quarta-feira, 31 de maio de 2017

DESAFIO LIGHT: Pão Chapati

Pão Chapati (com Mango Chutney)
Que tal fazer um pão que não precisa fermentar e nem assar?? E que você faz em poucos minutos?

O Pão Chapati é um pão de origem indiana, considerado um dos pães mais antigos do mundo, feito com farinha integral e cozido em uma chapa quente! Não leva fermento, o que torna o seu preparo bem rápido, pois a massa não precisa descansar. A única "habilidade" necessária é abrir a massa bem fininha com um rolo de massa.

A receita original do Pão Chapati veio do livro Cozinha Prática, da Rita Lobo. Essa receita leva 100% de farinha integral, mas eu já testei fazê-lo com farinha normal (100%) e com uma proporção de 2:1 entre farinha normal e integral. O melhor resultado foi o último, conforme a receita descrita abaixo!

E para acompanhar, em um jantar com inspiração indiana que fiz para um grupo de amigas, servi o Pão Chapati (que fica bem crocante, parecendo uma torrada) com Mango Chutney (clique aqui para ver a receita) e com Baigan Bharta, uma pastinha de berinjelas com tomates, sementes de cominho e coentro fresco (que postarei a receita em breve). Exótico e surpreendente. Sucesso total!

Pão Chapati

 (15 unidades)

  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de farinha de trigo integral
  • 1,5 colheres de sopa de óleo
  • 1/2 xícara de água (ou o suficiente para dar liga)
  • farinha de trigo para polvilhar
Misture em um bowl todos os ingredientes até dar liga. Sove a massa por alguns minutos, até ficar macia, homogênea e elástica. Faça um rolo e divida em 15 partes iguais.

Com um rolo, abra cada parte em um círculo bem fininho. Aqueça uma frigideira antiaderente de fundo grosso. Coloque a massa aberta na frigideira e deixe por 30 a 40 segundos de cada lado (até criar bolhas e dourar bem). Repita o processo com as demais partes. Sirva com pastinhas como Mango Chutney ou Baigan Bharta (berinjela com tomates), ambas com inspiração indiana.



E Bon Appetit!