domingo, 10 de abril de 2011

DESAFIO: Jantar na sexta à noite no Bistrô Brasil, em Paraty!

Jantando no Bistrô Brasil - Paraty RJ
Sexta feira, seis horas da tarde, Av. Paulista... Inicia-se nossa aventura de ir jantar em Paraty!! Alê e eu já estávamos com o carro pronto desde de manhã, quando fomos trabalhar!

Depois de quase uma hora para sair de São Paulo, chegamos à Dutra, ainda com o trânsito muito carregado... Quando saímos do perímetro urbano, pegamos a Carvalho Pinto e seguimos até Taubaté. De Taubaté seguimos pela Rodovia Oswaldo Cruz até Ubatuba, descendo aquela serrinha onde é possível ver a traseira do próprio carro em algumas curvas! rs

Chegamos em Ubatuba às 21:15 e seguimos até Paraty... As 22:15 entramos no portal da cidade e seguimos para o nosso destino, o Bistrô Brasil!

Este pequeno restaurante, à beira do cais principal de Paraty, é comandado pela chef Juliana Fratesky, e tem como proposta, uma comida regional com técnicas de alta gastronomia!


Cais de Paraty, sexta feira à noite
 
Bistrô Brasil, em Paraty


A noite estava linda, fresca e com o céu estrelado... nem sinal da chuva que pegamos na estrada...

Em uma mesa no calçadão, à luz de velas, nos esperavam com um Pinot Noir, nossos amigos Paula e Serginho... Um Indomita chileno, bem leve, bem transparente... sabor adocicado, com aroma de tabaco e um sabor marcante de olivas... Intrigante e divertido!

Para acompanhar, pedi uma deliciosa salada de pupunha, com molho de maracujá... Não queria nada pesado... além disso, a melhor pedida do Bistrô, camarão VG, não estava disponível... E por um bom motivo... eles não compram este tipo de camarão quando está na época de reprodução... O Bistrô é ecologicamente correto! Legal, não é? Infelizmente a chef Juliana não estava no restaurante aquela noite... É muito interessante conversar com ela sobre os pratos, os ingredientes, as técnicas... Para uma "curiosa gastronômica" como eu, é um prato cheio! Literalmente!! rs


Frutas Flambadas na
Cachaça
Chegou a hora da sobremesa, para mim, indispensável! Escolhemos as Frutas Flambadas na Cachaça, com sorvete de creme! Técnica francesa com ingredientes regionais!

As frutas eram banana e abacaxi, servidas em uma taça de cosmopolitan... Linda a apresentação! E muito saboroso também, embora o sorvete tenha derretido demais!!

A noite foi uma delícia... Estar à beira mar, tomando um delicioso pinot noir, na companhia de bons amigos... E pensar que, 5 horas antes, estávamos no trânsito caótico da Av. Paulista!!