quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

DESAFIO: Uma Salada Caprese, à minha moda

Salada Caprese, Alface e Molho de Balsâmico e Mel
Tem receitas que são perfeitas por sua simplicidade! A Salada Caprese - mussarela de búfala, tomates e manjericão é uma delas! Aliás, os italianos foram brilhantes! Esta combinação de queijo, tomates e manjericão é simplesmente mágica!

Sem grandes criatividades, invenções ou mudanças, fiz uma versão um pouco diferente da Salada Caprese, mas sem perder a sua essência! A mussarela de búfala (que estava pela "hora da morte" e só tinha na versão "bolota grande") foi substituída por bolinhas de mussarela normal (que também vem em um saquinho com água)... Os tomates tradicionais viram uma versão mini e adocicada, os tomatinhos grape, que eu adoro! E entrou um ingrediente novo, para dar crocância, sem alterar a combinação de sabores: uma "cama" de alface americana! O molho deu o toque especial: Balsâmico com Mel (o preferido da galera aqui em casa!). Servida em um Jantar Italiano, fez o maior sucesso!!

Salada Caprese, Alface e Molho de Balsâmico e Mel

(6 porções)


  • 1 alface americana pequena
  • 1 caixinha de tomates grape
  • 1 saquinho de mini mussarela (que vem na água, como a mussarela de Búfala)
  • folhas frescas de manjericão
  • 1/2 xícara de azeite extra virgem
  • 2 colheres de sopa de aceto balsâmico
  • 1 colher de sopa de mel
  • sal e pimenta do reino a gosto
Lave a alface, os tomatinhos e o manjericão. Disponha as folhas de alface em uma travessa grande e coloque por cima os tomatinhos, as mussarelas e finalize com as folhas de manjericão.

Prepare o molho misturando o azeite, o balsâmico, o mel, sal e pimenta, batendo bem até engrossar.

Sirva a salada com o molho a parte, para cada convidado se servir à vontade!


Salada Caprese com Alface e Molho de Balsâmico e Mel - by Desafios Gastronômicos

DESAFIO: Bife de Chorizo Marinado com Azeite, Limão Siciliano e Tomilho

Bife de Chorizo Marinado no Azeite, Limão Siciliano e Tomilho
Carne vermelha não é meu ingrediente predileto, mas fiquei louca para provar um prato que a Nigella fez em seu programa sobre culinária italiana (Nigellissima), uma carne grelhada e marinada no azeite, limão e tomilho fresco, após ser grelhado! Marinar depois de cozido ou grelhado era uma novidade total para mim!

O desafio começou na escolha da carne... Não podia ser um bife comum de contra filet que normalmente encontramos nas bandejas do supermercado! Deveria ser um bife grosso, com gordura na quantidade certa e muito macio, para ser servido mal passado! E eu tive sorte: encontrei, no Walmart, um corte especial da Swift, o Bife de Chorizo, que era exatamente o que eu queria!
O bife de chorizo é sem osso e o corte é feito na área externa do ''lomo'' do animal que são meio que as costas. Com osso é chamado de bife angosto e é cortado na parte de trás, já o ancho é da parte da frente do boi-vaca ou uma versão nacional do contra filé.
Site: Buenos Aires para Chicas
Os cortes argentinos de carne
O Bife de Chorizo
Conhecer bem cortes de carne vermelha é um desafio! Mas, um pouco de informação (e um bom açougueiro), nos ajudam a encontrar a carne certa para a receita certa! E vice versa! Descobri um site que explica bem os vários tipos de carne e seus usos: Clique aqui para ver também.

O corte e a qualidade da carne são fundamentais neste prato: precisa ser alta, macia, saborosa, gordura na medida certa... É o "pulo do gato" desta receita deliciosa! E eu tive sorte: a carne da Swift (e isso não é um post patrocinado! rs) estava maravilhosa, e pronta para usar! Foi só aquecer a grelha e pronto! Virei freguesa!

O molho de marinada também ficou perfeito: azeite extra virgem, o azedinho do limão siciliano, o perfume do tomilho (colhido da minha hortinha de temperos) e o defumado do sal (marca Bombay)... Simples e incrivelmente saboroso! Eu acabei excluindo o alho cru, por ter um sabor bem forte e, na minha opinião, não fez falta! Mas para quem é fã de alho, é só seguir a receita original da Nigella! O sal defumado também foi "criação" minha e ficou ótimo!

Para acompanhar esta carne especial, algumas opções: salada verde, batatas fritas com alecrim, legumes grelhados, cebolas assadas na manteiga... Ou simplesmente umas fatias de pão francês fresco, em uma versão mais "boteco"!

O prato fez um sucesso incrível aqui em casa e já está entre as minhas receitas "queridinhas". E olha que eu nem costumo comer carne vermelha (o mesmo não posso dizer dos demais membros da família!! rs). Além de super saboroso, tem um jeito muito charmoso de ser servido! Bon Appetit!

Bife de Chorizo Marinado com Azeite, Limão Siciliano e Tomilho

(4 porções)


  • 4 bifes de chorizo (corte especial de contra filet) com 250 gr cada e 1,5 cm de altura
  • azeite para pincelar os bifes
  • 1 colher de sopa de tomilho fresco
  • 1 dente de alho amassado (opcional)
  • suco de 1 limão siciliano (se for muito grande, use meio)
  • 1 colher de chá de sal defumado (se não tiver, pode ser o normal)
  • 1/2 xícara de azeite extra virgem
  • pimenta do reino moída na hora a gosto

Aqueça uma grelha de fundo grosso. Pincele a carne com um pouco de azeite e leve para grelhar por 4 minutos. Vire e grelhe mais 1 minuto (se quiser mal passado) ou por 2 minutos (se quiser ao ponto).
Misture o tomilho, limão, sal, azeite e pimenta em um pirex (onde caibam os 4 bifes). Transfiram os bifes grelhados para a marinada e deixe tomar gosto por 3 minutos de cada lado. Em uma tábua, corte os bifes em fatias diagonais e retorne a marinada. Sirva imediatamente.



Bife de Chorizo Marinado com Azeite, Limão Siciliano e Tomilho