quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

DESAFIO: Testar as novas embalagens de Push Cake, o Bolinho de "Empurar"!!

Push Cakes Sensação
Além de muita atividade aqui na minha cozinha, o mundo virtual dos Desafios Gastronômicos também é muito agitado! Além do blog, com 60.000 acessos por mês e quase 200 seguidores, tem a página no Facebook com mais de 9.000 fãs, o Twitter @desafiosgastron com mais de 1.000 seguidores... Em todas estas mídias sociais, encontro muitas outras pessoas apaixonadas por gastronomia, quer seja como hobby (como eu), quer seja como profissão ou negócio.

Foi pela página do Facebook que conheci a Francine, dona da Loja Santo Antônio, especializada em produtos para confeitaria. Trocamos muitas mensagens e fiquei morrendo de vontade de ir visitá-la e conhecer a loja, mas ainda não consegui (qualquer dia destes apareço por aí, viu, Francine? rs).

Certo dia, recebi uma mensagem dela pedindo o meu endereço para me enviar umas amostras de uma novidade da loja: os Push Cakes! "Menina, o que é isso???" Ela explicou: são embalagens para montagem de um bolinho de "empurrar"! E me mandou um link do blog da loja, que me deixou interessadíssima em testar as embalagens!

A ideia é servir os Push Cakes como sobremesa para as crianças na Festa de Natal! Como toda a decoração da festa é vermelha e branca, pensei em camadas de bolo de chocolate (que as kids adoram), chantilly (a parte branca) e calda caseira de morangos (a parte vermelha)! Minha primeira ideia foi fazer os Push Cakes com massa de panettone, sorvete de creme e cerejas em calda, mas imaginei que o bolo de chocolate ia fazer mais sucesso entre as crianças!

Junto com o kit enviado pela Francine, vieram também as "hóstias", pequenos discos que servem como base de docinhos. Isso foi uma novidade para mim, pois só havia visto estas "hóstias" na missa! kkk Imaginei que deveriam ser usados como base para os Push Cakes, deixando-os totalmente "santificados" e sem grudar no fundo do pote!!! rs

E a combinação, maravilhosa, de bolo de chocolate, chantilly e calda de morango "pedaçuda" foi batizada por minha amiga e grande contribuidora de ideias para os Desafios, a Sofia, de... "Push Cakes Sensação"!! Perfeito!!

Push Cakes Sensação (16 unidades)

Para a massa

  • 100gr de manteiga amolecida (1/2 xícara)
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 gemas
  • 1 1/4 xícaras de farinha de trigo
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1/2 colher de bicarbonato de sódio
  • 1 xícara de leite morno
  • 2 claras em neve

Aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma retangular grande, com manteiga e farinha. Bata a manteiga e o açúcar até virar um creme. Acrescente as gemas (uma a uma) e bata bem. Peneire a farinha, o chocolate, o fermento e o bicarbonato. Acrescente metade das farinhas e metade do leite. Misture bem na batedeira. Acrescente o restante da farinha e do leite e bata bem. Em outra tigela, bata as claras em neve e incorpore à massa, mexendo suavemente. Leve ao forno por 15 a 20 minutos, até ficar assado. Deixe esfriar.

Para o chantilly

  • 250 ml de creme de leite fresco
  • 1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro
  • gotas de essência de baunilha

Bata o creme de leite bem gelado com o açúcar e as gotas de baunilha até engrossar. Reserve (na geladeira).

Para a calda de Morangos

  • 400gr de morangos cortados ao meio
  • 200gr de açúcar
  • gotas de limão

Coloque os ingredientes para cozinhar em fogo baixo. De tempos em tempos, retire a espuma que se forma na superfície com a ajuda de uma colher. Quando formar uma calda mais grossa, retire do fogo e deixe esfriar.


Para montar os push cakes

  • 16 embalagens de Push Cake
  • 16 hóstias
  • 8 morangos com o cabinho, cortados ao meio

Desenforme o bolo sobre uma folha de papel manteiga. Com a ajuda de uma embalagem de push cake, corte círculos do bolo (32 unidades).

Coloque o chantilly em um saco de confeitar grande, com bico grande de pitanga.

Disponha as embalagens em uma grade alta, de modo que o êmbolo fique no ar, para facilitar a montagem. Coloque uma hóstia no fundo de cada embalagem. Delicadamente, coloque um círculo de bolo. Preencha com o chantilly. Sobre o chantilly, coloque uma colher de sopa da calda de morango. Cubra com outro círculo de bolo, pressionando levemente. Coloque mais uma "flor" de chantilly e enfeite com a metade de morango fresco. Tampe e leve para a geladeira até a hora de servir.



E o mais legal: as embalagens podem ser reutilizadas, congeladas e esterelizadas!! É uma excelente (e prática) opção para festas infantis (e de adultos também!). E as formas de uso são infinitas! É só usar a imaginação e rechear com sorvete, balas, cookies, massa e recheios salgados! E Bon Appetit!