quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

DESAFIO: Uma versão "naked" do tradicional Floresta Negra

Há perguntas que fazemos nesta vida e que já sabemos a resposta... Mesmo assim, continuamos insistindo! rs... Quando chega o aniversário do Erik, meu filho, sempre pergunto que bolo ele quer e a resposta é sempre a mesma: Bolo de Cenoura ou Floresta Negra!

Como o Bolo do ano passado foi um Bolo de Cenoura (repaginado, com 2 andares, cobertura de chocolate e cenouras de açúcar - para dar uma "cara de festa" no coitado... rs), só me sobrava fazer o Floresta Negra... Mas, como não gosto muito de repetir receitas, era hora de pensar em uma versão diferente do bolo de chocolate, recheado de chantilly e coberto com raspas de chocolate e cerejas...

O Bolo de Cenoura do aniversário passado e a versão Tradicional do Floresta Negra
 A mudança ficou por conta da montagem: dividi a massa em duas formas redondas e, na hora de montar, cortei cada bolo na metade e montei um bolo com quatro camadas! O recheio, chantilly (feito com creme de leite fresco) e cerejas em calda cortadas ao meio, ficou aparente... A massa foi umedecida com a calda da cereja (este é o "pulo do gato" para o bolo ficar ainda mais úmido e saboroso). A cobertura foi feita com raspas de chocolate meio amargo (utilizando um peeler de legumes), cerejas inteiras e açúcar confeiteiro para finalizar!

Ficou super vistoso, mas alto demais, rs... Parecia um prédio! Na hora de cortar, as fatias eram enormes, mas ficou tão gostoso que ninguém reclamou!! De qualquer forma, o melhor é utilizar 2 formas redondas um pouco maiores no diâmetro, para a massa ficar mais fina e o bolo, um pouquinho mais baixo e mais largo! A receita a seguir já corrige este ponto!

Bolo Naked de Floresta Negra

(1 bolo para 12 pessoas)

Para a massa
  • 100 gr de margarina
  • 2 xícaras de açúcar
  • 3 gemas
  • 3 claras em neve
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 4 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1 xícara de leite
  • gotas de essência de baunilha
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
Para o recheio
  • 1000 ml de creme de leite fresco
  • 2 colher de sopa de açúcar de confeiteiro
  • essência de baunilha a gosto
  • cerejas em calda picadas a gosto
  • 200 ml da calda das cerejas
Para a cobertura
  • raspas de chocolate meio amargo
  • cerejas em calda inteiras
  • açúcar de confeiteiro para polvilhar (eu esqueci de colocar!! rs)
Prepare a massa: Aqueça o forno a 180 graus. Unte duas formas redondas de 25 cm com farinha e margarina. Bata as claras em neve e reserve. Bata a margarina e o açúcar, até virar um creme, junte as gemas, a essência de baunilha e bata até incorporar. Peneire a farinha, o fermento, o cacau em pó e o sal. Vá alternando as farinhas com o leite dentro da massa. Por último, misture delicadamente com uma espátula as claras em neve. Divida a massa nas duas formas e leve para assar por 45 minutos, ou até ficar assado (cuidado para não abrir o forno durante o cozimento, pois o bolo pode murchar no centro, se ainda não estiver totalmente assado). Retire do forno, deixe esfriar e desenforme. Se possível, deixe na geladeira antes de cortar e rechear com chantilly.

Prepare o chantilly: Deixe o creme de leite 30 minutos no freezer. Utilizando uma batedeira, bata o creme de leite em velocidade alta, misturado ao açúcar confeiteiro e essência de baunilha. Quando estiver bem espesso, desligue e reserve na geladeira.

Prepare a cobertura de chocolate: com a ajuda de um peeler de legumes, faça lascas em uma barra grossa de chocolate (compre a barra de 1 kg). Com cuidado, coloque em uma travessa e leve para a geladeira.


Monte o bolo: Corte cada massa na metade (serão 4 partes). Coloque uma das partes na base, regue com 6 colheres de calda, cubra com chantilly e cerejas picadas. Cubra com outra metade, pressione levemente para distribuir o chantilly na camada de baixo (sem apertar muito, para não "vazar" chantilly - lembre-se que o bolo é pelado e deve estar com "tudo em cima"... rs). Coloque a calda, chantilly e cerejas. Cubra com a terceira parte e repita o processo. Após colocar a última parte, coloque a calda, cubra com chantilly e finalize com as raspas de chocolate, cerejas inteiras e açúcar confeiteiro. Deixe na geladeira até a hora de servir!

Bolo Naked Floresta Negra by Desafios Gastronômicos

Feliz Aniversário, Erik! Espero que você tenha curtido o seu bolo!!



Um comentário:

  1. Bia, que bolo mais lindo! Tenho certeza que ninguém vai reclamar da altura da fatia (eu não iria, hihihi!). Felicidades mil para seu filhão! Eu também quero me aventurar a fazer um naked cake, vamos ver como me saio... Beijos mil!
    Fabiola

    ResponderExcluir