segunda-feira, 14 de maio de 2012

DESAFIO: Preparar a legítima Torta de Maçã americana, inspirada na Vovó Donalda!

Torta de Maçã da Vovó Donalda!!
Eu sou louca por tortas de maçã... Aqui no blog já postei inúmeras variações desta sobremesa: Crumble de Maçãs, Torta de Maçã da Ideli, Bolo Cuca de Maçã, além do Strudel de Maçã e a mais famosa de todas, a Tarte Tatin!

Mas, quando eu penso em Torta de Maçã, uma me vem imediatamente à cabeça e me dá água na boca na hora: a Torta de Maçã do Rascal! É simplesmente maravilhosa: bem alta, com bastante recheio, com uma massinha crocante e servida quentinha com uma bola de sorvete! Vale a pena comer só salada e se acabar nesta delícia! E dá para dividir tranquilamente, pois os pedaços são enormes!

A deliciosa Torta de Maçã do Rascal (foto do Rascal)
E lá fui eu procurar a Torta de Maçã do Rascal na internet e... pasmem! A receita é secreta!!! O Rascal, que tem site e blog, já respondeu inúmeras vezes aos seus fãs que podem pedir outras receitas, mas essa não!!

Mas, como eu sou teimosa, não desisti! E fui pesquisar a receita da mais famosa cozinheira de tortas: a Vovó Donalda!! Quem não se lembra, nos desenhos da Disney, do Pato Donald e os sobrinhos (Huguinho, Zezinho e Luizinho) doidos para comer as tortas recém saidas do forno? O Rascal que me perdoe, mas eu quero mesmo a receita da Torta da Vovó Donalda (tudo bem... é pura dor de cotovelo porque eles não divulgam a receita deles... kkkkk).

E onde encontrar a receita da Vovó Donalda? Simples: é só procurar pela tradicional e genuína torta de maçã americana!! Clique aqui para saber mais sobre esta personagem simpática! Em inglês, ela é conhecida por Elvira Coot ou Grandma Duck!!

Imaginei que fosse encontrar a receita em um site americano, mas me lembrei de um blog bem legal, o Cynara´s Place, com receitas típicas americanas já adaptadas aos nossos ingredientes e quantidades!

A receita é bem fácil de fazer, pois usa o processador para fazer a massa e o recheio é colocado cru com a massa para assar! Como eu queria uma torta beeeem alta, utilizei uma frigideira de 20 cm (da Bialetti, minha mais nova aquisição!) que pode ir ao forno! O maior trabalho é descascar e cortar as maçãs! O resto é bico! (não é, Vovó Donalda? Desculpem, mas não resisti ao trocadilho infeliz! kkkk)

Torta de Maçã da Vovó Donalda

Para a massa





  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 1/2 xícara de gordura hidrogenada
  • 3 colheres de sopa de margarina
  • 6 colheres de sopa de água gelada
Para o recheio
  • 5 maçãs descascadas e picadas
  • suco de 1 limão
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 xícara de açúcar
  • canela e noz moscada a gosto
 Para finalizar
  • 1 ovo batido
  • açúcar e canela para polvilhar (opcional)
Prepare a massa: coloque todos os ingredientes (menos a água) em um processador e, utilizando o "pulse" bata até virar uma farofa. Acrescente a água e bata por mais alguns segundos até dar liga. Divida em duas bolas iguais e leve à geladeira.



Aqueça o forno a 180 graus. Prepare o recheio: misture o suco de limão nos pedaços de maçã. Junte a farinha, o açúcar, a canela e a noz moscada às maçãs e misture bem. Reserve.

Em uma forma pequena (de cerca de 20 centímetros de diâmetro) espalhe uma das bolas de massa, cobrindo bem as laterais. Coloque o recheio (deixando-o bem alto no centro). Abra a outra bola com o rolo (não esqueça de enfarinhar bem a bancada, pois a massa é muito macia e vai grudar toda!) até formar um disco um pouco maior que a frigideira. Com cuidado, enrole a massa sobre o rolo e a coloque sobre a massa. Dê o acabamento nas laterais onde as duas porções de massa se encontram. Pincele com  o ovo batido e faça furos na massa para o vapor passar.

Leve ao forno por 20 minutos. Abaixe o forno e deixe assar por mais 20 minutos.


Quando estiver bem dourada e o recheio começar a borbulhar, retire e deixe esfriar um pouco. Sirva ainda morna! Fica deliciosa!

A Torta de Maçã da Vovó Donalda
Depois fiquei pensando... Se eu fosse uma personagem da Disney, acho que eu seria a Vovó Donalda mesmo! Só falta o coquinho, o cabelinho branco e os óculos na pontinha do nariz! O restante, que é gostar de cozinhar e de alimentar a família toda, eu já tenho! Bón Appetit!!


PS: Meu marido achou tanta graça na história da Vovó Donalda que quis me fotografar assim, usando os óculos que eram de sua avó... Virei a perfeita Vovó Donalda!!!!!





198 comentários:

  1. Você está (um pouco) mais bonita minha linda!!
    Obdo, a torta está maravilhosa! E as bufalo wings também!!!

    ResponderExcluir
  2. Mentira! Tá muito mais bonita que a vovó Donalda!!!

    ResponderExcluir
  3. Menina, ficou perfeita a sua torta da vovó Donald. Tô morrendo de vontade... beijos

    ResponderExcluir
  4. Maria Carambola, além de bonita e muito saborosa, foi bem facil de fazer! Isso é o melhor! rs beijos!

    ResponderExcluir
  5. Bia (Desafios Gastronomicos)27 de junho de 2012 às 18:01

    Querida anônima!! O marido é fofo mesmo... E é meu!! rs

    ResponderExcluir
  6. Caraca fiqeuii doida quando vi essa receitaa. hahha sempre quis comer.. desde quando via nos desenhos depois nos filmes... vou tentar e vê se da certoo
    bjus

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela receita, é muito simples e fácil de fazer, e realmente fica uma delícia!

    ResponderExcluir
  8. Bia (Desafios Gastronomicos)18 de julho de 2012 às 14:01

    Valeu, Vanessa! Que bom que gostou da receita!

    ResponderExcluir
  9. Nossa que receita incrivel, ótima e extremamente facíl, para eu que sou homem e gosto de aprender algo novo na cozinha este blog é pefeito.

