domingo, 28 de abril de 2013

DESAFIO: Fazer o famoso Pão Australiano do Outback!

Pão Australiano a la Desafios Gastronômicos
Esta não é a primeira vez que eu encaro o desafio de preparar o Pão Australiano! De cor escura, sabor forte e adocicado, levemente amargo também, é um tipo de pão que ganhou notoriedade em São Paulo graças ao Restaurante Outback, onde é servido quente, com uma manteiga branca e aerada!

A primeira tentativa foi um fracasso, mas não por culpa da receita que encontrei na internet... A massa ficou grudenta, não cresceu nada...  Até cheguei a assar os pãezinhos, mas por pura teimosia... Ficaram parecendo umas pedrinhas escuras e redondinhas! rs... Depois de dar destino certo aos pãezinhos (O LIXO!!), e refletir sobre o fracasso, percebi o erro: a receita que eu segui era para máquina de pão, por isso misturava o fermento granulado diretamente na farinha, sem dissolvê-lo em água morna antes! kkkkkk

Depois de vários pães de sucesso, graças às receitas incríveis do Jamie Oliver (pão de cerveja, pão ciabatta, foccacia...), era hora de voltar a tentar fazer o tal Pão Australiano. A receita que acabei fazendo é um "mix" de várias receitas, seguindo a forma de preparo básica dos pães do Jamie Oliver. Embora algumas das receitas encontradas utilizassem corantes para dar o tom marrom escuro tão característico, optei por utilizar ingredientes que potencializassem a cor escura: melaço de cana, açúcar mascavo, cacau em pó...

Também utilizei farinha de trigo normal e integral (meio a meio), e não incluí a farinha de centeio (caso for incluí-la, substitua uma das xícaras da farinha integral pelo centeio). Outra "adaptação" foi o fubá para polvilhar... Como eu não tinha, usei um pouco de semolina fina mesmo, mas não é o ideal... Os pães ficaram ótimos, com textura macia e delicada. O rendimento também foi bom: 2 pães de cerca de 500gr cada um.

Pão Australiano do Outback

  • 2 xícaras (300gr) de farinha de trigo
  • 2 xícaras (300gr) de farinha de trigo integral
  • 2 colheres de sopa (25gr) de cacau em pó
  • 4 colheres de sopa (60gr) de açúcar mascavo
  • 1/4 de xícara (100gr) de melaço ou mel
  • 2 tabletes (30 gr) de fermento fresco ou 1 colher de sopa (rasa) de fermento biológico seco (10gr)
  • 1 1/2 colheres de sopa (30gr) de manteiga ou margarina derretida
  • 1 1/4 xícaras (300ml) de água morna
  • 1 pitada generosa de sal
  • fubá para polvilhar
  • manteiga aerada para acompanhar (200 gr de manteiga batida com 1/4 de água gelada)
Dissolva o fermento em pó em metade da água morna e o açúcar mascavo. Coloque todos os ingredientes secos (farinhas, cacau, sal) no centro de uma bancada ou no bowl da sua batedeira. Faça um buraco no meio e junte o líquido do fermento, a manteiga (ou margarina) e o melaço (ou mel). Comece a misturar para incorporar (no caso de utilizar batedeira, use aqui a pá de gancho, própria para massas). Enquanto sova, vá juntando o restante da água morna aos poucos, até a massa começar a ficar homogênea (sem grudar). Sove por 5 minutos.
 Coloque em uma travessa, cubra com filme plástico e deixe em lugar protegido e quente para crescer a massa por 1 hora. Sove novamente e modele os pães a seu gosto. Polvilhe com o fubá e faça cortes na diagonal com uma faca. Arrume os pães em uma assadeira grande e deixe crescer por mais 1 hora.

Aqueça o forno a 180 graus e asse os pães por uns 30 minutos. Deixe esfriar sobre uma grade.


Para fazer a manteiga cremosa: bater a manteiga na batedeira (1 tablete de 200 gr, em pedaços), juntar 1/4 de xícara de água gelada e bater até aerar.

Pão Australiano a la Desafios Gastronômicos



170 comentários:

  1. depois de pesquisar um montão de receitas, resolvi seguir a sua... a massa esta descansando agora...e tomara que dê certo!!
    obrigada pelo post!
    Vanessa

    ResponderExcluir
  2. Olá Vanessa! E aí, deu certo???? Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia fiz o pão australiano,ficou maravilhoso além da manteiga coloquei geléia caseira de laranja DIVINO !! Obrigada bjs

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Estou fazendo, já já eu falo se deu certo.

    ResponderExcluir
  4. Estou aguardando os resultados, pessoal!! rs

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bia!
    Conheci seu blog procurando a receita do pão australiano. Como nunca tinha feito pão na minha vida achei que não daria muito certo. Tirei agorinha pouco do forno (o cheirinho invadiu todo o apartamento) e não conseguimos nem esperar esfriar direito, atacamos assim mesmo... Ficou uma delícia!
    Obrigada pela receita e parabéns pelo blog maravilhoso.
    Beijões.
    Tati.

