sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

DESAFIO: Harmonizar queijos e frutas com um espumante démi sec!

Espumante Santa Carolina e Petiscos de Frutas e Queijos!
Tem programa mais gostoso que receber os amigos em casa para bater papo e comer uma comidinha gostosa?? Sem trânsito, sem filas em restaurantes, sem riscos de "arrastão", sem barulho, sem pressão para desocupar a mesa... E, como eu gosto de cozinhar, é juntar "a fome com a vontade de comer"! Literalmente!! rs

Aprendi com uma amiga, que já morou em Paris, que os franceses, quando recebem os amigos para jantar, abrem um champagne de "Boas Vindas", normalmente acompanhado de petiscos leves como frutas frescas e secas (para não atrapalhar a vontade de comer o jantar)! Bem diferente dos italianos, que servem "antipasti", praticamente um "pasti" completo!!! rs

Achei a ideia simples, delicada e charmosa! Em um jantar que fiz em casa, servimos um vinho espumante leve e adocicado de origem chilena, com uma ótima relação "custo benefício": o Santa Carolina Demi Sec.

Para acompanhar, queijos e frutas... A originalidade ficou por conta da forma de servir: ao invés de colocar os queijos e as frutas em uma tábua, montei delicados "espetinhos" combinando uma fruta e um pedaço de queijo, do tamanho certo para se colocar de uma só vez dentro da boca! A inspiração foi uma outra receita de petiscos que fiz no Almoço Vintage, no natal de 2011, os Petiscos no Palito!


Outro ponto fundamental foi a harmonização da frutas e dos queijos... Pensei em queijos mais macios, com sabor marcante, mas nada muito defumado, como um provolone, ou salgado demais como um peccorino ou parmesão. As frutas também deveriam ser doces e eventuamente ácidas (dependendo do tipo do queijo), para contrastar e reduzir o sabor forte do queijo no paladar.

Fiz, primeiro, uma relação "teórica" de possíveis combinações depois de algumas pesquisas na internet e em livros (veja aqui um artigo sobre harmonização de pratos e vinhos, interessante: Academia do Vinho):
  • Cereja com Gouda (já testado nos Petiscos Vintage)
  • Morango com Brie
  • Damasco seco com Brie
  • Pera com Gorgonzola
  • Uvas thompson com camembert
  • Kiwi com Gruyére
  • Damasco seco com Cream Cheese
  • Amoras com Queijo de Cabra
  • Pêssego em calda com Ementhal
Na minha primeira tentativa, fiz 2 combinações: Cereja com Gouda e Morangos com Brie.


Acabei me arrependendo da escolha quando vi o resultado final do prato... Ambas as frutas eram vermelhas!! Teria sido mais interessante se houvesse um contraste de cores... Como uma uva verde... Foi falta de pensar, gente... Além do visual, o morango, que estava muito ácido, acabou se desentendendo com o pobre brie, que estava macio e maduro, prontinho para ser consumido... Para "solucionar" a briga, coloquei 2 potinhos com geléias, uma de framboesa e outra de limão siciliano... 

Mas, se o "colorido" do prato deixou a desejar e o morango estava muito azedo, a opção de servir em formato de "espetinhos" foi excelente! Bastava pegar e colocar na boca! Sem sujeira, sem cair farelo, sem ter que equilibrar a torradinha no guardanapo para cortar o queijo ou passar a pastinha! No máximo, mergulhar o espetinho no potinho de geléia!

Em um outro evento que fiz em casa, gostei tanto da ideia dos petiscos de frutas e queijos que servi novamente como aperitivo do "drink de boas vindas". Só que, nesta segunda vez, "harmonizei" melhor as cores e os sabores: além da cereja, que dá o toque vermelho e combina muito bem com o gouda, um queijo mais forte e amarelo, coloquei também a uva thompson (verde) com o queijo brie e o damasco (amarelado) com o queijo camembert. Embora o preparo seja extremamente simples, o maior desafio aqui foi encontrar as combinações ideais de sabor e visual!! E ficou tudo perfeito! Bingo!!

Petiscos de Frutas e Queijos (para 4 a 6 pessoas)

  • 100 gr de cerejas em calda (sem cabo e sem caroço)
  • 150 gr de queijo gouda
  • 100 gr de uvas thompson (sem sementes)
  • 150 gr de queijo brie
  • 100 gr de damascos secos cortados ao meio
  • 150 gr de queijo camembert
  • palitinhos coloridos de plástico
  • uma tábua para servir
  • Vinho espumante gelado para acompanhar
Corte o gouda em quadradinhos (de 15 a 20 pedaços). Monte os espetinhos colocando primeiro a cereja e depois o queijo. Faça o mesmo com o brie e as uvas e com o camembert e os damascos. Arrume os espetinhos em uma tábua de madeira e sirva com um espumante ou vinho branco de sua preferência!

É isso aí!! Fácil, charmoso e delicioso! Se você testar outras combinações, não deixe de compartilhar conosco!! Bon Appetit!


5 comentários:

  1. Adorei suas dicas, vou fazer essa semana!!
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  2. muito show! Era exatamente o que estava procurando.
    salvou minha noite. Valeu!!!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo, que bom que foi útil!! Abraço, Bia

    ResponderExcluir