    ResponderExcluir
  10. Bia (Desafios Gastronomicos)23 de julho de 2012 às 19:43

    Jiames, que bom que gostou! E bons desafios gastronômicos aí na sua cozinha!

    ResponderExcluir
  11. Menina que Blog legal, eu adoro aquela torta do Rascal, (segredinho deles) vou fazer a sua e depois te conto como ficou! Parabéns pelo Blog maravilhoso!

    ResponderExcluir
  12. Gildete, em pesquisas in loco (no Rascal, rs), descobri que eles não colocam limão e, no lugar da farinha de trigo, colocam um pouco de farinha de tapioca! E a massa é folhada (pode usar a Arosa, que fica legal!!!). Boa sorte! beijos, Bia

    ResponderExcluir
  13. Olá Bia,
    Para ser sincera busquei várias receitas de torta de maça na internet, e todas apresentavam algum item que para mim não tinha tanta concordância. Eu penso que para dar certo os detalhes tem que ser observados (tamanho da forma, temperatura do forno, quantidade especifica...), finalmente e para minha alegria achei sua receita - segui direitinho os ingredientes e no final das contas ficou super saborosa, ficou tão gostosa que já estou preparando outra fornada rs. Parabéns pela receita, aliás as receitas porque achei outras que já á vou testar :D bjs e sucesso.

    ResponderExcluir
  14. Catia, você não tem ideia como eu fico contente quando uma leitora testa uma receita e gosta!! E eu só fico sabendo quando há um comentário! Super obrigada por compartilhar sua experiência comigo!! Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Já vi que ou ficar presa no seu blog, sou a louca da torta de maçã!!!

    Você assou a torta na frigideira?
    Eu pensei nisso um tempo atrás mas desisti da ideia, agora vou tentar a geladeira está cheia de maçãs

    Bjos

    ResponderExcluir
  16. Sandra, utilizei uma frigideira da Bialetti com cabo que pode ir ao forno!! Não utilize uma frigideira normal, vai ser um desastre!! rs

    ResponderExcluir
  17. Galera nao esquece de usar a forma que desmonta de torta. e da pra fazer o memso recheio usando aquela massa de torta fria com bolaxa batida com mantega!!!! fica TOP

    xi minha mulher me pego aqui vendo a torta e ja invento otro desejo de gravidez la vou eu pra cozinha!!!

    ResponderExcluir
  18. Olá Guilherme! Nesta versão da torta de maçã, eu utilizei uma frigideira Bialetti que vai ao forno (e, depois, direto para a mesa!). Fica bem charmoso também!
    E espero que a gravidinha goste da torta! rs

    ResponderExcluir
  19. bia meus parabens sou como vc adoro desafiar meus dons culinarios e propus meu maior aos 20 anos de idade fazer uma perfeita torta de maçã americana

    como nao tinbha gordura hidrogenada usei apenas margarina e deu certo mas podia ter ficada melhor(sou muito critico comigo mesmo) mas o pessoal aprovou
    vou tentar agora substituindo a gordura hidrogenada por manteiga ver como fica se melhora ou nao
    vou levar essa para minha empresa onde trabalho adorei seu blog muito interessante e acaba me provocando meus problemas com a gramatica são bem ao contrario com o meu trabalho na cozinha hehe bjs e continues assim curiosa e atrevida para as artes culinarias

    ResponderExcluir
  20. Lucios, eu também sou perfeccionista! Te entendo perfeitamente! Depois me conta se com a gordura hidrogenada ficou melhor se comparado com a massa com margarina. Abraço, Bia

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Acabei de fazer a sua tarte, em vez de açúcar amarelo usei mascavado... (Não tinha amarelo!) Espero que resulte!

    Obrigada!

    Ana (de Portugal)

    ResponderExcluir
  22. Olá, Ana (de Portugal)! Me conte depois como ficou com o açúcar mascavo! Fiquei curiosa! Abraços, Bia (do Brasil) rs

    ResponderExcluir
  23. oi Bia, td bem? Estava olhando sua receita e parece realmente deliciosa... não tenho processador em casa =( vc acha que daria certo fazer na batedeira ou seria melhor misturar os ingredientes com as mãos mesmo?
    Outra coisa, já comi tortas assim com pêssegos também no recheio, acho que daria pra variar né? Obrigada.

    ResponderExcluir
  24. Olá! Para fazer a massa com as mãos, faça primeiro uma farofa com a manteiga (bem gelada), o açúcar e a farinha. Depois, junte água gelada e amasse até incorporar (não é para sovar). E quanto ao pêssego, vai ficar divino!! Bj, Bia

    ResponderExcluir
  25. Amei a sua receita, Bia. Descobri sua página hoje, e já me tornei fã. Acabo de adotar a receita da Vovó Donalda para participar de uma Noite de Talentos Culinários. LOL Torça por mim. Beijos, e sucesso com a pág! ;D

    ResponderExcluir
  26. Olá Nicollas! Boa sorte no concurso! Acho que vc tem grandes chances, pois esta Torta faz o maior sucesso! rs. Me conte depois o resultado, vou adorar saber! Bia

    ResponderExcluir
  27. Bia, muito obrigada pelas dicas, conheci seu site faz pouquíssimo tempo pesquisando como fazer qq torta de maçã. Resultado já fiz duas vezes aqui em casa e a turma adorou. Fiz tb o tomate confitado e ficou delicioso além de pratico.Adorei!

    ResponderExcluir
  28. AMOOO a culinaria americana , e queria testar uma receita nova quando achei seu blog, amei a torta ficou otima e o recheio pra mim foi um dos pontos altos! parabéns pelo seu blog , continue postando otimas receitas e fazendo a diferença em vidas como a minha que conzinhar não é uma obrigação e sim uma terapia! que deus abençoe você e sua familia e de muitas felicidades pois tenho certeza que você merece!
    beijos

    ResponderExcluir
  29. Que comentário simpático, Kimberly! Tudo de bom para você também!! Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  30. Eu acabei de fazer, ficou bonita e gostosa. Só uma coisa me incomodou: não sei porque, mas o recheio ficou muuuuito liquido. :-(

    ResponderExcluir
  31. Olá B.! Acredito que seu recheio tenha ficado líquido demais por causa do tipo de maçã que você usou, que deve ser mais "aguada", como a argentina (aquela bem grande e vermelha). Eu prefiro usar a fuji ou gala... E os americanos usam a verde, bem ácida! Será que foi isso?