    ResponderExcluir
  6. Tati! Que legal que você gostou da receita!!! bjs e volte sempre!! Bia

    ResponderExcluir
  7. Oi Bia. Tbm achei seu blog procurando pela receita....o pão esta descansando pra ir ao forno...mal posso esperar...bjos

    ResponderExcluir
  8. Oi Cami! Cresceu bem? Ficou gostoso? Me conta depois, tá? Bia

    ResponderExcluir
  9. eu estou fazendo agora, o forno esta esquentando...em breve postarei no www.facebook/gastronomiasimples.com
    obrigado pela receita.

    ResponderExcluir
  10. Acabei de fazer e amei, ficou muito bom e muito parecido...

    ResponderExcluir
  11. Joy, que bom que deu certo!! E obrigada por vir aqui me contar! Volte sempre! rs Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  12. Já coloquei a página nos meus favoritos!!! Melhor receita de pão australiano da internet!!! Obrigado!!

    ResponderExcluir
  13. Olá Pires Matheus! Eu também fiquei feliz com o resultado, esta é uma das minhas receitas favoritas! E que bom que você gostou! Abraços, Bia

    ResponderExcluir
  14. Cristina.Oi Bia td bem? Ontem finalmente consegui fazer o pão, ficou uma delícia, adoramos! Além de agradecer ao seu blog,preciso que me dê uma dica: meu filho pediu se a próxima vez que eu fizer tentar fazer um pouco menos doce,será que coloquei as colheres de açúcar mto cheias? (Só hj comprei uma balançinha eletronica para me ajudar)ou posso diminuir o açucar? Um bj e desde já mto obrigada.

    ResponderExcluir
  15. Pode reduzir o açúcar sem problemas! Mas não muito, porque, senão, descaracteriza a receita! Bjs! Bia

    ResponderExcluir
  16. Gentem, ficou maravilhoso. Ainda não terminou de assar, mas já tirei uma fatia da pontinha do que estava mais próximo.......delícia! Cresceu bem e ficou muito saboroso. Muito obrigada pela receita, vou postar no meu Face um link pro seu blog!!

    ResponderExcluir
  17. Berenice! Que legal você vir contar aqui que deu certo!!! Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  18. Louca pra testar a receita.... algupem sabe se dá pra congelar a massa ouu o pão pronto?

    ResponderExcluir
  19. Carol, dá para congelar ele pronto, sim... Mas faça bolinhas menores (pães individuais), depois de assadas e frias, congele em uma bandeja e, depois de congelados, coloque em um saquinho... Assim vc pode ir descongelando aos poucos, em temperatura ambiente ou direto no forninho elétrico! Pão fresquinho todo dia!! rs

    ResponderExcluir
  20. Fiz o pão, ficou com uma textura maravilhosa, estou colocando no blog.
    Bom final de semama

    ResponderExcluir
  21. Olá, Teresa, que bom que deu tudo certo! E qual é o seu blog? Abraço, Bia

    ResponderExcluir
  22. Eu fiz pela primeira vez na última terça, e ficou maravilhoso. Como não fiz na batedeira, deixei o fermento agir com o açúcar e a metade da água morna por uns 15 minutos. Hoje fiz de novo! E também fiz a manteiga cremosa. Modéstia a parte, achei que ficou bem similar, ou até melhor, do que o do outback.

    ResponderExcluir
  23. Cristiane Pereira, que legal que são pão ficou melhor que o do Outback!! Parabéns! Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  24. Acho que so eu nao conseguir fazer. Ficou pesado e como se tivesse solado. Nao sei onde errei.

    ResponderExcluir
  25. Olá anônimo... Pena que não deu certo o seu pão... A primeira vez que tentei fazer também foi um fracasso... Será que o fermento não estava bom? Você sovou bastante?? Abraço, Bia

    ResponderExcluir
  26. Tentei o meu hoje... vamos ver amanhã se vai ser sucesso! :D

    ResponderExcluir
  27. Olá Bia, a parte que vc diz sovar é na mão ou apenas na batedeira? pois tb tenho uma kitchenaid igual a sua.
    obrigada.
    bjs
    guta

    ResponderExcluir
  28. Guta, eu normalmente deixo sovar na batedeira mas gosto de dar uma última "sovadinha" com as mãos! Acho que é para relaxar um pouco! rs

    ResponderExcluir
  29. Fiz hoje a sua receita, amei. Olha que sou um tanto apressadinha. e acabei não seguindo a ordem de entrada dos ingredientes e ainda assim ficou muito bom. Obrigada por compartilhar.

