segunda-feira, 29 de outubro de 2012

DESAFIO: Presentear minha prima com um original Pão de Abóbora!!

Há um mês, comprei uma abóbora kabocha (pronuncia-se "kabôtchã") para fazer carne seca com abóbora... O tempo passou e nada de sair a tal carne seca... E a abóbora foi ficando lá na fruteira (incrível como dura! rs)... Até que eu resolvi dar um destino à pobre coitada: Pão de Abóbora, uma adaptação diferente do delicioso e macio Pão de Mandioca que já fiz aqui no blog.

A abóbora japonesa, ou kabocha, tem a casca bem escura e dura, dificílima de cortar. Por isso, resolvi cozinhá-la inteira, no microondas! É só embrulhar bem no papel filme e levar à potência alta por 15 minutos! E eu que falei super mal do microondas no post sobre o Brigadeirão!! rs

Depois de cozida, fica bem fácil de cortar, retirar as sementes e a casca. Para fazer 2 pães grandes são necessários 500gr de abóbora. Quando separei a quantidade necessária, adivinhem??? Ainda sobrou um monte de abóbora! Meu Deus, não basta o pão, vou ter que inventar mais coisas com esta abóbora!! Mas isso vai ser um outro (ou outros) post (s)!!! rs

Os pães ficaram tão bonitos que decidi embrulhar um deles para presente e levar para a casa de minha prima, onde iríamos almoçar no dia seguinte! Não é original levar um Pão de Abóbora no lugar de um vaso de flores??

Pão de Abóbora (2 pães grandes)


  • 1/2 kg de abóbora (kabocha) cozida, sem sementes e sem casca
  • 1 xícara de leite
  • 3 ovos
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 xícara de água morna
  • 10gr de fermento seco biológico
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 1 kg de farinha (ou mais, se necessário)
Bata a abóbora, o leite, os ovos e o sal no liquidificador. Misture a água morna, o fermento e o açúcar em uma vasilha pequena. Coloque a abóbora batida na batedeira (utilizando a pá de gancho), junte a mistura de fermento e bata para incorporar (se não tiver a batedeira, misture com uma colher). Vá juntando a farinha e mexendo sempre, até ficar uma massa um pouco pegajosa (se desejar uma massa que possa ser modelada, será necessário colocar farinha até desgrudar das mãos). Deixe descansar em local bem protegido por 1 hora ou até dobrar de volume. Coloque a massa em duas formas de pão e deixe crescer por mais 30 minutos. Aqueça o forno a 200 graus e asse os pães nesta temperatura por 10 minutos. Em seguida abaixe o fogo e asse por mais 30 minutos ou até ficar bem dourado na superfície.



Depois de desenformar e esfriar bem, coloque em um saco plástico transparente, embrulhe com um papel decorado para bolos e amarre tudo uma linda fita amarela! E seu Pão de Abóbora está vestido para presente!!! Diferente e inusitado!! Bon Appetit!