    ResponderExcluir
  32. Olá Bia! Meu nome é Thamara e eu faço muitas receitas suas e também faço muitas que envento , então decidi fazer torta de maçã, queria saber se posso usar outra coisa sem ser gordura hidrogenada pois n achei aqui por perto beijos

    ResponderExcluir
  33. Olá Thamara! Pode usar margarina ou manteiga no lugar da gordura hidrogenada! Beijos e feliz natal!

    ResponderExcluir
  34. Vou tentar fazer essa torta para o Natal, só vou substituir a gordura trans e a margarina por manteiga, espero q dê certo. Sempre quis fazer essa torta, se ficar boa depois te conto ok? Bjs e Obg pela receita!

    ResponderExcluir
  35. Bia, eu achei essa sua receita num dia que tinha muita maçã na minha geladeira e me aapaixonei por ela! É perfeita!
    Todo mundo adorou e pediu mais...
    Por conta das festas, sobraram muitas frutas na minha geladeira e resolvi fazer uma torta de frutas vermelhas: usei cerejas e ameixas frescas, da mesma forma que as maçãs... Só não usei canela porque não sabia se combinava... Ficou divino e meu marido achou melhor que a de maçãs!
    Para a próxima usarei todas as "berrys" que houverem no supermercado..
    Beijos

    ResponderExcluir
  36. Fiquei fã! Vou comprar maças e amanha mesmo tento fazer! Essa torta deve ficar excelente também com frutas vermelhas ne? Depois faça uma visitinha ao meu blog, será um prazer!
    Forte abraço, fique com Deus e parabéns!

    ResponderExcluir
  37. Lucas, frutas vermelhas vão ficar deliciosas! Já pensou em cerejas frescas? Pena que é tão caro por aqui... Abraços, Bia

    ResponderExcluir
  38. Oi preciso de sua ajuda urgente meu nome é thamara , e a minha maSá ficou grudenta e quando boto num tabuleiro e arrrumo elá ela volta me responde pf

    ResponderExcluir
  39. Oi preciso de sua ajuda urgente meu nome é thamara , e a minha maSá ficou grudenta e quando boto num tabuleiro e arrrumo elá ela volta me responde pf

    ResponderExcluir
  40. Thamara, é só colocar um pouco mais de farinha até desgrudar! Bj, Bia

    ResponderExcluir
  41. Eu fiz hojeeeee!! Confesso que fiquei nervosa na hora de montar a torta, achei difícil...(mas pq que esqueci de seguir o jeito certinho que ta explicado aqui no blog!)
    Mas o resultado compensa todo o olé que levei da massa kkkkkkkkk
    Obrigada por compartilhar essa maravilha!! Amei!!
    Farei mais receitas do seu blog! Parabéns!! Queria te mostrar uma foto dela...

    ResponderExcluir
  42. Luciana! você não sabe como eu fico feliz quando alguém faz uma receita do blog e volta aqui para dizer como foi!! Ainda mais quando dá certo e a pessoa fica satisfeita!! rs! Adoraria receber a foto! manda pro meu email freitag.ab@gmail.com! Beijos!

    ResponderExcluir
  43. Eu que fico feliz viu!! Rs Feliz e engordando...kkkkkkkkkkk mas ta ótimo!!
    Mandei o email para vc!!

    ResponderExcluir
  44. Existe alguem ingrediente que substitua a gordura hidrogenada?

    ResponderExcluir
  45. Douglas, pode usar manteiga mesmo. Abraço, Bia

    ResponderExcluir
  46. Olá Vovó Donalda, hehehe!!

    Amei a receita e a tempos ando a procura para fazer a bendita torta de maçã dos desenhos animados, mas gostava que vc pudessse me indicar um substituição para a gordura hidrogenada, não moro no Brasil e aqui não se encontra no supermercado essa gordura...queria fazer para amanhã que é dia dos namorados aqui!!
    Obrigadaa

    ResponderExcluir
  47. Aiiiii desculpaaa, não li o comentário em cima...hehehe posso usar então manteiga mesmo??

    ResponderExcluir
  48. Pode usar manteiga sim, no lugar da gordura hidrogenada, Sophie! E espero que a receita, além de bonita e gostosa, seja afrodisíaca também! hehehehehe!

    ResponderExcluir
  49. bia,
    estava com algumas maças na geladeira sobrando, e resolvi procurar uma receita de torta de maça, quando deparei - me com a sua. Olha, ainda não a fiz, torça por mim! mas, tem uma parte da receita que eu não entendi..sou muito ruim na cozinha, rsrsrs...
    quando você escreve: '...com cuidado, enrole a massa sobre o rolo e a coloque sobre a massa...',
    esta sobre a massa, é sobre a massa do recheio? é para cobrir o recheio né?
    e tem a gordura hidrogenada que procurarei, mas pelos comentários já vi que pode ser substituída pela manteira ou pela margarina!
    ah! detalhe,
    tenho trigemeos, e eles NÃO comem maça, quem sabe, com esta torta, eles animam! depois lhe falo!
    bjs!
    Beth

    ResponderExcluir
  50. Beth, é isso mesmo. Uma parte da massa vc já colocou na parte de baixo e cobriu com as maçãs. A segunda parte da massa é delicada e, por isso, uso esta técnica de enrola-la delicadamente sobre um rolo de macarrão e desenrola-la sobre a torta! Espero que vc consiga fazer!
    E quanto aos trigêmeos, PARABÉNS! rs... Vc é uma heroína!! bjs, Bia

    ResponderExcluir
  51. Olá Bia! Eu sempre quis fazer torta de maçã (meu marido vive pedindo) mas nunca fiz por não encontrar a receita que eu julgasse boa. E a sua parece ser! Vou fazer com certeza e volto pra contar. Mas tenho 2 dúvidas: posso usar aquela forma com fundo removível? Outra coisa, eu tenho aquela batedeira planetária KitchenAid, e ela tem uma peça pra sovar massa (tipo um gancho). Posso usar? Adorei seu blog e já está nos meus favoritos. Um beijo!