    Abraços Eliane

    ResponderExcluir
  30. Fiz hoje a sua receita, amei. Olha que sou um tanto apressadinha. e acabei não seguindo a ordem de entrada dos ingredientes e ainda assim ficou muito bom. Obrigada por compartilhar.

    Abraços Eliane

    ResponderExcluir
  31. Olá Eliane! Que bom que deu certo. E, para uma "apressadinha", fazer pão deve ser uma tortura, né?? rs

    ResponderExcluir
  32. olá quem não tiver batedeira pode fazer a mão?

    ResponderExcluir
  33. Claro!! O pão pode ser sovado na mão sim! É um ótimo exercício para os braços, por sinal! kkkk

    ResponderExcluir
  34. Poxa, eu tentei fazer hoje. Só que a massa não cresceu, e olha que ele ficou 3 horas descansando. O pão ficou massudo e meio duro também. O q ficou bom foi a manteiga,rsrs, um dia eu volto a fazer. (não sei oq deu errado)

    ResponderExcluir
  35. tá no forno gente e já exala um cheirinho maravilhoso

    ResponderExcluir
  36. As vezes a gente fica escrevendo nos coments.e nem sabe se alguem vai ler.Dia 29 de dezembro fui c.meu marido no Outback e estava lotado.Queria que ele experimentasse o páo e outras delícias.Vinte mesas na nossa frente e deixamos p.outro dia.Voltamos p.casa e qdo.chegamos nossa casa havia sido arrombada e muitos, muitos pertences furtados.a sensação é horrivel e nao desejo p.ninguém passar p.isso.Hoje vim procurar a receita p.fazer em casa o pão australiano.Achei aqui e vou tentar pq.nao temos coragem de sair e passar p.isso novamente.Obrigada p.receita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Glaucia... Sinto muito saber de tantos dissabores... A pior parte é o arrombamento de casa... Espero que você e seu marido tenham superado o ocorrido... E espero também que a receita do pão te traga alegrias, como já trouxe para mim e muitos dos leitores que deixaram comentários aqui! Boa sorte na tentativa e fique com Deus!

      Excluir
  37. Bia,
    Fiz esse pão e a manteiga e só posso dizer: perfeitos. Certamente vou fazer para os meus amigos. Agora vou testar a sua torta de maça. Ameeeiii seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana! Que legal que você gostou!! Boa sorte com a Torta de Maçã! E prove também a Pizza Hut que eu postei recentemente! É ótima!!! Bjs, Bia

      Excluir
  38. Olá! Estou fazendo pela segunda vez... da primeira os pães ficaram duros e massudos.

    Vamos ver se agora dá certo =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte, Fernanda! Estou torcendo!!!! rs

      Excluir
    2. Oi, Bia!

      Deu super certo, amei! Meu marido prefere que seja um pouquinho menos doce,então vou tentar diminuir o mel e colocar essência pra ver se fica legal.

      Obrigada pela receita! Adorei seu blog =D

      Excluir
  39. Vc é uma fofa!!!!!!! Obrigada pela receita! To indo agora no mercado comprar os ingredientes q falta e ir para cozinha! Amoooooooooooo depois te conto como ficou! Bjs

    ResponderExcluir
  40. Deu muito certo ficou maravilhosoooooo. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que deu tudo certo!! Mas não pare por aí! Tem um monte de receita legal no blog para vc testar também! Bjs, Bia

      Excluir
  41. Olá! Testei sua receita e o pão cresceu muuuuito, quase o triplo do tamanho! Acho que a quantidade de fermento foi meio exagerada... Você menciona 1 1/2 (45g), aqui o fermento fresco vem em tabletes com 15g e então como estava seguindo as medidas em gramas, coloquei 3 tabletes! Acho que foi demais, não? Obrigada pela receita, vou ver como vai ficar depois de assado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, você está certíssima! Tem um errinho (já corrigido!) na receita: 1 tablete e meio de fermento fresco equivalem a 22,5 gramas! Para arredondar, coloquei 2 tabletes (ou 30 gramas). Obrigada pelo comentário! Bjs, Bia

      Excluir
    2. fiz o pão adorei!e hoje vou fazer de novo!obrigada por compartilhar essa receita!bjus

      Excluir
  42. Obrigada!!! A receita ficou muito fiel e foi um sucesso, fiz com mel da primeira vez e estou testando agora com o melado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isadora, me conta depois, mas o melado deixa um sabor mais "amargo" e característico do Pão Australiano. Com mel, deve ficar mais suave no sabor e menos escuro na aparência! Bjs, Bia

      Excluir
  43. Deu certo!!!!
    Não deu tempo de esfriar; meus filhos devoraram o pão.
    Fiz conforme recomendado na receita.
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que boa notícia, Marcus!! E tem coisa mais gostosa que comer pão quentinho saído do forno? Se quiser agora outro desafio, tente fazer o Anadama Bread! É feito de milho e melaço, uma delícia! Abraços, Bia

      Excluir
  44. A receita a primeira vez que fiz com fermento biológico em pó não deu muito certo, a massa muito pesada e talvez o fermento fraco. Na segunda vez usei fermento biológico fresco comprado direto da padaria e aí ficou um espetáculo e cresceu bastante! Viciei na receita, de vez em quando eu simplesmente preciso repetí-la!

