segunda-feira, 7 de abril de 2014

DESAFIO: Ceviche Colorido de Salmão

Ceviche Colorido de Salmão
Imaginem o dilema de uma cozinheira que tem um marido alérgico a qualquer tipo de peixe ou frutos do mar (inclusive passa mal com o cheiro de peixe) e um filho que adora sushi, sashimi, salmão ou atum grelhados, camarão...

Aí, encontrei um jeito: quando o Alê vai dar aulas à noite, eu preparo alguns pratos com peixe! Mas nada que deixe cheiro na casa... Por isso, o Ceviche é perfeito: fácil e rápido de fazer, não é cozido e, portanto, não deixa a casa cheirando peixe!!

Ceviche é um prato típico do Peru, feito à base de peixe cru e vários temperos que ajudam a "cozinhar" a carne, como cebola, limão, sal...

Comprei uma posta bem bonita de salmão no Natural da Terra (um pouco caro, R$ 50 o quilo) e o atendente tirou a pele escura (o que facilita ainda mais o preparo do prato).

A receita foi inspirada na minha amiga Roberta, do Veleiro Maremio, que preparou um Ceviche delicioso em um domingo na Ilha da Cotia, feito com peixe branco (não me lembro o tipo...). Mas o que me chamou a atenção na receita foi o colorido que ela deu ao prato, acrescentando pimentão amarelo e vermelho, além do coentro picado!

O trabalho que esta receita dá é picar os ingredientes: além do salmão (picado em pedaços médios), pimentão vermelho, pimentão amarelo, cebola roxa, cebolinha verde e dill (ou endro, uma erva fresca e aromática!).

Além das ervas, coloquei também suco de limão siciliano (mais suave que o tahiti), azeite extra virgem, pimenta rosa, sal e pimenta do reino!

Para servir, uma guarnição verde (alface ou acelga) e fatias de pão branco, bem crocante! Ficou maravilhoso!!

E o mais interessante é que, no mesmo dia, assisti ao programa do Oliver Anquier visitando a América Latina e mostrando o mais famoso restaurante de Ceviche do mundo, o Chez Wong, em Lima, Peru! O peixe, um enorme linguado do Pacífico, chega diariamente e é preparado na frente dos clientes, que lotam a pequena garagem para ver o emblemático chef e provar o famoso ceviche! Além do peixe, leva também pedaços de polvo cozido, muito limão, cebola roxa, sal, pimenta e... só!! Pode ser o mais famoso ceviche do mundo, mas a minha versão "colorida" pareceu mais apetitosa!! rs

O "Melhor Ceviche do Mundo", do Chez Wong - Lima/Peru (foto do Paladar)

Ceviche Colorido de Salmão

(4 porções)


  • 400 gr de salmão limpo e sem pele
  • 1 cebola roxa picada
  • 1/2 pimentão vermelho
  • 1/2 pimentão amarelo
  • suco de 1/2 limão siciliano
  • 1/2 xícara de azeite extra virgem
  • sal a gosto
  • pimenta rosa em grãos a gosto
  • dill fresco picado a gosto
  • folhas de acelga picadas para acompanhar
  • pão fresco para acompanhar

Pique o salmão em pedaços pequenos (cerca 1 cm). Tempere com o sal, pimenta rosa, azeite e suco de limão siciliano. Pique a cebola roxa, coloque em um pote de vidro, cubra com água e leve ao microondas por 1 minuto. Coe a água e jogue água fria. Coloque a cebola no salmão. Junte também os pimentões picados e o dill. Misture tudo e reserve na geladeira. Arrume as folhas de acelga picadas em um prato grande ou em pratos individuais. Coloque o salmão sobre a acelga e sirva imediatamente. Para acompanhar, rodelas de pão fresco!



Ceviche Colorido do Salmão by Desafios Gastronômicos