    ResponderExcluir
  52. Oi Katyúscia! Sobre a forma com fundo removível, pode usar sim, mas o melhor é uma forma tipo "prato fundo", para dar o formato da torta! No Ráscal eles usam aquelas formas redondas descartáveis, sabe? Quanto a batedeira, o melhor é você fazer a massa na mão mesmo: esfarelar a manteiga, o açúcar e a farinha e depois juntar a água. Esta não é uma massa para ser sovada, pelo contrário, deve ser feita "rapidamente", para não derreter a manteiga! Espero ter ajudado! Bia

    ResponderExcluir
  53. Olá! Á algum tempo atrás procurei uma receita de torta de maçã e então achei seu blog. Adorei, simples e de fácil entendimento. Já fiz essa torta várias vezes e aqui em casa tds adoram, inclusive a preferência é qdo misturo a massa com as mãos, eles acham que fica mais gostosa do que misturar com processador. Hoje fiz o brownie com nozes...que delícia. Só tenho que te agradecer, Obrigada! Cris Gulman

    ResponderExcluir
  54. Olá Cris! Da próxima vez que preparar a torta, vou seguir sua dica e fazer com a mão!!! Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  55. Eu experimentei a sua receita de tarte maça da vovó Donalda e gostei bastante. Obrigada

    ResponderExcluir
  56. Linda, perfeita e parece bem apetitosa, como tudo que vc faz, com tanta dedicaçao!!!E essa eu tb quero desafiar, vou fazer.
    bjos

    ResponderExcluir
  57. Andrea, acabei de fazer esta torta novamente e a receita é ótima mesmo! Sucesso garantido! É um exemplo claríssimo da "comfort food", Comida confortável!!! bjs Bia

    ResponderExcluir
  58. A inventora dessa receita é um gênio!!! Fiz esse fim de semana e apenas troquei a maçã por banana e posso dizer que foi provavelmente a torta mais gostosa que já comi em minha vida!!
    Receita aprovadíssima!!! Com louvor!!

    ResponderExcluir
  59. Fiz esta semana uma versão "mini" da receita! Ficou lindinha!!!!

    ResponderExcluir
  60. Eu vejo tantos elogios, mas ao final seguindo toda a receita, não cheguei a um final feliz, " ESSA TORTA É UMA DELÍCIA ".
    Senti falta de uma pitada de sal na massa, talvez porque usei somente manteiga.
    A maçã ficou um pouco crua, não gostei, acho que na próxima vou dar uma apurada na boca do fogão.
    Não é a torta que eu estava esperando. Desde pequeno sempre desejei comer aquela torta que via nos desenho animado da Vovó Donald.

    ResponderExcluir
  61. Olá Gabardo! Eu já fiz a torta várias vezes e fica boa mesmo! Eu nunca precisei cozinhar a maçã antes do fogão... Qual foi o tipo de maçã que você usou? A massa ficou crocante? Vamos investigar!! Abraços, Bia

    ResponderExcluir
  62. Olá Bia!
    Respondendo suas perguntas:
    -Usei maçã vermelha Fugi Nacional
    -A massa não ficou crocante
    -Devido a grande quantidade líquido que saiu da maçã ao assar, a massa do fundo ficou, pesada como de nhoque.
    Após seguir o tempo sugerido, cortei um pedaço ai verifiquei que as maçãs não estavam bem cozidas, deixando após tudo isso mais 30 minutos. Foi o tempo necessário para deixa-las no ponto, mas nesse ponto a massa tinha ficado mais seca ainda. Agora como você sabe realmente faltou nessa receita uma pitada de sal na massa, ela ficou muito doce e enjoativa.
    Se eu conseguir saber como fazer essa massa ficar crocante, quem sabe tentarei novamente.
    Quanto ao limão achei que ficou muito azedinha demais, mas não é sua culpa, foi do site da Cianara'sPlace que na receita colocou 2 limões. Tira esse link do seu blog. Lá também não colocou o ovo, mas no final da receita usa o mesmo para pincelar a massa.
    Grato.....

    ResponderExcluir
  63. Gabardo, vamos descobrir o que deu errado! E' uma questao de honra! Você colocou a qte certa de farinha no recheio? Pois e' ela que da sustentacao ao recheio! Outra possibilidade: pedacos muito grandes de maca, demoram mais pra cozinhar. Sobre a massa, uma hipotese: ter usado so manteiga... A gordura hidrogenada deixa a massa mais crocante e leve... E quanto ao link eu deixo para dar os devidos creditos a receita que inspirou a minha, mesmo tendo feito modificacoes como a reducao do limao... Abracos! Bia

    ResponderExcluir
  64. Fiz a receita e ficou ótima, perfeita. parabéns

    ResponderExcluir
  65. Que bom que gostou da receita, Sidney! Se testar outras, me conte!! Abraços, Bia

    ResponderExcluir
  66. Que bom que gostou da receita, Sidney! Se testar outras, me conte!! Abraços, Bia

    ResponderExcluir
  67. Ola, gostaria de saber se posso substituir a gordura hidrogenada e por qual ingrediente.
    Grata,

    ResponderExcluir
  68. Rose, coloque mais manteiga, no lugar da gordura hidrogenada. Mas é importante que a manteiga esteja bem gelada, para dar liga! Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  69. Bia por quanto tempo a massa deve ficar na geladeira???

    ResponderExcluir
  70. Monara, deixe no mínimo o tempo em que você descasca as maçãs e preparar o recheio! Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  71. Obrigada pela receita!!!!!!!! A torta ficou MARAVILHOSA!!!!!!!!!!!! PERFEITA!!!!! Agora quero tentá-la com outros recheios..... Alias, vc ja fez com recheio de frutas vermelhas, ou banana? Tb deve ficar demais.... Qdo fizer te conto. Abraços.

