta branca moídos na hora
Aqueça o forno a 180 graus. Separe duas assadeiras grandes. Corte as fatias de pão sírio com a tesoura, em tiras de 2 cm. Separe as partes e disponha as fatias (voltadas com a parte interna do pão para cima) nas assadeiras.

Bata no liquidificador o azeite e todos os temperos. Distribua o tempero sobre as fatias de pão e, com o dedo, espalhe bem sobre todos os pedaços. 



Leve para assar até dourar (cerca de 6 minutos).


Deixe esfriar bem e acondicione em um pote hermético! Perfeito para acompanhar uma tábua de queijos ou mesmo sozinho!! E Bon Appetit!!



Aperitivo de Pão Sírio e Ervas