    ResponderExcluir
  45. Qual a quantidade da manteiga para ficar areada?

    ResponderExcluir
  46. Olá Bia, encontrei seu site buscando pelo pão australiano, diante de tantos depoimentos positivos vou arriscar, volto para contar o resultado, muito 10 o seu blog. Parabéns!!!
    Dirlene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dirlene! Boa sorte no desafio!! E me conte depois o resultado! Bjs, Bia

      Excluir
  47. Bia, boa noite!
    Acabei de postar a minha receita de Pão Australiano, que teve como inspiração a sua.
    Se quiser ver, acesse: http://farelascarpetta-mariagloriadamico.blogspot.com.br/2014/05/pao-australiano.html
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Maria Gloria!! Um beijo grande para você! E que muitas receitas inspiradoras venham!!

      Excluir
  48. Boa Noite, gostaria de saber se tem problema em fazer a receita na maquina de pão somente para amassar, já que não tenho muito força e a máquina é bem mais prático!!! Eloá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá! eu amassei na máquina e deu certo! vou tentar fazer o ciclo completo e te falo se deu certo!

      Excluir
    2. Eloá! Desculpe não ter te respondido! E que bom que deu certo! Eu, pessoalmente, adoro o processo "tradicional" de fazer pão, mas a máquina é bem mais prática!! rs

      Excluir
  49. Sua receita é perfeita...o pão ficou ótimo! Muito obrigada Fabiola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fabíola! É uma das minhas preferidas também!! Faço sempre e todo mundo adora!

      Excluir
  50. Oi! Obrigada pela receita! Ficou ótimo!
    Fiz na mão tb, pois não tinha batedeira. Mas não dissolvi o fermento na água porque ele era seco instantâneo e no pacote dizia para não dissolver na água, mas sim colocar na farinha direto.
    Da primeira vez eu não tinha farinha de trigo integral e achei que daria certo com farelo de trigo.. Não deu. Hehe Ficou duro e massudo. Mas agora da segunda vez fiz certinho e ficou uma delícia! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caroline, eu dissolvo o fermento seco também!! E dá super certo! Acho que mistura melhor na farinha e agiliza o processo de crescimento! Bjs, Bia

      Excluir
  51. Oi Bia!
    Só hoje fiz esse pão, quando postou a receita achei bem interessante. Substitui o cacau que não tinha, por chocolate em pó, imagino que a primeira opção fique melhor. Também diminuí a quantidade de açúcar mascavo, pois já tinha no chocolate. Quanto ao fermento, sempre que posso, diminuo e nesse caso usei um envelope de 10g de fermento seco instantâneo.
    Resultado: leve, macio e saboroso!

    Grata Bia querida,
    Tina.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Tina! Fiz também este final de semana e utilizei metade da quantidade de melaço e outra quantidade de mel... Achei que ficou melhor ainda do que quando utilizo só melaço!! Bjs! Bia

      Excluir
  52. Bia, boa tarde.
    Em todas as receitas que encontrei na internet a sua foi a unica sem farinha de centeio.
    saberia me explicar se faz diferença usar ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Igor, substitui a farinha de centeio por farinha integral porque não tinha na primeira vez que fiz a receita (rs), mas ficou tão macio e gostoso, que adotei esta receita! Se quiser, pode substituir e me contar como foi! Outros leitores já disseram que também fica bom! Abraços, Bia

      Excluir
  53. Bia, adorei a sua receita! Fiz o pão com melado e farinha de centeio,, que deixa o pão mais macio.Boa noite,Sandra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado, Sandra, eu sempre achei que a farinha de centeio era mais "pesada"... Que bom que deu certo! Bjs, Bia

      Excluir
  54. Fiz o pão e está com uma aparência ótima. Ficou com um perfume delicioso. Ainda não sei se está suficientemente cozido. A única coisa é que demorou muito pra crescer, quase 3 horas. Quando já não aguentava mais, aqueci o forno e coloquei ele lá dentro com a porta semi aberta pra ver se o calorzinho dava uma ajuda. Funcionou. Vamos ver como vai ficar o sabor.

    ResponderExcluir
  55. Ficou sensacional. Já fiz mais duas receitas. Mostrei para minhas amigas e todo mundo adorou. Agradeço a receita!