    ResponderExcluir
  72. Alessandra!! Se considerar a quantidade de pontos de exclamação do seu comentário, posso deduzir que você gostou da receita!!!!! rs
    Sobre os demais recheios, prá ser sincera, gosto tanto da versão com maçãs que ainda não tive coragem de fazer com outros sabores... E também porque uma quantidade destas de frutas vermelhas vai custar simplesmente uma fortuna!!! rs

    ResponderExcluir
  73. Oi Bia, estou com muita vontade de testar sua receita! Tenho uma dúvida, o forno deve ser preaquecido a 180 graus ,assar por 20 min e dai você disse para diminuir e assar por mais 20 min, eu devo diminuir para quantos graus? Obrigada, Beatriz

    ResponderExcluir
  74. Olá Xará! rs... Pode aquecer o forno a 180 graus e depois de 20 minutos abaixe um pouquinho, para 170 graus. Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  75. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  76. obrigada por compartilhar a receita..meu filho acabou de ver o desenho... e me disse.. ma mãe eu quero uma torta de maçã.. vou fazer daki a poukinho..rsrs

    ResponderExcluir
  77. Oi Wanessa! Boa sorte na receita! Espero que seu filho curta!! É um bom jeito das crianças comerem fruta! rs

    ResponderExcluir
  78. Oi Bia, a torta é uma delícia! Sempre tive curiosidade em comer essa torta americana que a gente vê nos filmes, rs. Fiz a de maça e outra com bananas e pedacinhos de chocolate amargo, não consigo dizer qual ficou melhor. Um abraço!

    ResponderExcluir
  79. Priscila, que ideia legal o recheio de banana e chocolate amargo!!! Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  80. Olá
    Acabei de fazer a famosa tarte de maça. Ainda nao provei, mas está linda. Está a arrefeçer. Já conto como ficou. Obrigado, Lina

    ResponderExcluir
  81. Pronto... Já provei..........
    É uma verdadeira delicia!!!!

    ResponderExcluir
  82. Lina! Que bom que você gostou da receita! É uma das minhas preferidas!! Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  83. Linda Torta.... vou tentar fazer uma pra minha família...

    ResponderExcluir
  84. Lucinéia, espero que esta receita gere muita alegria para sua família e muitos elogios para você!! Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  85. Nossa, ficou perfeita essa torta aqui. Eu já estava ficando doente com vontade de comer...rs Vou fazer a segunda agora. Obrigado pela receita!! Abraços.

    ResponderExcluir
  86. Você, fantasiada de "vovó" Donalda... foi foto muito criativa. E o lindo sorriso, foi DEZ! Agora farei tua torta , que é bem fácil. Hummm
    Bjs
    Márcia Stamato
    PS - tenho em meu caderno há uns 38 anos) uma recieta da tia Esther, avó de seu marido. É um delicioso doce de nome Lavínia(mas é doce messsmo) Você conhece a receita?

    ResponderExcluir
  87. Vivo procurando uma receita de torta de maçã, já testei várias, e hoje estou testando esta. Ela ficou linda e acabei de colocar no forno. Amei seu blog, virei fã de carteirinha. Parabéns!!!

    Bjos Érika

    ResponderExcluir
  88. bia é possível fazer a receita sem a frigideira bialetti?

    ResponderExcluir
  89. Priscila, é possível sim. Utilize uma forma de torta, pode ser até de cerâmica, pois esta torta não é desenformada. Eu já fiz até em prato redondo descartável de alumínio e ficou ótimo (ele tem uma borda que facilita a montagem da borda da torta!). Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  90. Erika, não deixe de me contar como foi o resultado, hein?? Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  91. Olá Bia, achei seu blog há um tempo, e sempre venho por aqui quando quero receitas novas. Comecei com a ribs on the barbie do outback, foi suuuper aprovada aqui em casa. Hoje vou testar a torta de maçãs (meu pai é viciado em maçãs, a torta precisa ficar boa, ou vou estragar as maçãs! hahahaha)Depois venho aqui contar o resultado!
    Continue com o excelente trabalho! Beijos

    ResponderExcluir
  92. Puxa, Lorena, que legal o seu feedback!! Continue contando os resultados das suas experiências!! Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  93. Olá, vou tentar esta torta no fim de semana. Pelo que posso substituir a gordura hidrogenada?

    ResponderExcluir
  94. oi, meu nome é karol e queria saber se pode substituir a gordura hidrogenada por gordura vegetal ? porque não tinha visto os comentários que podia usar manteiga e comprei vegetal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karol, gordura hidrogenada e vegetal é a mesma coisa!! Pode usar sim!! Bjs, Bia

      Excluir
  95. Olá sou o Luiz de Jaraguá do Sul SC, Não sei o que é melhor: a torta, a receita ou o bom humor dessa família linda, muito obrigado pelas dicas um grande e fraternal abraço! Paz e Luz!

    ResponderExcluir
  96. Bia, tenho feito essa torta desde que comentei aqui em Setembro, e nas duas últimas troquei a maçã por morangos, mantendo os outros ingredientes e ficou ótima também. Hoje vou testar com framboesas ^.^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jason! Que legal você variar as frutas!! E que luxo fazer com framboesas! Estão tão caras!! rs

      Excluir
  97. tem como fazer sem a gordura hidrogenada ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana! Pode substituir por outra gordura: manteiga ou margarina.

      Excluir
  98. Estou louca pra fazer essa torta ja a um tempinho, e me parece que na busca aqui na internet essa me parece a mais saborosa, mas estou c medo por causa da forma, tenho um redonda de vidro, sera se da certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pri! Uma sugestão é fazer naquelas formas descartáveis de alumínio, com 20 cm de diâmetro! Assim não tem erro! Bjs, Bia

      Excluir
  99. Posso trocar gordura vegetal por manteiga, pois nao tenho no momento e queria fazer agora?

    ResponderExcluir
  100. Olá Bia!
    Estava a procura de uma receita da Torta de Maçã, e achei seu Blog : )
    Amei... Fiz ontem e ficou muito boa, em casa e no trabalho todos gostaram.
    Tive um pouco de dificuldade no ponto da massa... nada que uma boa quantidade de farinha não tenha resolvido kkk
    Beijinhos e Parabéns pelo Blog.
    Katherine.

