domingo, 20 de outubro de 2013

DESAFIO: Pão de Linguiça da Márcia

Eu costumo receber muitas receitas de leitoras e leitores para que eu teste aqui no blog! Infelizmente, não consigo fazer todas, mas, sempre que possível, procuro testá-las! Foi assim com esta receita de Pão de Linguiça, feito no liquidificador! Quem a enviou foi a Márcia, prima do meu marido! Não temos muito contato pessoalmente, mas os Desafios e o Facebook nos aproximaram! A receita da Márcia me chamou muita atenção, principalmente por usar fermento fresco e não precisar descansar! Eu nunca vi isso!!! rs
Preparei metade da receita da Márcia e o resultado foi um pão de tamanho médio, feito em forma de bolo retangular, com cubinhos crocantes de calabresa na cobertura e uma massa muito macia com sabor de ervas frescas! Uma grata surpresa!

Só preciso confessar uma coisa: não tive coragem de não deixar crescer! rs... Antes de assar, deixei a massa descansar por 1 hora! Mas a Márcia garante que ela cresce direto no forno! Se você quiser arriscar... rs

Pão de Linguiça da Márcia 

(1 forma média)

  • 375 ml de leite morno
  • 10 gr de fermento seco (ou 2 tabletes do fresco)
  • 2 colheres de sopa rasas de açúcar
  • 2 ovos
  • 1 clara
  • 1/2 xícara de óleo
  • 1/2 colher de sopa de sal
  • 500 gr de farinha de trigo
  • 1 linguiça calabresa grande, picada (ou uma linguiça portuguesa)
  • ervas frescas picadas (tomilho, salvia, manjericão, alecrim, orégano...)

Aqueça levemente o leite. Dissolva o fermento com o açúcar em metade do leite e deixe descansar por uns 10 minutos. Separe as gemas e as claras. Bata no liquidificador as claras (3) e o óleo. Junte o leite (sem fermento), as gemas e o sal. Bata até espumar. Coloque a farinha em uma travessa e junte o líquido do liquidificador, o leite com fermento e as ervas e misture à farinha até ficar homogêneo (fica uma massa grudenta). Misture metade da linguiça calabresa à massa. Unte uma forma retangular média com óleo e coloque a massa, espalhando bem. Coloque o restante da calabresa picada por cima e deixe descansar por 1 hora em local protegido. Aqueça o forno e leve para assar por 30 a 40 minutos, até crescer e dourar bem a superfície!




Variação: pode-se colocar metade da massa na forma, cobrir com a calabresa cortada em rodelas e cobrir com o restante da massa. Já testei e ficou bom também! Sirva com azeite extra virgem! É um antepasto ou uma entrada deliciosa! Obrigada, Márcia! Receita aprovadíssima!!






DESAFIO: Panetone, feito por mim!

Panetone by Desafios Gastronômicos
Sempre fui fanática por Panetone! Quando era criança, esperava ansiosa pela chegada do Natal e um dos motivos era que os supermercados ficavam cheios de panetones para vender! E o melhor: era possível "estocar" os panetones após o Natal, e consumi-los até março do ano seguinte!! Minha marca preferida sempre foi a Bauducco, com seu panetone bem moreninho por fora e super macio e saboroso por dentro! E nada de variações, tem que ser o Panetone tradicional, cheio de frutas cristalizadas e passas!

Encontrei várias histórias sobre a origem do Panetone, mas a que mais gostei, por ser a mais romântica é essa: um jovem nobre de Milão chamado Toni se apaixonou por uma plebeia, a filha do padeiro da vila. Para conquistar a moça, o jovem se disfarçou de ajudante de padeiro e se empregou na padaria do pai. Certa vez, para impressionar o padeiro, o jovem criou um tipo de pão diferente, com massa levemente adocicada, repleto de frutas cristalizadas e textura macia, graças à sua fermentação natural... O sucesso foi tanto que, além de conquistar o pai e a filha, o pão doce ficou conhecido como Pane di Toni ou Panetone e virou uma tradição do Natal!