    ResponderExcluir
  56. Oie Bia, achei muito legal a sua aventura pelo pão australiano. Me chamou atenção você falar que o primeiro teste não deu certo porque a receita era para maquina de pão. E é justamente o que estou procurando: uma receita para usar com minha máquina de pão! Você se importa de me passar a receita da máquina de pão? Meu e-mail é liv.fernandes@ymail.com, assim mesmo com "y".
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  57. Olá Bia
    Há tempos eu queria fazer um pão australiano, escolhi a sua e ficou divina.
    Poste no meu blog com os devidos créditos. ok?
    http://www.melepimenta.com/2014/09/pao-australiano-do-outback.html

    Muito obrigada!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  58. Parabéns pelo seu blog! Fiz o pão e ficou muito bom! Agora não consigo me decidir pelo próximo desafio...muitas receitas maravilhosas! Obrigada!

    ResponderExcluir
  59. Oi Bia!! Vou fazer o pão agora, mas só tenho o famoso "nescau"!!...posso colocar no lugar do cacau em pó? Diminuo o açúcar mascavo pra compensar? Obrigada!!

    ResponderExcluir
  60. Ola, vc é ótima! parabéns pela forma e riqueza de informações... não tem como errar! Fiz o pão e na 3f e também a manteiga, ficou ótimo, hoje é 5f e estou fazendo mais 2 receitas rsrsrs. Obrigada por todos elogios que recebi! bjo Frô

    ResponderExcluir
  61. Fiz ontem esse pão e ficou muito bom! Meu cunhado até ficou impressionado, disse que não parecia ter sido feito em casa. Obrigada por compartilhar a receita! Bjs!

    ResponderExcluir
  62. Estou preparando agorinha essa delicia. Espero que fique bom pois é a primeira vez que faço pão. Bj

    ResponderExcluir
  63. Essa é a segunda receita que tento, ta no forno mas parece que nao deu certo :( fiz o processo certinho, nao sei oque errrei, ele nao cresceu

    ResponderExcluir
  64. Bom dia adorei sua receita de pão fiz rapidinho deu certinho o sabor ,aproveitei para servir ontem para meus convidados antes do jantar ,foi um sucesso ,lá vai mais uma copiar sua receita parabéns, agora vou fazer outras receitas tuas esses

    ResponderExcluir
  65. Experimentei fazer esse pão que eu adoro! Ficou uma delícia, porém devo ter feito algo errado. Por isso estou escrevendo para pedir ajuda.
    Segui todos os passos à risca, porém, depois de descansar a massa, ela ficou grudenta a ponto de eu não conseguir moldar nada. Apenas dividi a massa em duas partes e a coloquei na assadeira. Após o segundo período de descanso ela meio que se esborrachou na assadeira (rs)! Ficou um pão baixinho e redondo! O que será que fiz de errado?
    Mas o sabor ficou igualzinho àquele do famoso restaurante!

    ResponderExcluir
  66. Experimentei fazer esse pão que eu adoro! Ficou uma delícia, porém devo ter feito algo errado. Por isso estou escrevendo para pedir ajuda.
    Segui todos os passos à risca, porém, depois de descansar a massa, ela ficou grudenta a ponto de eu não conseguir moldar nada. Apenas dividi a massa em duas partes e a coloquei na assadeira. Após o segundo período de descanso ela meio que se esborrachou na assadeira (rs)! Ficou um pão baixinho e redondo! O que será que fiz de errado?
    Mas o sabor ficou igualzinho àquele do famoso restaurante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. puxa, faltou estrutura no seu pão... Ou seja, farinha!! rs. A massa costuma ficar bem firme e fácil de modelar... Mas fazer pão é assim mesmo... Tentativa e erro... Mas quando a gente acerta e pega o jeito... É uma alegria só!! rs... Bjs e boa sorte na proxima tentativa!!

      Excluir
  67. Funcionou perfeitamente, ficou muito bom.
    Acho que fica melhor usando 10g de fermento biológico ao invés de 30g.
    Muito obrigado pela receita. Está de parabéns!

    ResponderExcluir
  68. Oi Bia, queria dizer que segui sua receita à risca e foi um sucesso e olha que nunca tinha feito pão na vida, agradeço muito pois fez meu dia muito feliz, para quem gosta de cozinhar não existe felicidade maior do quando uma receita da certo e podemos oferecer para quem amamos. Por que eu digo sempre eu gosto da minha comida, mas o bom mesmo é poder ver as pessoas comendo com gosto o que preparamos com tanto carinho. Por isso mais uma vez meu muito obrigada. A próxima tentativa será o o pão de milho com melaço. Deixa eu perguntar uma coisa, vou para casa dos meus na semana que vem e gostaria muito de fazer por lá tbm, será que posso dobrar a receita ou seria mais adequado fazer duas separadas? Bjs Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla, fiquei muito feliz em saber que deu certo a receita!
      E quanto a dobrar a receita, eu prefiro fazer duas vezes, porque fica mais difícil sovar a massa quando é muito grande!!
      Um grande bj!

      Excluir
    2. Ok entendi, irei fazer duas receitas então. Muito obrigada. Bjs Carla

      Excluir
  69. Tentei outras duas receitas até chegar a sua, agora sim deu tudo certo. Ficou muito bom,

    ResponderExcluir
  70. Bia bom dia,
    fiz tres vezes essa receita e o problema é que o pão não assa direito fica meio solado. E olha que eu deixei assar o tempo todo em 180ºC. Ficou cascudo de tanto tempo que eu deixei no forno, mas o miolo mesmo assim não assou.
    Bjs
    Cláudia

    ResponderExcluir
  71. Fiz com apenas farinha de trigo integral, pensando q ficaria mais saudável.. Ficou mto duro e seco. Me arrependi ):

    Clara.

    ResponderExcluir
  72. Ficou incrível, macio e saboroso! Hoje to fazendo de novo, mas estou colocando fermento natural que fiz em casa. Vamos ver se da certo! obrigada pela receita deliciosa! bjo

    ResponderExcluir
  73. Como -quase- todos aqui, caí no seu blog por acidente,procurando a receita desse pão. Com uma receita tão simples e bem explicada é uma encurrala de comentários positivos, não deu outra, cá estou eu fazendo pão a essa hora!!!! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  74. Fiz substituindo o mascavo por demerara, era o que tinha, rs. Cheiro maravilhoso, gosto maravilhoso, só a textura que nao achei parecida... Vou tentar novamente! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mascavo ajuda a deixar ainda mais escurinho, mas o sabor não deve se alterar muito! Quanto a textura, já aconteceu comigo que ficasse um pouco mais "denso", quando não cresce o suficiente! Tente deixar crescer mais tempo! Bjs!

      Excluir
  75. Pode ser feito somente com farinha integral ou substituir a branca por farinha de linhaça ou de aveia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivana, tudo bem? O balanceamento entre a farinha integral e a farinha branca é importante para dar leveza ao pão e facilitar o seu crescimento. Somente com farinhas integrais ele ficará com uma textura mais pesada. Abraços!Bia

      Excluir
  76. Olá! Primeiro obrigado pela receita tão bem explicada. Acabei de fazê-la e acho que algo deu errado. A massa no inicio ficou um pouco grudenta, mesmo adicionando farinha para sovar. Mas ele cresceu bem. Quando assei, não sei se errei na temperatura do forno, mas tive a impressão que ele não ficou muito fofinho, e ficou com um gostinho meio azedinho/amargo (não sei bem descrever o gosto, algo como se a massa tivesse crua ou não tivesse fermentado o bastante). Vc detectou algo de errado no que te contei? Será que tem solução?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, usei farinha de centeio também! Na proporção que vc indicou...

      Excluir
    2. Olá Yahn! Vamos por partes: sobre a massa ficar grudenta, vá colocando a água aos poucos; às vezes não é necessário colocar os 300ml. Sobre não ficar muito fofinho, talvez tenha sido o centeio... Ele é mais pesado mesmo; tente fazer só com farinha normal e integral da próxima vez e dê mais tempo de crescimento nas 2 etapas (no mínimo 1 hora em cada uma). E quanto ao sabor, o azedinho vem do melaço; se não curtiu muito, substitua por mel! Um abraço, Bia

      Excluir
  77. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  78. Excelente a sua receita, fácil de seguir e deliciosa. Fiz e o meu pão ficou macio e supersaboroso, não ficou tão escuro, acho que porque devido à leitura dos comentários sobre a receita coloquei colheres bem rasas de açúcar para que não ficasse muito doce. Agradeço por compartilhar suas experiências. Até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cintia, que legal que gostou da receita! Da próxima vez, se quiser deixar mais escuro, coloque corante marrom (algumas gotinhas). Abraços!! Bia

      Excluir
  79. Olá!!!
    Fiz sua receita... segui a risca e deu errado. Fiz duas receitas... separadamente... mas coloquei as duas pra assar junto... porém a primeira quase não cresceu... a segunda cresceu bem.
    Mas demorou muito pra assar ... mais de uma hora... e as duas ficaram muito duras.
    Observação: esqueci o sal nas duas.
    Minha irmã falou q posso ter colocado muita farinha, porém eu coloquei exatamente a quantidade da receita, usei até uma balança. Mas eu acho q pode ter sido o forno, será q se ele não atingiu a temperatura correta tb pode ter contribuído pra isso???