    ResponderExcluir
  101. Quaak! finalmente posso fazer a torta de forma Industrial pois encontrei a receita exata da vovó! obrigado Bia! está receita ficou perfeita! só acrescentei algumas uvas passas mergulhadas em rum! ficou magnifico! Bert (Dagobert Duck)

    ResponderExcluir
  102. Bia, fiquei com uma dúvida: nesta massa não leva fermento? No mais, adorei a receita. Quem nunca quis comer aquelas tortas de maçã dos desenhos animados? Abcs

    ResponderExcluir
  103. Olá Bia,

    Tentei fazer a receita e a massa virou um grude. Acho que tem matéria gordurosa mais do que farinha... TBM. não fica grande como a sua da foto. Você dobrou a receita? Obrigada, Rejane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rejane! A receita é esta mesma, sem dobrar nada! Quanto a massa ficar "grudenta", pode ser por conta da temperatura da gordura... Tem que estar bem gelada... Se sovar demais também, fica grudenta... Bjs, Bia

      Excluir
    2. A minha ficou quebradiça, não consegui abrir
      O q será q aconteceu?

      Excluir
  104. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  105. Bia, sou eu de volta. Tentei fazer a torta, mas a massa ficou "esfarelenta". Não consegui esticá-la na pedra por mais "enfarinhada" que a pedra estivesse. O recheio ficou realmente ótimo, só tenho que entender o que aconteceu com a massa pois esta torta é simplesmente deliciosa. Usei as quantidades exatas indicadas por você, e as temperaturas que indicadas. Agradeço se tiver alguma dica para a próxima tentativa - eu não desisto!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, Jones... Será que você não "trabalhou" demais a massa? Ela não pode ser sovada, só misturada para que todos os ingredientes fiquem incorporados... Já fiz várias vezes e sempre deu certo!

      Excluir
  106. adorei a receita, mas eu sempre coloco uva passa nas maçãs. É mal? a vovó Donalda não colocava não? affffff..de onde será que eu tirei isso então....
    beijo da cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, como minha referência de Torta de Maçã é a do Rascal, que não leva passas, prefiro sem... Mas para quem gosta, fica legal também!! Bjs, Bia

      Excluir
  107. oi e se trocar essa gordura aí por uma manteiga da boa, não fica melhor não hem?
    Marica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, Marica, a gordura hidrogenada deixa uma textura diferente na massa... Mais leve e quebradiça... Mas dá pra fazer só com manteiga também! Abraços, Bia

      Excluir
  108. Oi, Bia! Fiz a torta e meu marido, minha mãe, meu pai e minha irmã mais nova adoraram! Muito boa mesmo! Obrigada pela receita! Gostaria de saber se você já.fez com farinha de trigo integral e se a quantidade É a mesma! Queria fazer uma com farinha de trigo integral e açúcar mascavo! Um.grande abraço! Alice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice, nunca fiz com outra farinha mas, como recomendação, use meio a meio. Nunca uso só a farinha integral, porque acho que a massa fica dura! rs... E quanto ao açúcar mascavo, vai deixar a massa mais escurinha! Se testar, conta depois como ficou! Bjs, Bia

      Excluir
  109. Vou tentar fazer, espero que fique ótima.
    Lia

    ResponderExcluir
  110. Bia do céu... amei a receita, vou fazer hoje e depois digo como ficou. Estava aqui com umas mil maçãs e não sabia o que fazer, e lembrei da torta americana! Moro em Portugal e não sabia onde encontrar a gordura hidrogenada, aí vi que pode ser substituída por manteiga ou margarina! Que alívio! Beijosss

    ResponderExcluir
  111. Ola gostaria de saber se da para fazer essa massa na mão pois nao tenho processador, e tbem se vc indica alguma marca de processador nao muito caro pois gostaria de comprar um e estou na dúvida! Muito obrigada Fabiola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiola, pode fazer com a mão, mas não pode "sovar" a massa! Pique a manteiga e a gordura bem geladas, acrescente a farinha e o açúcar e forme uma farofa com as mãos. Depois, junte a água gelada e amasse rapidamente, até ficar uma bola. Boa Sorte! Quanto ao processador, eu tenho um de 20 anos que funciona bem até hj... rs... Não sei como estão os processadores atuais... Bjs!

      Excluir
  112. Ola Bia, acabei de comprar os ingredientes para realizar meu desafio de fazer minha Torta de maçã da Vovó Donalda, logo postarei como ficou, ah este será um sonho de infância a ser realizado, obrigado por seu empenho em se dedicar a estes desafios gastronômicos e detalhe em compartilhar com as pessoas e não manter em segredo,sinal indiscutível de caráter,obrigado com carinho seu novo fã Ivan, esposo de Karla.

    ResponderExcluir
  113. Bia amei a receita, ficou ótima a torta que fiz, minha esposa karla amou, tive um pequeno contratempo, que já sei como resolver na próxima, as maçãs eram muito grandes e suculentas, juntou um pouco de água, vou trocar o tipo de maçã e escolher umas menores da próxima vez.
    Obrigado pela receita hoje vou fazer a esfiha do seu blog...abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivan. Para resolver o problema da água das maçãs, quando preparar o recheio, note que sobrará um líquido no fundo, se você deixar as maçãs descansarem um pouco. Despreze este líquido e tudo dará certo! É importante também usar maçãs como gala ou fuji, que são mais "secas" que as argentinas! Abraços e boa sorte com as esfihas! Bia

      Excluir
  114. Oi Bia,a torta foi um sucesso e as esfihas também foram aprovadas, usei limão siciliano que amo,e uma pitada de pimenta síria pra dar um toque.
    Estou em novo desafio com tortas e pães, vi que em seu blog há muitas opções, logo escolho uma e posto pra dizer como ficou, muito obrigado...confirmando agora seu mais novo fã rsrs...abraços e muitos sucessos...

    ResponderExcluir
  115. Menina que blog é esse? Amei! Realmente aquela torta da Rascal é tudo de bão, mas vou fazer esta depois posto ak como ficou. Parabéns! Ja sou sua mais nova fã. Bjs. Ade

    ResponderExcluir
  116. Olá! Estava a procura de uma receita de torta de maçã e encontrei seu blog. Achei a sua receita interessante, ainda não testei, mas certamente a farei. Me bateu uma dúvida a margarina deve ser sem sal? E caso eu utilize manteiga, também sem sal? Obrigada! Beijo ;)

    ResponderExcluir
  117. Tem como não usar a gordura hidrogenada?

    ResponderExcluir
  118. Ola Bia, gostei muito de seu blog, fiquei tentado a te chamar de Bia quarta feira (desculpe a brincadeirinha..)

    Sou um experimentador na cozinha e se vc permitir vais me ver pal´pitando em seus post por ai...

