sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

DESAFIO: Acompanhar a elaboração de um almoço típico baiano!

Guarajuba, Bahia! Férias!! Mas os Desafios Gastronômicos não páram! Ainda mais aqui, com tantas novidades nesta área!! Depois da visita à feira da cidade vizinha, Monte Gordo, depois do tour gastronômico em Salvador, nada melhor do que acompanhar a elaboração de um almoço típico! Dona Graça foi a cozinheira! Depois de me mostrar os ingredientes em nossa visita à feira, preparou o seguinte cardápio para o almoço:
  • Carne do Sol
  • Purê de Aipim
  • Feijão Tropeiro
  • Farofa de Banana da Terra
 Os ingredientes regionais foram base para o almoço delicioso... Carne do Sol, Aipim, Feijão Fradinho, Banana-da-Terra!

Carne do Sol na Feira de Monte Gordo-BA

A carne do sol (filet mignon) foi muito bem limpa de toda gordurinha, depois, foi deixada de molho para dessalgar (em média, umas 3 horas para uma peça de 2 kg). Antes de ir ao forno, a carne foi selada na panela com um pouco de óleo, até secar o líquido. Em seguida, foi ao forno, em uma travessa, com óleo e azeite, coberta de rodelas de cebola, por 40 minutos!

Carne do Sol indo para o forno!
Enquanto a carne assava, D. Graça preparou os acompanhamentos (clique nas legendas das fotos para acessar as receitas detalhadas): 


Purê de Aipim

Farofa de Banana-da-Terra

Feijão Tropeiro

E a "estrela" do cardápio, a Carne do Sol Assada! Ficou super macia, saborosa e os acompanhamentos cairam perfeitamente, pois eram suaves, como o purê de aipim, levemente adocicados, por conta da banana-da-terra e cheios de textura e sabor, como o feijão tropeiro! Parabéns, Dona Graça! E obrigada, foi uma aula de culinária e tanto!

Carne do Sol assada!

Dona Graça e sua "obra"! Sorte dos convidados!