sexta-feira, 15 de novembro de 2013

HOME CHEF de Novembro: Sueli Gomes

Quando recebo um email de um (a) leitor (a) contando que se inspirou nos Desafios para preparar uma receita, ou uma festa, ou um jantar e que foi um sucesso, sinto que todo o trabalho que tenho para produzir este blog vale muito a pena!! Inspirar as pessoas a terem momentos felizes nas suas casas, com suas famílias e amigos não tem preço! E é exatamente o que vivencio quando preparo um evento aqui em casa, por mais simples que seja. Toda a dedicação, carinho e vontade de agradar o outro faz bem a alma... Dá sentido à vida... 

E um destes emails inspiradores veio da Sueli Gomes... Eu já a "conhecia" virtualmente por conta do nosso Concurso Cultural (clique aqui para ver)... Ela foi uma das participantes e ganhadoras, com o Desafio do Crumble, que fez em sua estadia nos Estados Unidos! E agora descobri, conversando mais com ela que, de alguma forma, os Desafios a ajudaram a preencher o tempo livre e a matar a saudade do nosso querido Brasil! 

Quando retornou dos EUA, resolveu preparar um almoço para amigas de longa data e se esmerou na produção: cardápio bem elaborado (e impresso!!), mesa com decoração caprichada (com identificação das convidadas!!), lembrancinhas (personalizadas!!) E um gesto de carinho que me emocionou demais: ela me enviou um texto com fotos sobre o evento, finalizando-o com uma foto de todo o grupo, e ela vestindo o avental dos Desafios! Todo este trabalho só para me deixar feliz!! Demais!! Vejam como foi o evento:




Isso me fez refletir sobre o público leitor dos Desafios e sobre mim mesma... O que nós somos, afinal?? O que temos em comum, que nos fez formar esta grande comunidade que hoje já soma mais de 60.000 seguidores?? Não somos cozinheiros profissionais nem chefs de cozinha... Mas também não somos apenas "donas (os) de casa":  pois queremos mais do que simplesmente cozinhar no dia a dia... Somos "polos agregadores" da família e dos amigos quando inventamos um evento ou uma comemoração ou preparamos uma refeição especial... Somos "artistas" quando caprichamos em uma receita ou na decoração da mesa e da casa... Somos "cientistas" quando testamos novas receitas, investigamos novos ingredientes, experimentamos novas formas de preparo... Ás vezes com muito sucesso, às vezes nem tanto... E somos, acima de tudo, aprendizes e autodidatas, sempre pesquisando, sempre querendo aprender mais sobre o tema que nos apaixona... Aí fiquei matutando: como consolidar tudo isso em um único conceito, uma única terminologia?? 


Surgiu, então, o conceito de "Home-Chef", para denominar todas estas pessoas maravilhosas que fazem coisas incríveis para suas famílias e amigos pelo puro prazer de cozinhar e receber bem!! E surgiu a ideia também de criar, no blog, a seção "Home-Chef do Mês", para homenagear estas pessoas!

Vejam como foi a reação da Sueli quando soube que era a Home Chef de Novembro:
"Alô Bia,

Nossa, não posso nem dizer como estou feliz e orgulhosa por ser escolhida para a Home Chef de Novembro!
E pensar que tudo isso começou porque um dia, numa das minhas imensas tardes livres nos EUA, achei o "Desafios Gastronômicos" e comecei a sonhar que poderia sair da mesmice e fazer com que os encontros com familiares e amigos se tornassem em algo especial.

O almoço com as amigas foi a minha primeira experiência. Programei tudo com muito cuidado e foi um momento mágico!

Agora estou programando um almoço de Ação de Graças com meus familiares.

Ainda estou muito longe de fazer reuniões como as suas, mas estou muito animada. Obrigada pelo incentivo!"

Saiba mais sobre a nossa "Home-Chef":

  • Nome: Sueli  Fernandes Pereira Gomes
  • Local onde mora: Rio de Janeiro, no bairro do Grajaú
  • O que mais curte na gastronomia:  Preparar receitas novas e ficar na expectativa que ficarão divinas! (nem sempre isso dá certo)
  • O que mais gosta de cozinhar: Adoro fazer sobremesas (isso explica o meu aumento de peso)
  • Um desafio que cumpriu com sucesso: uma cheesecake de chocolate branco que fiz no último final de semana. Achei a receita meio estranha, porque o creme de leite fresco era fervido com o chocolate, mas fiz assim mesmo.  No final ficou ótima. Valeu a pena não desistir daquela receita.
O Cheesecake de Chocolate Branco da Sueli (veja a receita abaixo!)
  • Um desafio que pretende fazer: Sempre imaginei fazer uma reunião com pratos típicos de diversos países. Tenho testado receitas de diversos lugares (algumas muito boas outras nem tanto) mas ainda não consegui realizar esse desejo.
  • Dicas para os outros Home-Chefs: Algumas pessoas nascem com talentos especiais para cozinhar ou para decorar com perfeição uma mesa. Eu não nasci com nenhum desses talentos, muito pelo contrário, mas descobri que com o incentivo certo e com um carinho especial pelas pessoas que estarão conosco à mesa, daremos sempre o nosso melhor.
Sueli, muito obrigada por compartilhar conosco sua história, suas experiências e seus anseios! 

E segue agora a receita "desafiadora" da nossa Home Chef (será que foi pura coincidência ou a Sueli usou esta cobertura estonteante de cerejas só para me deixar feliz?? rs)

Cheesecake de Chocolate Branco

  • 200g de biscoito de leite triturado
  • 3 colheres (sopa) de manteiga sem sal
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
  • 170g de chocolate branco picado
  • 2 embalagens de Cream Cheese Philadelphia (300g)
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 3 ovos
  • 2 xícaras (chá) de frutas vermelhas
  • 4 cravos-da-índia

Modo de Preparo

Em uma tigela, misture os biscoitos com a manteiga derretida até formar uma farofa. Forre o fundo de uma forma de aro removível e reserve. Leve o creme de leite ao fogo, quando ferver junte o chocolate e mexa até derreter completamente. Bata, na batedeira, o Cream Cheese Philadelphia com uma e meia xícara (chá) de açúcar e os ovos. Junte à mistura de chocolate, coloque na forma sobre a massa de biscoito e leve para assar em forno preaquecido em temperatura média-baixa por 50 minutos. Deixe esfriar e leve à geladeira por 3 horas. Em uma panela coloque o açúcar restante, as frutas vermelhas e os cravos. Leve ao fogo, mexendo de vez em quando até formar uma calda grossa e deixe esfriar. Coloque a calda sobre o cheesecake desenformado. Corte em fatias e sirva.

Não fiz a cobertura da receita; usei a cobertura em lata da foto!