    Não resisti em comentar seu projeto de torta de maça. Ja fiz a mesma torta, mas minha receita foi um pocuo diferente. Primeiro a margarina e gordura hidrogenada, sem chance da receita original da vovo donalda ter isso, primeiro pq nao sao produtos de fazenda e segundo porque na epoca que o disney criou a vovo, certamente so tinha banha ou manteiga...

    eu uso manteiga e a receita e um pouco diferente. eu bato a mesma com o açucar e uma gema (ajuda a dar liga e a massa esfarela menos, facilutando cortar fatias) e depois vou dicinando a farinha e a agua ate dar liga e ficar legal. se puser um pouco de fermento pode dar uma trabalhada na massa, mas ai recomendo assar a parte debaixo da torta um pouco antes de por o recheio e cobrir pois a massafica mais grossinha e fofa, mas e questão de gosto.

    Quanto ao recheio eu nao pico a maça eu costumo cortar em pequenas fatias, a maçã amolece melhor no refogado e fica mais macia ao comer. A torta de maça original inglesa que gerou os herdeiros nos eua e feita com Coxes (quem tiver curiosidade pode olhar na internet) que sao mças acidas que sobram (literalmente caem das arvores) e nao sao muito apreciadas para consumo direto. Soltam menos água e se usar maças verdes pode descartar o limão. Eu não uso farinha no recheio e cuidado com o açucar pois com muito açucar fica muito melado e o recheio desmancha. Eu ponho algumas colheres de açucar, meia xicara se tanto.

    Agora vc tem que tentar a torta de cereja americana e a tradicionalíssima torta de Abóbora (Pumpkin pie) de ação de graças. Essa ultima ainda não tentei mas ta na minha lista...

    forte abraço,

    jorge

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Banha é um produto da fazenda sim, afinal, que foi criado na fazenda sabe disso! Assim como a manteiga! Uma boa massa podre tem gordura hidrogenada, ou banha caseira se preferir, e posso dizer isso com toda a certeza, pois a tradicional Empada de Palmito feita pela minha família à gerações leva gordura hidrogenada, e veio da fazenda. A receita é maravilhosa, o massa não fica esfarelenta, o recheio é divino! Agradeço a Bia, pois fiz a torta e virou sensação lá em casa, e certamente farei amanhã para o Natal. Inclusive, usei nessa receita banha caseira direto da fazenda, e ficou divino! Continue com suas receitas maravilhosas Bia!

      Excluir
    2. Gordura vegetal hidrogenada é gordura trans, já proibida em muitos países. Devemos cortar isso das nossas casas,a banha de porco ou manteiga são muito mais saudáveis.

      Excluir
    3. Queridos leitores! Caso não queiram usar a gordura hidrogenada (realmente não é muito saudável), substituam por manteiga, assim como a margarina! Vai dar certo tb!! Bjs, Bia

      Excluir
  119. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  120. Bia, fiz a torta. O problema foi na hora de usar a outra porção da massa. Ficou quebradiça e, mesmo com o rolo, não deu pra ficar homogênea por cima. Outra dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez tenha ficado fria demais... Aí o segredo é esquentar a massa um pouco com as mãos para voltar a dar liga... e se ficar grudenta, um pouquinho de farinha na superfície resolve! Bjs, Bia

      Excluir
  121. Buenas.... Cometerei a "Torta da Vovó" em breve... se ficar legal, postarei foto!
    A propósito... na imagem dos Personagens faltou a referida Torta... rsrsrss........
    :-p
    Jorge Spindola

    ResponderExcluir
  122. Olá! Estou fazendo a torta... Depois de montada pode ficar em descanso na geladeira para ser assada mais tarde ou deve ir ao forno imediatamente? Obrigada! Anabelle

    ResponderExcluir
  123. Pode congelar a torta depois de assada?!

    ResponderExcluir
  124. Qual a qtdade da gordura hidrogenada em gramas?

    ResponderExcluir
  125. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  126. Que engraçado!! Sempre quis fazer ( e principalmente, comer) a torta da Vovó Donalda! Resolvi por no Google "receita torta da vovó Donalda" e cheguei até aqui! Obrigada! A torta está no forno, vamos ver se dá certo! Tomara! Como eu me lembro das cenas dela colocando a torta para esfriar na janela e um monte de "intrusos" querendo pegar!! hahaha

    ResponderExcluir
  127. Que lindaaa essa torta...super vou fazer para o natal!!! =D Espero que a minha funcione! Parabénsss...

    ResponderExcluir
  128. Nossa típica tarde deliciosa de domingo ficou apetitosa com sua torta!
    Muito obrigada por compartilhar conosco suas receitas !
    Estou apaixonada pelo seu BLOG!
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  129. Que coisa incrível. Estava a procurar a receita de uma torta de maçã, tipo a que vejo nos filmes americanos, e acabei me deparando com seu blog maravilhoso. A torta já está no forno quase pronta (rs). E já fiquei de olho no pão australiano...hahahaha. Valeu! Virei frequentadora assídua. Bjs

    ResponderExcluir
  130. Fiquei com uma dúvida. O açucar com a canela polvilha antes ou depois de ir ao forno?
    obrigada
    Cleusa (gcleusa@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleusa, polvilha depois de assada!! E de preferência com açúcar confeiteiro, para "grudar" melhor. Abraço!

      Excluir
  131. Estou doida pra fazer, hehe... há amei a foto.

    ResponderExcluir
  132. Oiii td bem? Adorei a receita! Mto boa! Minha massa ficou mto quebradiça....abri no papel filme para conseguir cobrir... O que será que deu errado? Bjs

    ResponderExcluir
  133. Olá Bia...eu não tenho processador,se eu bater a massa com a mão...fica a mesma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça assim: corte a gordura/manteiga/margarina em pedacinhos (deve estar bem gelada). Junte o açúcar e a farinha. Com a ponta dos dedos, forme uma farofa. Depois junte a água e misture com as mãos até incorporar. Não sove senão perde a textura.

      Excluir
  134. Bia,vc me trouxe tanta recordações boas! DEUS A ABENÇOE!

    ResponderExcluir
  135. Bia,vc me trouxe tanta recordações boas! DEUS A ABENÇOE!