    Gostaria de opiniões dos mais experts pois eu sou nova nisso, e pretendo fazer novamente, rsrs

    Grande abraço... parabéns pela receita, certeza q o erro foi meu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Dani! Mesmo com as medidas da receita, as condições podem alterar o resultado! O tipo de farinha, a quantidade de líquido, a temperatura do dia, a potência do forno... Para acertar o ponto, nunca coloque toda a água direto na farinha... Vá dosando até dar liga (fica macia e não gruda nas mãos). E quanto a ter ficado 1 hora no forno e ter ficado duro... É importante colocar o pão com o forno já quente na temperatura certa! Espero que dê certo da próxima vez! Bia

      Excluir
  80. To aqui pensando outra coisa... usei o fermento Fleishmann seco instantâneo... dissolvi ele antes... porém ele não ficou como na sua foto... ele não dissolveu na água.. ficou todo granuladinho... e olha q deixei um tempo lá, Será q foi isso tb? Tem algum macete pra dissolver? tem q bater ele na água, ou só misturar mesmo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só uso o fermento biológico seco (guardo sempre na geladeira). E costumo também dissolver antes (na água morna, com mel ou açúcar para "alimentar" os bichinhos... rs). Se você colocou água fria, mais difícil de dissolver. Será que foi isso??

      Excluir
  81. O fermento seco instantâneo tb tem q ser dissolvido? Meu pão não cresceu. Não dissolvi por ser instantâneo...
    Vc guarda o sachê na geladeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu prefiro dissolver o fermento seco, mesmo que a indicação da embalagem seja de colocar direto na massa... E sim, eu guardo o sachê na geladeira, sempre!! Espero que dê certo da próxima vez!! Bia

      Excluir
  82. Olá Bia! Tudo bem? Estou muito abençoada, na procura da receita de pão australiano encontro a sua de primeira com tantos comentários positivos. Claro que vou fazer!
    Poderia substituir o açúcar mascavo por mel?
    Obrigado por dividir seu conhecimento!Bjs

    ResponderExcluir
  83. Olá Bia! Tudo bem? Estou muito abençoada, na procura da receita de pão australiano encontro a sua de primeira com tantos comentários positivos. Claro que vou fazer!
    Poderia substituir o açúcar mascavo por mel?
    Obrigado por dividir seu conhecimento!Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Lucia! Obrigada você por deixar o comentário! Boa sorte nesta (e em outras) receitas! Bia

      Excluir
  84. Olá Bia (esse é o nome da minha filha também)! Essa receita dá pra fazer na máquina de pão? E eu já li que é melhor fazer com melaço (mel de engenho) do que com mel de abelha.
    Desde já, agradeço!

    ResponderExcluir
  85. Olá Farache! Parabéns pelo bom gosto para nomes! rs... E quanto a máquina de pão, não tenho nenhuma experiência com este equipamento... Desculpe não poder te ajudar. Mas se tentar fazer, me conta aqui depois se deu certo! Bj Bia

    ResponderExcluir
  86. fiz hoje, adorei e agradeço. Sandra Maravilhosa receita.

    ResponderExcluir
  87. Eu fiz e nao deu certo... Segui a risca e a massa não cresceu e depois q assou ficou embatumado tipo cru

    ResponderExcluir
  88. Fiquei triste li tantos comentários positivos que fiquei com vontade de fazer aí deu errado vou fazer uma outra vez outro dia pra ver se acerto pq é impossível q todo mundo acerte e eu não consiga kkk hj o tempo tá chuvoso e frio pode ser q a massa precisasse de mais tempo pra crescer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Carol, não desanime!! Já aconteceu comigo tb, por causa do tempo frio... Se for o caso, deixe crescer por umas 2 horas! Vai dar certo! Um abraço, Bia

      Excluir
    2. Dica para o pão crescer em dias frios: Ligar o forno vazio por 2 minutos, desligar, colocar o pão para crescer com o forno levemente quente, e repetir de 15 em 15 min. Até dar uma hora.

      Excluir
  89. Eu to fazendo....a massa é ótima mas a farinha "não pediu" toda agua...sobrou um tiquinho...vou assar e torcer pra ficar bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fez muito bem de controlar a água... Nem sempre vai tudo que está na receita!! Espero que fique bom! Abraços, Bia

      Excluir
  90. Os liquidos não foram suficientes nem pra agregarem o restante dos ingredientes. Medi td direitinho. mas...

    ResponderExcluir
  91. ola bia! Vou fazer sua receita hoje! Queria te perguntar o seguinte: mes passado comprei um pão australiano, e tinha um gosto forte parecido com vinho! Algumas receitas é posto vinho ou não! Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já comi pão de vinho, mas não era o tradicional "australiano"! O sabor deve ser do melaço e do chocolate amargo! Bjs

      Excluir
  92. Bia me tira uma dúvida, na embalagem do fermento seco biológico vem escrito para não mistura o fermento na água, diz o pão ficou bom, porém não cresceu, misturei o fermento seco na água, será que foi isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Conselhos Ciganos! Eu sempre misturo o fermento seco biológico na agua, que tem que estar morninha. Coloco também um pouco de açúcar ou mel para "ativar" o fermento e espero ele crescer por uns 5 minutos. Aí junto às farinhas. Não tem erro! Boa sorte!!

