domingo, 6 de outubro de 2013

DESAFIO: Testar a Torta de Chocolate Assada do Jamie Oliver


Torta de Chocolate Assada
Faz tempo que esta receita do Jamie Oliver está na minha lista de desafios... Eu já havia feito a versão "Ganache", mas vou ser sincera com vocês... Não sou muito fã de doces feitos com chocolate...

Prefiro muito mais as sobremesas que levam frutas frescas, de preferência ácidas, como morangos, blueberries, amoras, maçãs, ameixas, maracujá, limão, laranja, abacaxi... 

Mas tenho que admitir, a maioria das pessoas gosta mesmo é de sobremesas com chocolate! Então, para fazer uma homenagem a todos os chocólatras leitores dos Desafios, vamos a mais uma sobremesa com chocolate... muito chocolate!! 

Não é uma torta simples de se fazer. A massa precisa descansar na geladeira e, depois de montada na forma, deve ser pré assada. O recheio leva chocolate meio amargo e cacau em pó, que são derretidos com a manteiga em banho maria. Os ovos são batidos até ficarem bem aerados, o que confere uma textura de "souflée" ao recheio. Também não é uma receita muito econômica, ainda mais no meu caso, que resolvi utilizar os chocolates da marca belga Callebaut, com um sabor bem forte de cacau, principalmente a sua versão "em pó", 100% puro (e amargo). Para contrabalançar o amargor, o recheio também leva melaço (utilizei mel do engenho, bem escuro) e açúcar. Depois de pré assada a massa, o recheio é colocado e torta volta ao forno... Aí o recheio cresce (como um souflée) e fica todo craquelado, o que dá um efeito bem interessante e diferente ao visual. A receita é suficiente para uma torta grande de 25 cm, mas eu resolvi fazer em outros tamanhos: fiz 6 versões "mini" e 2 pequenas. Eu acabei deixando demais no forno, o que deixou o recheio um pouco duro demais, porque segui o tempo necessário para assar uma torta grande... No modo de preparo, já fiz as adaptações de tempo de forno para cada tamanho de forma! 

Outra dica importante nesta receita é que a torta precisa ser aquecida antes de ser servida, para que o recheio volte a ficar macio e perfumado! A massa se mantém super crocante e a sobremesa fica realmente completa com uma generosa bola de sorvete de baunilha! E quem aprovou aqui em casa, já que eu não sou a maior fã de chocolate?? A minha enteada Marina, chocólatra inveterada!! Foi uma delícia vê-la provar a sobremesa e emitir vários "huumms"... Acho que isso significa que ela aprovou, vocês não acham?? rs

Torta de Chocolate Assada

(1 torta de 25 cm ou 4 tortas pequenas ou 12 tortas mini)
Massa
  • 125 gr de manteiga
  • 100 gr de açúcar confeiteiro
  • 250 gr de farinha de trigo
  • 2 gemas
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres de sopa de água gelada
Recheio
  • 150 gr de chocolate amargo ou meio amargo (usei Callebaut 53%)
  • 140 gr de manteiga
  • 6 colheres de sopa de cacau em pó (Callebaut amargo)
  • 1 pitada de sal
  • 4 ovos
  • 200 gr de açúcar
  • 3 colheres de sopa de creme de leite fresco
  • 3 colheres de sopa de melaço (usei o escuro, tipo mel do engenho)
Prepare a massa: faça uma farofa com a manteiga, o açúcar, a farinha, o sal e as gemas. Misture a água gelada e misture o suficiente para transformar em uma massa homogênea (não sove demais, para não ficar elástica). Modele como uma salsicha grossa e deixe na geladeira por 30 minutos.

Corte a massa em fatias e preencha as formas com fundo removível. Aqueça o forno a 150 graus. Faça furos na massa com um garfo e leve para assar por 10 a 15 minutos, até começar a dourar levemente. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade enquanto prepara o recheio.

Para o recheio: derreta o chocolate amargo, a manteiga e o cacau em pó em banho maria. Bata os ovos com o açúcar até virar um creme bem fofo e claro. Junte o creme de leite e o melaço e misture bem. Junte o chocolate derretido e misture delicadamente.

Coloque o recheio dentro das tortas, sem encher demais (pois o recheio "cresce" um pouco). Leve para assar até a cobertura ficar rachada (o tempo vai depender do tamanho da torta que você estiver fazendo: para a torta grande, são necessários uns 40 minutos; para as tortas médias, entre 30 e 35 minutos e para as tortas mini, entre 20 a 25 minutos).

Retire do forno, deixe esfriar uns 10 minutos, retire das formas e deixe esfriar sobre uma grade. Na hora de servir, aqueça no microondas para que o recheio volte a ficar cremoso (30 a 40 segundos para a torta mini e 1 minuto para a torta pequena). Sirva com sorvete de creme, fica uma delícia! E Bon Appetit!



Tortas de Chocolate Assadas by Desafios Gastronômicos