domingo, 17 de novembro de 2013

DESAFIO: Preparar um Jantar com sotaque alemão

Jantar Alemão
Quando combinei com um grupo de amigos um "jantar temático" aqui em casa, sugeri duas opções: Comida Alemã ou Mexicana! E o Jantar Alemão ganhou por 3 votos a 1! Uma lavada sobre os mexicanos! rs

Embora eu adore comer e preparar pratos da cozinha mexicana, a "vitória" alemã me deu um prazer especial: afinal, era a oportunidade de cozinhar com toda a inspiração que minhas origens germânicas poderiam me trazer... Lembrei-me de todas as histórias que minha avó Margot nos contava quando crianças sobre a nossa família, sobre as guerras... Lembrei-me das duas visitas que fiz à nossa cidade natal, Darmstadt, onde está o prédio da família, construído no século XIX. Sobreviveu intacto aos ataques de bombas das duas Grandes Guerras Mundiais que arrasaram a Alemanha... Lá moraram minhas tias-tataravós Annel e Selma. Tante Annel faleceu solteira aos 50 anos (dizem que, por ser muito bonita, era também muito exigente e acabou rejeitando todos os seus inúmeros pretendentes) e Tante Selma, sua irmã mais nova, que viveu neste prédio toda a sua vida (faleceu bem idosa), sobrevivendo à Primeira Guerra, quando perdeu seu marido e à Segunda Guerra, quando perdeu seu único filho... Minha avó Margot era sobrinha delas e tanto os objetos quanto as histórias foram passando de geração para geração... Até chegar aqui!

Atualmente o prédio foi remodelado internamente para acomodar diversas famílias (cada andar virou um apartamento completo).

O prédio da família Fourier em Darmstadt, Alemanha
Annel e Selma Fourier
Minha avó, Margot
Todas estas reminiscências e buscas pelo "passado" surgiram quando pensei na decoração do meu Jantar Alemão... Mais do que o cardápio típico, eu queria "contar uma história", com objetos autênticos. E lá fui eu pedir as canecas e jarras antigas do meu pai para fazer a decoração da mesa! Eu sabia que ele iria me fazer mil recomendações de cuidado, com toda razão... Afinal, parte da história da nossa família é contada por meio destes objetos!

A decoração das mesas procurou ressaltar os objetos antigos, mesclados com potes recheados de conservas (da marca Hemmer, com tempero totalmente alemão), pequenas porções de manteiga e mostarda e, no centro, uma linda cesta repleta de Bretzels (ou, como dizem os americanos, Pretzels). Para iluminar, além de velinhas, dois lampiões vermelhos que adquiri para o Piquenique do Dia das Crianças mas que ajudaram muito bem a compor uma atmosfera aconchegante que eu queria transmitir!



O cardápio, bem típico, foi todo escrito em alemão, para desespero completo dos convidados! rs

Foi divertido ver todo mundo tentando adivinhar os pratos pelos nomes complicadíssimos! Mas o mais divertido para mim foi descobrir como seria o nome do blog traduzido para o alemão! Estão preparados?? GASTRONOMISCHE HERAUSFODERHUNGER! (esqueçam... é simplesmente impronunciável!)

O Jantar Alemão


  • Preztels (Bretzels)
  • Salsichões Branco e Vermelho (Weisswurst und Cervelawurst)
  • Chucrute (Sauerkraut)
  • Goulasch
  • Purê de Batatas (Karttofelpüree)
  • Macarrão na Manteiga para as crianças (Noodles mit Butter für Kinder)



  • Café moído na hora - Café D´outono (Herbstkaffee)


O café foi trazido por um dos amigos, que tem uma fazenda cafeeira em Minas! Que delícia tomar um café cujo grão foi moído na hora! Perfeito para acompanhar o Stollen e o Strudel!

E assim, cumpri mais um Desafio delicioso e compartilhei com meus amigos e minha família momentos incríveis!! Espero também que eles tenham gostado da lembrancinha do evento: Mini Stollen para degustarem depois, em casa! Guten Appetit!!


Mini Stollen - lembrancinhas do jantar para os convidados!