      Excluir
  93. Boa noite!

    Fiz a receita.
    Como aqui em São Paulo estava frio, eu deixei descansar os dois tempos de 1 hora, mas acredito que foi pouco, pois os pães cresceram, mas não tanto.
    O fato é que eles ficaram deliciosos, macios e bem saborosos.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  94. Fiz ontem!!! excelente, deu certíssimo, mas não de primeira. Na primeira hora não cresceu nadinha. Ai coloquei mais um pacote de fermento e água e sovei muito. Cresceu normalmente depois disso e ficou delicioso!

    ResponderExcluir
  95. Não entendi onde entra a manteiga aereada. obrigada

    ResponderExcluir
  96. Virou o pao favorito de casa! Obrigatorio ao menos uma vez por semana!

    ResponderExcluir
  97. Apesar de ter errado o ponto do forno e formado uma casquinha grossa no fundo, ficou super saboroso e leve... Amei a receita!

    ResponderExcluir
  98. Bom dia... fiz ontem e o meu não deu certo.... a massa ficou super pesada, não cresceu... depois de assado ficou muito duro. Ñ dissolvi o fermento seco, coloquei direto na massa... será q foi isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila, já aconteceu comigo e foi por ter misturado o fermento direto na massa. Da próxima vez, dissolva em água morna e acrescente o melaço para "estimular" o fermento!! Assim ele "acorda" e o pão cresce! Abraços!!

      Excluir
  99. Acabei de fazer a receita e coloquei a prova aqui com meu pessoal (superexigente)... totalmente aprovado... delicioso. PARABENS

    ResponderExcluir
  100. Fiz a receita há pouco, fiz a metade pois achei que seria muito (meu marido sempre reclama que sobra por muitos dias) ficou Ótimo! Estava atrasada então não deixei descansar muito RS, qdo meu marido chegou 23h15 apaguei o fogo,experimentei e ele comeu quase todo o restante, aprovadissimo... farei mais vezes, Obrigada!

    ResponderExcluir
  101. Fiz a receita, só que tive que acrescentar 60ml a mais de água, pois a massa estava muito dura.
    Fiz em forma de pão então ficou bem alto e lindo.
    O sabor então!!! Com certeza farei de novo. Obrigada por dividir a receita conosco.

    ResponderExcluir
  102. Oi Bia! Meu nome é Diana, depois de ver tantos comentários bons a respeito da receita do seu pão, me animei a tentar. Mas na verdade eu quero te desafiar. Rsrs
    Sim, um desafio para fazer aquele bolo de maça com castanhas da Casa dos Bolos. E aí, vai aceitar o desafio?

    ResponderExcluir
  103. Bom dia Bia!Meu nome é Maria.Hoje vou fazer o pão australiano,ansiosa ,torcendo pra dar certo!

    ResponderExcluir
  104. Boa tarde!
    Nas receitas que tenho visto na internet coloca-se farinha de centeio e na sua não vai. Há várias receitas para o pão australiano?

    ResponderExcluir
  105. Olá, ele não cresce como um pao tradicional mesmo? Está no forno agora, depois das duas horas de crescimento orientado na receita, msg não crescei como eu esperava. Vamos ver o sabor e maciez...

    ResponderExcluir
  106. Oi tudo bem amei tudo aqui mais este pulo do gato deste pãozinho vou fazer na segunda volto para te contar :)

    ResponderExcluir
  107. boa tarde, fiz ontem e ficou muito bom, dividi a massa em 4 pedaços menores, só achei que não cresceu muito, mas acho que é normal, pois ficou bem assado!!

    ResponderExcluir
  108. Boa noite!!
    Testando a receita agora... torcendo para dar tudo certo. Vou fazer para hambúrguer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou muito bom!! Ele não cresce como um pão normal... cresce um pouco menos.

      Excluir
  109. Olá Bia
    Fiz o pão e amei
    Ficou Maravilhoso, acho que deixei o Outback no chinelo em questão de pão rsrsrsrs
    Muuuuuito obgda por compartilhar essa receita tão espetacular e deliciosa

    ResponderExcluir
  110. Acabei de retirar o meus pães do forno!
    Ficaram ótimos, massa leve e fofinhos!
    Adorei!
    Obrigada por compartilhar a receita!!

    ResponderExcluir
  111. Ficou maravilhoso! O cheirinho, o sabor! De dar água na boca !! Parabéns pela receita !

    ResponderExcluir
  112. Entre 4 receitas, fiz a sua e ficou perfeita! Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  113. Boa tarde!! Posso substituir o cacau por chocolate em pó sem acúcar e caso não, excluí-lo da receita? Sua função é no sabor ou mais para coloração da massa? Acabei não encontrando e queria muito fazer...

    ResponderExcluir