segunda-feira, 7 de maio de 2012

DESAFIO: Agradar meu filho doente com um Bolo Floresta Negra!

Bolo Floresta Negra (Schwartzwalder Kirschtorte)
Este desafio começou com meu filho doente em casa... Suspeita de mononucleose, coitado... Doía tudo: cabeça, garganta, pescoço, juntas... Estava "só o pó", com diz o Alê, meu marido... Aí, esta mãe atenciosa e preocupada, resolveu preparar a sobremesa preferida dele: Bolo Floresta Negra (ou, em alemão, Schwartzwalder Kirschtorte)!! Fazia anos que eu não preparava esta receita! Até porque é realmente um bolo de festa, cheio de cobertura e recheio, e que pede uma ocasião especial!

Falando um pouco da história, esta é  uma receita criada por um confeiteiro alemão que homenageia um lindo lugar na Alemanha: a Floresta Negra, na região de Stuttgart, que tem esta denominação por conta dos pinheiros muito antigos e altos, que dificultam a entrada da luz na floresta!  Segundo o artigo do Estadão, este é um dos doces mais tradicionais e difundidos mundialmente da culinária alemã. É uma deliciosa combinação de bolo de chocolate, com chantilly, cerejas em calda, kirsch e raspas de chocolate! Só esqueça de contar as calorias, caso contrário, você não vai querer nem provar um pedacinho!! rs

Não é difícil de fazer, e é uma forma interessante de transformar um simples bolo de chocolate em um super Bolo de Festa! Nesta versão, utilizei o chantilly profissional da Carte D´or que, embora diga na embalagem que é igual ao chantilly tradicional, deixou um gosto residual de gordura e pareceu artificial (também, olhem os ingredientes: Água, gordura vegetal, açúcar, leite em pó, sal, estabilizantes caseinato de sódio e fosfato de sódio, emulsificantes, polisorbato 60 e estearol 2 – lactil – lactato de sódio, espessantes goma guar e metil celulose e aromatizantes)... Só falta ter petróleo na composição! rs... A única vantagem é que é menos sensível que o chantilly feito de creme de leite, aguentando mais ficar fora da geladeira sem derreter todo ou azedar... Mesmo assim, continuarei fiel à receita tradicional, viva o Creme de Leite Fresco!

Também experimentei uma forma nova de fazer as raspas de chocolate, que deu super certo: Aqueça a barra grande de chocolate meio amargo no microondas por 15 segundos e, com a ajuda de um peeler (aqueles descascadores de casca de legumes), faça as raspas! Fica ótimo!!

Eu também não "caprichei" muito no licor para umedecer a massa e meu filho reclamou... Disse que deveria estar mais "molhadinho"... Mas isso vai do gosto de cada um... Se gostar de bebida no doce, capriche no Kirsch (licor de cerejas)!

Bolo Floresta Negra

Para a massa
  • 50 gr de margarina
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 gemas
  • 2 claras em neve
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1/2 xícara de leite
  • gotas de essência de baunilha
  • 1/2 colher de sopa de fermento em pó
Para o recheio
  • 500 ml de creme de leite fresco
  • 1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro
  • essência de baunilha a gosto
  • cerejas em calda picadas
  • 100 ml de kirsch (licor de cereja) ou a calda das cerejas
Para a cobertura
  • raspas de chocolate meio amargo
  • cerejas em calda inteiras
  • açúcar de confeiteiro para polvilhar (eu esqueci de colocar!! rs)

Aqueça o forno a 180 graus. Bata as claras em neve e reserve. Bata a margarina e o açúcar até virar um creme. Junte uma gema de cada vez e bata bem depois de cada adição. Peneire a farinha e o cacau em pó e vá adicionando à batedeira alternando com o leite. Junte a baunilha e o fermento, misturando bem. Por último, incorpore delicadamente as claras em neve. Coloque a massa em uma forma redonda (20 cm de diâmetro) untada com margarina e farinha. Asse por 30 minutos aproximadamente.



Enquanto o bolo assa, bata o chantilly com o açúcar e a baunilha, até ficar bem consistente e coloque na geladeira.



Faça as raspas de chocolate da seguinte forma: coloque um tablete grande (embalagem profissional) de chocolate meio amargo por 15 segundos no microondas. Com a ajuda de um peeler (instrumento para descascar legumes), vá fazendo raspas do chocolate. Acomode-as delicamente em uma travessa e leve para a geladeira até a hora de decorar o bolo.



Quando o bolo estiver frio, corte-o em 3 camadas. Na camada inferior, despeje metade do licor na massa e coloque 1/3 do chantilly e, por cima, um pouco de cereja picada.




Cubra com a segunda camada e repita o recheio (licor, chantilly e cerejas picadas). Coloque a camada superior e cubra com chantilly por cima e ao redor. Coloque as raspas de chocolate e decore com as cerejas. Deixe na geladeira até a hora de servir!



Bolo Floresta Negra

Não ficou um bolo de festa?? Só falta chamar o povo prá cantar Parabéns!!!!
Ah! E se quiser incrementar ainda mais, salpique açúcar de confeiteiro... Vai parecer que caiu neve na Floresta Negra! rs... Mas, como aqui no Brasil não tem neve, eu não coloquei o açúcar! (mentira: eu esqueci mesmo e só lembrei agora que estou vendo a foto!!! kkkkk)

Bolo Floresta Negra

Bón Appetit! Ou melhor, neste caso: Guten Appetit!