No Brasil, a receita do Panetone foi trazida por Carlo Bauducco, um imigrante italiano que percebeu que não havia panetone no Brasil e resolveu abrir uma doceria. Hoje a Bauducco está na terceira geração e possuem um negócio de 700 milhões de dólares! Para saber mais sobre a interessante e empreendedora história dos Bauducco, leia a reportagem da Isto É Dinheiro!

Nunca me animei muito a fazer alguma receita de Panetone por achar que era difícil (vejam esta receita que demora dias para ser feita, com fermentação natural... rs), ou ainda que necessitava de equipamentos especiais e, por último, que nunca chegaria aos pés do panetone da Bauducco! rs

Quando vi a receita de Panetone no livro Illustrated Baking (minha Bíblia da Confeitaria! rs) me animei! Receita bem explicada, com uma massa fortificada (a base de leite, ovos e manteiga), sovada duas vezes, e utilizando uma forma normal de 20 cm de diâmetro forrada com papel manteiga (bem alto)! Bem factível!!

Minha primeira tentativa foi bem promissora: a massa cresceu, o pão ficou bem macio, as frutas ficaram bem distribuídas e o panetone ficou douradinho por fora e macio por dentro... Mas o sabor não era de panetone!! Embora tenha colocado essência de baunilha e raspas de laranja como indicava a receita, algo ficou faltando! Resolvi então comprar a essência de panetone (na Chocolândia) e testar novamente a receita, substituindo a essência de baunilha... Senti-me um pouco "trapaceira", mas duvido que a Bauducco não usa uma essência deste tipo! rs...

Pesquisando mais sobre a tal "essência de panetone", encontrei uma receita para fazê-la em casa: uma redução de licor de laranja, canela em pau, cravo, baunilha, noz moscada e casca de limão. Da próxima vez, tentarei a versão "caseira", pois a essência comprada pronta deixou o pão com um sabor um pouco artificial, com gosto de remédio no final... Eita desafio difícil esse, viu??

Se quiser tentar fazer o seu próprio Panetone e surpreender a família, segue a receita! Não é um "bicho de sete cabeças", não, viu? Mas vou ser sincera: o resultado é bom, mas o Panetone da Bauducco é insuperável!! rs

Panetone

(1 grande - cerca de 1kg)

  • 10gr de fermento seco biológico
  • 250 ml de leite 
  • 50 gr de açúcar
  • 2 ovos grandes batidos
  • 500 gr de farinha de trigo
  • 90 gr de manteiga derretida
  • 2 gr de sal
  • 2 ml de essência de baunilha ou essência de panetone
  • 200 gr de frutas secas (frutas cristalizadas, passas escuras)
  • raspas de 1 laranja
  • ovo batido para pincelar
Ingredientes do Panetone (sem as frutas cristalizadas)
Aqueça levemente o leite até ficar morno. Dissolva o fermento e deixe descansar por uns 5 minutos. Coloque a farinha, o açúcar e o sal em uma tigela grande. Misture a manteiga, os ovos e a essência de panetone ao leite com fermento. Vá colocando o líquido aos poucos e misturando com a farinha (use as mãos). Coloque em uma bancada salpicada com farinha e comece a sovar com as mãos (junte mais farinha se estiver muito grudenta). Sove a massa por 10 minutos. 


Polvilhe a bancada com farinha e abra a massa. Coloque as frutas cristalizadas, enrole a massa e volte a sovar, até as frutas se distribuírem uniformemente pela massa. Coloque em uma tigela, cubra com filme plástico e deixe descansar por uma hora e meia em local bem protegido. Forre uma forma redonda de 20 com papel manteiga, deixando o papel bem alto na borda. 

Sove a massa novamente por alguns minutos, modele uma bola e coloque na forma com papel manteiga. Deixe descansar novamente por 1 hora e meia.




Aqueça o forno a 180 graus. Pincele o panetone com ovo batido e leve para assar por cerca de 1 hora. Cubra com papel alumínio se a crosta começar a dourar rápido demais. Retire do forno, tire desenforme, retire o papel e deixe esfriar em uma grade.


Sirva ainda morno! O meu jeito preferido de comer panetone é com manteiga e o seu??



Panetone by Desafios Gastronômicos