    ResponderExcluir
  136. Bom Dia, nossa, a Dias com desejo de comer uma torta maravilhosa de maçã, e ontem me arrisquei a procurar uma receita no google, achei a sua e me aventurei a fazer, e ameiii.... é maravilhosa. Parabens... Obrigada por dividir com a gnt. Um Bj

    ResponderExcluir
  137. Oi Bia, tudo bem!
    Amei a receita e quero fazer correndo
    Minha dúvida é como vejo quando o recheio está borbulhando?👀👀👀👀
    Adorei a idéia de fazer ela mini, me fala... você fez meia receita, forma de 10cm de diâmetro?
    Ansiosa esperando essas dicas!
    Bjus e parabéns! Achei hoje seu blog e estou apaixonada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angela, bem vinda aos Desafios! Sobre suas dúvidas: faça uma cruz com a faca no topo da torta, para deixar sair o vapor. Não se preocupe em "ver" se está borbulhando! Quando estiver bem douradinha por fora, estará pronta por dentro tb. Dá para fazer meia receita sim, mas faça com forma de 15cm ou aprox. Bjs, Bia

      Excluir
    2. Então não vai ser tão difícil, rsrsrs
      Bia, no site que você citou da Cinara tem um comentário que diz que deixar a massa e o recheio na geladeira de um dia pro outro deixa a torta mais saborosa.
      Minha dúvida é sobre o recheio, coloco apenas as maçãs com o suco de limão na geladeira e coloco a farinha, o açúcar, a canela e a noz moscada só na hora de montar o recheio para colocar na massa na hora de assar?
      Ou preparo o recheio com todos os ingredientes e coloco pronto na geladeira par ao dia seguinte?

      Só falta tirar essa dúvida pq já comprei todos os ingredientes e não vejo a hora de me arriscar!
      Bjus

      Excluir
    3. Angela, eu nunca fiz de um dia para o outro... Faço tudo no mesmo dia! Agora não consigo de ajudar! Sorry! Bia

      Excluir
    4. Hahahaha
      A massa fiz ontem, vou fazer o recheio e assar hj, vmaos ve ro que dá
      Te falo

      Excluir
  138. A sua torta ta tão linda! Fiquei louca p fazer, mas to na duvida. Posso retirar ou trocar a gordura vegetal? É que eu evito ao máximo utiliza-la! Ps: pra falar a verdade eu não uso nunca! Hahaha.

    ResponderExcluir
  139. Fiz e ficou M A R A V I L H O S A!!!
    Substitui a gordura por margarina (conforme sua dica Bia) e deu super certo.
    Obrigada por compartilhar essa delícia conosco e por responder de forma tão solicita e simpática aos comentários. Pois, por eles tirei muitas dúvidas importantes.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  140. maravilhosa!!! minha neta provou e agora pediu para eu fazer a torta no aniversário dela! uma vitória pois ela tem 17 anos e não come nada!!!!

    ResponderExcluir
  141. Na minha infância eu lia bastante, principalmente gibis. Lembro que um personagem em especial que me chamava a atenção, não pelo personagem em si, mas pela torta de maçãs que ela fazia. Ao colocar na janela para esfriar, muitas vezes a torta era roubada por ser muito saborosa e exalar um cheiro inebriante. Hoje resolvi fazer esta torta e ao mesmo tempo fiquei muito emocionado por relembrar um momento da minha vida.
    Aí está a torta APPLE PIE da vovó Donalda e com direito a esfriar na janela.

    Obrigado por compartilhar a receita, Bia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ia postar a foto mas acho que não dá. kkkkk

      Excluir
    2. Puxa, Luiz, queria muito ver a foto! mande por email: freitag.ab@gmail.com Grande abraço!!

      Excluir
  142. Olá Bia! Eu poderia usar farinha sem fermento? Se sim, qual a medida de fermento a ser usada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana, a farinha é sem fermento mesmo! Abraços!

      Excluir
  143. Oii Bia!!
    Amei a receita mas aqui em casa não tem gordura hidrogenada, teria como usar banha?

    Fiquei com agua na boca!! Bjs

    ResponderExcluir
  144. Eu faço sempre essa recrita, meu filho e esposo amam.
    Obrigada por compartilhar conosco.
    Já tem uns 3 anos q faço
    Obrigada

    ResponderExcluir
  145. Deus do céu! Estávamos lembrando da torta de maçã da vovó donalda, a melhor do mundo rs, para quem ja está beirando os 50. Aquela torta na janela...esfriando... E surge você para nós dar essa alegria! Obrigada por compartilhar essa delícia! ❤️

    ResponderExcluir
  146. Olá tudo bem ? Parabéns pela receita e irei faze-lá. Gostaria de saber se posso substituir a gordura hidrogenada por margarina?

    ResponderExcluir
  147. 2019 despontando e aqui em casa o pedido é que na virada tenha esta torta que já fez parte de momentos lindos de nossa família. Obrigada por dividir a receita, feliz ano e tudo de melhor pra ti sempre !

    ResponderExcluir
  148. Olá!
    Meu forno tem a temperatura mínima de 180 graus. Na receita pede para deixar a torta por 20 minutos à temperatura de 180 graus e, após, mais 20 minutos com uma temperatura mais baixa. Como faço se a menor temperatura do meu forno é 180 graus?
    E como irei saber que o recheio está borbulhando, se a massa, creio eu, impede a visão?

    ResponderExcluir
  149. Olá, gostaria de saber por que minha torta soltou tanto líquido que amoleceu todo o fundo da massa?

    ResponderExcluir
  150. Olá, Bia. Adorei a receita! Há tempos eu sonhava em fazer a torta DA VOVO DONALDA! Usei apenas manteiga sem sal 175g e com apenas 3 colheres de água a massa já virou uma bola e desgrudou. Ficou deliciosa.

    ResponderExcluir
  151. A receita é maravilhosa. Já fiz três vezes. Desta última acertei exatamente a forma de colocar o recheio para ficar a verdadeira TORTA DA VOVÓ DONALDA! Obrigada!

    ResponderExcluir
  152. Adorei essa receita, fiz e todos gostaram. 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  153. Fiz e ficou perfeita!!
    Eu cresci lendo gibis e ficava com água na boca qndo via a torta da vovó Donalds esfriando na janela.

    ResponderExcluir