segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

DESAFIO LIGHT: Rolinhos de Berinjela com Ricota Defumada!


Rolinhos de Berinjela com Ricota Defumada
Se você, como eu, também ama Berinjela, vai adorar esta receita que, além de deliciosa, é bem light!

As fatias de berinjela são assadas com um mínimo de gordura (azeite). O recheio é a base de mussarela light e um queijo incrível, não muito conhecido: a Ricota Defumada! É pouco calórica e super saborosa por conta do toque defumado! Perfeita para substituir o parmesão na hora de gratinar o seu prato mais "light"! E o molho de tomate... Tem que ser caseiro, né? Eu preparo sempre um panelão e congelo em pequenas porções! Vale muito a pena! E você fica livre os conservantes, corantes, acidulantes e outros "antes" que fazem mal à sua saúde! Fora o sódio que normalmente aparece em excesso nos produtos industrializados! Uma boa alternativa, se não tiver molho caseiro, é usar o tomate pelado em lata, cozinhando os tomates (300 gr) por uns 60 minutos, até reduzir (tempere com alho, sal, manjericão e azeite)!

Rolinhos de Berinjela com Ricota Defumada

(4 porções)

  • 2 berinjelas cortadas em fatias médias na vertical (cerca de 12 fatias)
  • um filete de azeite
  • sal para temperar
  • 200 gr de mussarela light em fatias
  • 200 gr de ricota defumada ralada
  • 2 xícaras de molho de tomate caseiro (clique aqui para ver como se faz)
Tempere as fatias de berinjela com o sal e deixe suar por uns 15 minutos. Aqueça o forno a 200 graus. Seque bem as fatias e coloque-as em uma assadeira com um filete de azeite por cima, e leve-as para assar por 20 minutos. Na metade do tempo, vire as fatias.


Em cada fatia de berinjela, coloque uma fatia de mussarela e um punhado de ricota defumada. Enrole cada uma e coloque em um refratário (já com molho de tomate no fundo).



Repita este processo com todas as fatias. Cubra os rolinhos com o molho de tomate e com o que restou da ricota defumada. Leve ao forno novamente por 20 minutos, até borbulhar o molho e a ricota dourar. Sirva com arroz integral ou quinoa cozida (prepare como se prepara o arroz branco).




E Bon Appetit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário