terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

DESAFIO: Bolo de "Pão de Mel", com textura de bolo e sabor de pão de mel

Bolo de Pão de Mel by Desafios Gastronômicos
Minha família tem um pequeno apiário em um sítio na cidade de Juquitiba, há 80 km de São Paulo... A cada seis meses, recebemos uma pequena produção, dividida irmãmente entre a família! Mas mesmo pequena e mesmo dividida, ainda sim temos mais potes de mel em casa que conseguimos consumir da forma tradicional (uma colher para adoçar o suco, outra para comer com banana e granola ou ainda em um chá quente, quando alguém está com dor de garganta ou gripe...). Mas o mel é um ingrediente muito mais versátil que isso! E merece receber mais atenção!!

Há algum tempo testei (e aprovei) uma receita de Bolo de Chocolate com Mel que ficou muito boa, mas o sabor do mel acabou apagado pela intensidade e a força do chocolate!

O que eu queria agora era um bolo REALMENTE de Mel! Encontrei algumas receitas de Pão de Mel (que eu também adoro), mas não queria "trabalhar" com chocolate para fazer a cobertura, ainda mais no dia quente em que estávamos!

Depois de alguma procura, encontrei no meu "jurássico" livro A Alegria de Cozinhar (presente de minha mãe quando me casei pela primeira vez, há muitos e muitos anos... rs) uma receita de Pão de Mel com nozes e avelãs, coberto de glacê... Perfeito!

É uma receita fácil de fazer e o resultado foi surpreendente! Sabor de pão de mel (a receita também leva café forte!) e textura macia e fofinha de bolo, com pequenos pedaços crocantes de nozes e avelãs!! E a cobertura de glacê (feita com açúcar confeiteiro e leite), finalizou perfeitamente o bolo, de forma simples e rápida! O charme ficou por conta do formato: losangos!! Gerou uma certa "perda" de partes do bolo (que eu fui "beliscando" enquanto finalizava o bolo, rs), mas ficou bem legal!

Para uma sobremesa diferente, sirva os losangos com uma bola de sorvete de baunilha! Fica divino!! Ah! E o nome desta receita? Bolo de Pão de Mel: textura de bolo, sabor de pão de mel!! rs

Bolo de Pão de Mel

12 porções

  • 1/2 xícara de açúcar
  • 50 gr de margarina
  • 1/2 xícara de mel
  • 1 ovo
  • 1/2 xícara de nozes e avelãs picadas
  • 1/2 xícara de café bem forte e frio
  • especiarias a gosto (noz moscada, canela, cravo em pó...)
  • 1 colher de sopa rasa de fermento em pó
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 6 colheres de sopa de açúcar confeiteiro
  • 3 colheres de sopa de leite

Aqueça o forno a 180 graus e unte uma forma retangular pequena. Bata com a batedeira o açúcar e a margarina até virar um creme. Junte o mel e bata mais. Adicione o ovo e continue batendo. Acrescente a farinha peneirada, o fermento e as especiarias, alternando com o café. Por último, misture as nozes. Leve ao forno por 30 minutos, ou até ficar dourado e assado (teste com o palito, se sair limpo, está pronto).

Prepare o glacê, misturando o açúcar confeiteiro e o leite. Espere o bolo esfriar um pouco, desenforme e coloque o glacê. Espere secar bem e corte o bolo em losangos.




Bolo de Pão de Mel by Desafios Gastronômicos