sábado, 1 de outubro de 2011

DESAFIO: Comemorar 1 ano de Blog!!!

Tudo começou com o Filme Julia e Julie... E com uma total desmotivação no trabalho, como a Julie do filme... E a vontade de me "especializar" mais em um tema que eu sempre gostei... COZINHAR!

 Assim que comecei o blog (acho que estava no meu segundo post!), fui demitida! Decidi, então, fazer o que os executivos chamam de "período sabático". É um eufemismo para "coçar o s... o dia inteiro"! kkkk!! Brincadeiras à parte, era a primeira vez, em muuuuuitos anos que eu não tinha que ir trabalhar de manhã cedo!! E, durante os 3 meses que fiquei em casa, os "Desafios" preencheram meus dias... Foi o melhor "antidepressivo" que alguém poderia ter, além da minha querida família, que me apoia sempre!

Isso faz um ano... Voltei a trabalhar, mas em um esquema diferente, menos estressante, com mais tempo para mim, para a família e para curtir os meus "Desafios Gastronômicos".

E agora, é hora de fazer um "balanço" desta experiência tão importante na minha vida! Para fazer esta retrospectiva, selecionei algumas "estatísticas" interessantes:
  • Foram 250 posts sobre as mais variadas receitas, visitas a restaurantes, cursos, vinhos... Os campeões de acesso são as receitas de Strogonoff e de Torta de Banana Caramelada (até hoje não sei por quê...rs) e o Bolo de Nozes (uma das minhas receitas preferidas, que faço desde garotinha para os natais da família):


  • Até hoje, foram 85.000 acessos, com uma média de 11.000 acessos nos últimos meses, 400 acessos por dia!
  • Tive acessos de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, França, Japão:
A evolução dos utensílios de cozinha neste período também foi grande: uma Batedeira e um Liquidificador da Kitchen Aid (sonhos de consumo antigos), uma balança digital (para as receitas de Confeitaria), um termômetro digital (para saber o ponto da calda de açúcar), uma frigideira Bialetti (que vai ao forno, para fazer Tarte Tatin), uma panela de ferro Mario Batali (comprada no primeiro desafio, o Boeuf Bourguignon)...

Torta de Chocolate do Jamie Oliver
Adquiri também novos livros de Culinária: um sobre Técnicas do Cordon Bleu, dois do Jamie Oliver (com receitas inspiradoras de massas, pães, tortas...), Segredos de uma Banqueteira, da Mônica Dajcz, com dedicatória e tudo!

Assisti a muitos programas de culinária na TV, como Hell´s Kitchen, com o Gordon Ramsey (para eu decidir nunca ter um restaurante...rs), Top Chef (reality show), Que Marravilha, Jamie Oliver e muitos outros (para desespero do Alê, que quer "mudar de assunto" de vez em quando! rs)

 Meus posts preferidos: O do Boeuf Bourguignon, por ter sido o primeiro... o do Cheesecake, pela pesquisa sobre o tema, o do Bacalhau com Couve Tronchuda, receita da minha mãe, com fotos feitas pelo meu pai enquanto ela preparava o prato... e o post sobre os Abacates do vizinho (pela situação tragi-cômica dos abacates despencarem durante a noite no telhado!).
Algumas das minhas receitas preferidas: Créme Brullée (é melhor que o de qualquer restaurante, modéstia à parte!), Muffins de Blueberry (lindinhos, práticos e deliciosos...), Cookies de Chocolate (preferidos das kids), Tarte Tatin (que fez o Alê se render ao sabor das maçãs), os Crepes (que já são tradição nos cafés da manhã de domingo, com muito Maple Syrup)...

Mas, nem tudo "são flores"... Alguns desastres culinários aconteceram... Tentei por duas vezes fazer uma costela de boi assada no sal grosso: "Amor, costela é um prato que não combina com você" - disse o Alê (um jeito carinhoso de dizer: "Isso aqui tá horrível (duas vezes!!!!) rs... Um Spaguettini Cacio e Pepe que fiz para um casal amigo do Alê que eu estava conhecendo aquela noite: embora eu tivesse feito anteriormente com enorme sucesso, desta vez ficou seco e grudento! E minha maior frustração de todas... os macarrons da Dulce France... Até o curso eu fiz... Mas como reproduzir o forno industrial em casa? Impossível. Resultado: só consegui fazer "monstrorons..."

Tive também um comentário negativo uma vez... de um professor de um dos cursos que eu fiz, que ficou ofendido porque eu falei dele em um post... E porque eu reproduzi algumas receitas do curso em casa e postei no blog...
Mas o saldo, ao final deste ano, é totalmente positivo!
Por isso, quero agradecer à minha querida família, aos meus amigos que, durante este ano, participaram dos desafios provando, testando receitas, deixando comentários... Aos meus seguidores e visitantes do blog, aos amigos gastronômicos virtuais que fiz e, principalmente, ao meu maior incentivador... o Alê... que nunca achou este blog uma bobagem e sempre elogiou... tanto os pratos quanto os posts!

E agora, vamos aos planos para o próximo ano! O curso de Confeitaria Avançada e de Entreméts (para quem não sabe...rs... São tortas francesas elaboradíssimas e complicadíssimas de fazer! Um Curso de Vinhos, para falar sobre o assunto com alguma propriedade e conhecimento (deste curso o Alê não vai escapar...rs)! E uma viagem gastronômica para a Toscana e para Paris!!!

Rumo a novos Desafios!!!

Beijos, Bia