terça-feira, 11 de abril de 2017

DESAFIO LIGHT: Pão de Arroz Cru (de Liquidificador)!

Pão de Arroz Cru (de Liquidificador)
Quando vi esta receita na internet quis prepará-la na mesma hora! Pena que é impossível, porque a parte mais "complicada" dela é deixar o arroz cru de molho na água por 4 horas! Assim, pacientemente, coloquei o arroz de molho e esperei... esperei... esperei... Quando (finalmente) as quatro horas se passaram, demorei um 10 minutos para preparar toda a receita! E mais uns 35 minutos para assar!

Mas, nem tudo são flores... A primeira tentativa da receita foi um fiasco completo! Havia um erro na receita original (por isso nem estou mencionando a fonte aqui...), dizendo que era 1 xícara de óleo de coco, além de 1/2 xícara de azeite! Enquanto preparava, achei que ia ficar "meio" oleoso, por isso reduzi o óleo de coco pela metade! Mesmo assim ficou horrível!! Aí, mudei tudo: substitui o óleo de coco (que deveria ser "leite de coco" na receita original) por creme de leite leve (1 pacotinho) e o azeite por óleo vegetal (deixa menos sabor). Aí ficou perfeita! Não é uma receita super "light", mas é sem glúten e sem lactose (se optar pelo leite de coco ou creme de leite de soja). Na minha próxima tentativa, vou usar arroz integral para ver como fica (e deixar com mais fibras!).

Embora seja chamado de "Pão", parece mais um bolo salgado. Fica macio e bem neutro! Em um jantar para as amigas, servi acompanhado de uma salada thailandesa, com tiras de pepinos e pimenta dedo de moça! Surpreendeu!!

Pão de Arroz Cru

1 pão médio


  • 1 xícara de chá de arroz cru (de molho por 4 horas e escorrido)
  • 4 ovos
  • 1/2 xícara de óleo vegetal (coco, soja, algodão...) ou azeite extra virgem
  • 1 pacotinho de creme de leite leve (ou creme de leite de soja ou leite de coco - para ser sem lactose)
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de fermento (para bolo)
  • óleo vegetal para untar

Aquecer o forno a 180 graus. Bater todos os ingredientes no liquidificador, menos o fermento. Misturar o fermento e colocar a massa em forma de bolo inglês, untada com óleo. Levar ao forno por 35 a 40 minutos, até dourar e ficar seco por dentro (espete um palito para ver se está seco). Deixe esfriar um pouco e desenforme!

Bon Appetit!

DESAFIO LIGHT: Panqueca Funcional de Banana

Panqueca Funcional de Banana
Antes de falar da receita propriamente dita, gostaria de abordar um tema mais geral e que está bastante em voga atualmente: a Alimentação Funcional.

O termo "funcional" para alimentação vem sendo bastante utilizado - e criticado. Quem critica diz que todo alimento é "funcional", pois tem alguma função nutricional para nosso organismo. Quem defende, diz que o alimento funcional é aquele que traz benefícios nutricionais ao organismo, em comparação a outros alimentos similares industrializados ou processados.
Segundo o site do Ministério da Saúde (clique aqui), Alimentos Funcionais são alimentos ou ingredientes que produzem efeitos benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas.Os alimentos funcionais caracterizam-se por oferecer vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerente à sua composição química, podendo desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, dentre outras.
Posto isso, vamos avaliar a nossa receita de hoje: Panqueca "Funcional" de Banana, que leva (apenas) 3 ingredientes: banana (claro!), ovos e farelo de aveia.
  • Banana: Rica em fibras, potássio, triptofano, fósforo, cálcio, magnésio e vitaminas A, C, B1, B2 e B6, controla a pressão arterial, evita câimbras e dores nos músculos. O Triptofano previne e trata a depressão, pois atua na produção de serotonina (o hormônio do bem estar).
  • Ovo: É um alimento extremamente nutritivo, com baixo valor calórico (70 calorias por unidade) e que gera "saciedade", sendo uma excelente fonte de proteínas (cerca de 6 gramas - ou 8% das necessidades diárias). É rico em ácidos graxos (ômega 3) e possui valores consideráveis de vitamina A, D, E e Complexo B. Também fornece quantidades boas de fósforo, selênio, ferro, iodo, cálcio e zinco.
  • Aveia: Alimento rico em fibras, ajuda a controlar níveis de açúcar no sangue, evitando sobrecarga de glicose e insulina (auxílio no tratamento da Diabetes Tipo 2). Suas fibras (betaglucanas) intensificam a ação imunológica, diminuindo o risco de infecções. Possui também vitaminas e minerais antioxidantes, que reduzem os radicais livres (combate ao envelhecimento das células).
Agora, imaginem todos esses benefícios para o seu organismo em uma mesma receita? É incrível ou não é?? Nossa panqueca é vegetariana (sem carne animal) e sem lactose. Por outro lado, não é vegana (pois leva ovo, de origem animal) e não é indicada para alérgicos a glúten (pois a aveia, apesar de não conter glúten na sua essência, normalmente é processada com outros cereais com glúten aqui no Brasil, o que pode contaminá-la).

Resumindo, é uma receita deliciosa (de verdade), com ingredientes fáceis de encontrar, rápida de preparar e extremamente saudável! Ideal para um lanche ou para uma sobremesa!

Panqueca Funcional De Banana

(4 panquecas)

  • 2 ovos
  • 2 bananas
  • 2 colheres de sopa de farelo de aveia
  • óleo de coco para untar a frigideira
  • rodelas de banana e geleia de frutas vermelhas sem açúcar (opcional)
  • mel (opcional)
Bata no liquidificador os ovos, as bananas e a aveia até ficar homogêneo. Aqueça uma frigideira antiaderente (se necessário unte com o óleo de coco). Com uma concha, faça as panquecas e vire cuidadosamente quando estiverem douradas no lado de baixo. Sirva com rodelas de banana, geleia de frutas vermelhas sem açúcar ou mel.



Versão com rodelas de banana por cima e Geleia de Frutas vermelhas sem açúcar
(servida em um jantar fitness para minhas amigas queridas).
Bon Appetit!