terça-feira, 11 de abril de 2017

DESAFIO LIGHT: Panqueca Funcional de Banana

Panqueca Funcional de Banana
Antes de falar da receita propriamente dita, gostaria de abordar um tema mais geral e que está bastante em voga atualmente: a Alimentação Funcional.

O termo "funcional" para alimentação vem sendo bastante utilizado - e criticado. Quem critica diz que todo alimento é "funcional", pois tem alguma função nutricional para nosso organismo. Quem defende, diz que o alimento funcional é aquele que traz benefícios nutricionais ao organismo, em comparação a outros alimentos similares industrializados ou processados.
Segundo o site do Ministério da Saúde (clique aqui), Alimentos Funcionais são alimentos ou ingredientes que produzem efeitos benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas.Os alimentos funcionais caracterizam-se por oferecer vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerente à sua composição química, podendo desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, dentre outras.
Posto isso, vamos avaliar a nossa receita de hoje: Panqueca "Funcional" de Banana, que leva (apenas) 3 ingredientes: banana (claro!), ovos e farelo de aveia.
  • Banana: Rica em fibras, potássio, triptofano, fósforo, cálcio, magnésio e vitaminas A, C, B1, B2 e B6, controla a pressão arterial, evita câimbras e dores nos músculos. O Triptofano previne e trata a depressão, pois atua na produção de serotonina (o hormônio do bem estar).
  • Ovo: É um alimento extremamente nutritivo, com baixo valor calórico (70 calorias por unidade) e que gera "saciedade", sendo uma excelente fonte de proteínas (cerca de 6 gramas - ou 8% das necessidades diárias). É rico em ácidos graxos (ômega 3) e possui valores consideráveis de vitamina A, D, E e Complexo B. Também fornece quantidades boas de fósforo, selênio, ferro, iodo, cálcio e zinco.
  • Aveia: Alimento rico em fibras, ajuda a controlar níveis de açúcar no sangue, evitando sobrecarga de glicose e insulina (auxílio no tratamento da Diabetes Tipo 2). Suas fibras (betaglucanas) intensificam a ação imunológica, diminuindo o risco de infecções. Possui também vitaminas e minerais antioxidantes, que reduzem os radicais livres (combate ao envelhecimento das células).
Agora, imaginem todos esses benefícios para o seu organismo em uma mesma receita? É incrível ou não é?? Nossa panqueca é vegetariana (sem carne animal) e sem lactose. Por outro lado, não é vegana (pois leva ovo, de origem animal) e não é indicada para alérgicos a glúten (pois a aveia, apesar de não conter glúten na sua essência, normalmente é processada com outros cereais com glúten aqui no Brasil, o que pode contaminá-la).

Resumindo, é uma receita deliciosa (de verdade), com ingredientes fáceis de encontrar, rápida de preparar e extremamente saudável! Ideal para um lanche ou para uma sobremesa!

Panqueca Funcional De Banana

(4 panquecas)

  • 2 ovos
  • 2 bananas
  • 2 colheres de sopa de farelo de aveia
  • óleo de coco para untar a frigideira
  • rodelas de banana e geleia de frutas vermelhas sem açúcar (opcional)
  • mel (opcional)
Bata no liquidificador os ovos, as bananas e a aveia até ficar homogêneo. Aqueça uma frigideira antiaderente (se necessário unte com o óleo de coco). Com uma concha, faça as panquecas e vire cuidadosamente quando estiverem douradas no lado de baixo. Sirva com rodelas de banana, geleia de frutas vermelhas sem açúcar ou mel.



Versão com rodelas de banana por cima e Geleia de Frutas vermelhas sem açúcar
(servida em um jantar fitness para minhas amigas queridas).
Bon Appetit!


Nenhum comentário:

Postar um comentário