segunda-feira, 31 de outubro de 2011

DESAFIO: Fazer uma receita típica de Bari/Puglia: Taralli al Finocchio!

Taralli al Finocchio
(Rosquinhas de Erva-Doce)
Você sabe o que são "Taralli"?? Se você não é italiano ou não mora na Moóca, provavelmente não sabe, assim como eu, até comprar um livro de culinária da Folha de São Paulo, com receitas originárias da Puglia!
"Taralli" são rosquinhas salgadas, feitas de farinha, azeite, sal e vinho branco, que tem um jeito de preparo bastante inédito, pelo menos para mim: depois de feita a massa, ela é cozida (como se fosse um gnocchi) e depois assada! E uma observação na receita me chamou a atenção: poderiam ser guardadas em potes herméticos por vários meses!

A receita que encontrei no livro da Folha ainda leva sementes de erva-doce: Taralli al Finocchio! Eu também não sabia que finocchio era "erva doce"! Gastronomia também é cultura!! rs... Resolvi experimentar a receita no dia em que iria receber um casal de amigos e os taralli seriam o "aperitivo", para tomar com um bom vinho italiano!


Taralli al Finocchio
(Rosquinhas de Erva Doce)
  • Ingredientes dos Taralli
    500 gr de farinha de trigo
  • 3 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • 1/2 xícara de vinho branco
  • sal e sementes de erva doce a gosto (eu pus bastante!! rs)
Embora os ingredientes sejam simples, a forma de preparo não é tão simples assim...

Misture bem a farinha, o azeite, o sal e a erva doce. Junte o vinho branco aos poucos e vá sofando, até formar uma massa bem homogênea. Deixe descansar por 30 minutos.


Pegue pequenas porções da massa, faça uma "minhoquinha" e enrole no seu dedo indicador, fechando as pontas para formar uma "rosquinha". Aqueça uma caçarola de água e cozinhe as rosquinhas até boiarem. Retire, coe bem a água e acomode em uma assadeira grande, de preferência de teflon (eu coloquei papel manteiga e os taralli grudaram muito...).



Asse até que fiquem dourados (demora quase uma hora).

Quando ficaram prontos, achei que havia feito algo errado... Estavam duros demais!! As crianças provaram e tiveram que morder com o canto da boca, onde os dentes são mais fortes! Uma dentadura sem "Korega" dificilmente resistiria...rs

Resultado: desisti de servir para meus amigos... Substitui o aperitivo por um queijinho brie com geléia de framboesa e torradinhas... Paciência, né, nem sempre a gente acerta...

Mas a história (aparentemente triste e fracassada) dos taralli não terminou por aí... Ao final do jantar, quando as visitas estavam quase de saída, minha amiga entrou na cozinha para me ajudar com o café e deu um grito: "VOCÊ FEZ TARALLI, NÃO ACREDITO!!!!" Abriu o pote, mordeu (com vontade, obviamente) e disse: "Nossa, está perfeito!!" E saiu com os taralli cozinha a fora, para mostrar ao marido... Foi aí que "caiu a ficha" (desculpem os mais jovens por esta expressão tão "démodé"...rs)! A Simone e o Bernardo moram na Móoca! E não é só! A família do Bernardo é de Bari, na Puglia!! Ele provou e ficou até emocionado com o "sabor de infância"!! Que coincidência incrível!!

E foi assim que os Taralli, que são realmente "duros prá caramba" (e por isso podem ser guardados por meses), não foram parar no lixo!! Aprendemos a entender a sua textura, o seu sabor! Tudo é uma questão de hábito!! E Viva la Italia!!

Taralli al Finocchio (Rosquinhas de Erva Doce)