terça-feira, 13 de agosto de 2013

DESAFIO: Comemorar as conquistas do blog com leitoras muito queridas!!

Três anos de blog, mais de 1 milhão de acessos, uma reportagem de revista e um Concurso Cultural com lindas histórias das leitoras... Eu PRECISAVA comemorar tudo isso à altura!

E me propus a um desafio bem arrojado: convidar 15 leitoras queridas do blog (incluindo as vencedoras do Concurso Cultural), para um Encontro só para Mulheres, com um Menu Degustação das minhas receitas preferidas do blog! E tudo feito por mim, sozinha!!!

Sinceramente, acho que este foi o Desafio "Master" do Blog nos quesitos "planejamento, organização e execução": Menu extenso (com Welcome Drink, 6 pratos salgados, 4 sobremesas, fechamento com café e docinhos), decoração caprichada com velas, flores, lembrancinhas "feitas por mim"... Tudo perfeito para as leitoras "top" dos Desafios!! Afinal, elas merecem isso e muito mais!!

O planejamento teve que ser minucioso e detalhado, para que todas as etapas coubessem na minha agenda (considerando que eu trabalho 8 horas por dia... e não é em Gastronomia!! rs). Vejam o tamanho do mapa mental construído para não passar nenhum detalhe:
A decoração deveria ser romântica, feminina, delicada... Optei pelas cores rosa e marrom, uma das minhas combinações preferidas! É feminino e muito chic! A inspiração de toda a decoração veio em uma loja de artesanato perto de casa (http://www.artefatosdemadeirasuely.com.br/site/) que é o paraíso para quem curte "bricolagem"!! Um setor de tecido com centenas de opções de estampas, de todas as cores, uma mais linda que a outra... Outro setor de peças de madeira para artesanato (onde encontrei as cadeirinhas miniatura que virariam, depois, as lembrancinhas do evento...) e ainda uma parede cheia de guardanapos estampados! Quando encontrei 4 estampas de tecido nos tons rosa e marrom que formavam um composê lindo, fui "criando" a decoração na minha cabeça... Comprei 1 metro de cada tecido sem saber exatamente o que fazer com eles... Foram as mocinhas da loja que me deram a ideia de revestir as cadeirinhas com pequenos pedaços de tecido (ao invés de pintá-las, como se costuma fazer...). A parte mais difícil foi encontrar guardanapos que combinassem com a decoração, mas, com um pouco de paciência, encontrei um com desenho de cupcakes exatamente nos tons que eu buscava!

Para dar acabamento dos tecidos, que deveriam virar "toalhas", desisti da ideia de dar "acabamento" com cola de tecido (que ideia infeliz, sem a menor chance de dar certo...). Acabei contratando uma costureira para que fizesse tiras de meio metro com cada estampa do tecido, de forma a ter maior "flexibilidade" na decoração das duas mesas (uma interna e outra externa).

O restante da decoração (arranjos de flores, orquídeas, castiçais de velas...) foi surgindo a partir da ideia original... E o resultado ficou lindo!!

Decoração do Evento

  • 8 metros de tecido estampado (tricoline) para as toalhas (com 1,5m de largura)
  • Retalhos dos tecidos estampados
  • 15 cadeirinhas de madeira (cortadas a laser)
  • cola branca
  • cola de tecido
  • 10 metros de fita decorada (combinando com o tecido)
  • 15 sacos plásticos transparentes
  • cartolina em cor clara
  • papel cartão em cor escura
  • 2 potes de vidro 
  • espuma para arranjo de flores
  • 2 maços de flores a escolher (em cores que combinem com as toalhas)
  • 2 vasos de orquídeas grandes
  • 2 cachepôs de vidro para as orquídeas
  • argila expandida (se necessário)
  • castiçais de vela variados
  • potes de vidro (para velas aquáticas)
  • velas brancas (tamanhos variados de acordo com os castiçais)
  • velas aquáticas
  • 1 ou 2 pacotes de guardanapo decorado (combinando com a decoração)
  • seus livros de culinária preferidos
Para as toalhas: corte pedaços do tecido estampado na medida de 50 x 1,30. Faça o acabamento (overlock ou costura a máquina). Reserve os retalhos.

Para as cadeirinhas: Faça 2 moldes com cartolina, um para o assento e outro para o encosto. Corte pedaços dos retalhos do tecido das toalhas utilizando os moldes (para cada cadeirinha 1 assento e 2 encostos). Cole os pedaços de tecido com cola branca e monte a cadeirinha. Deixe secar. Escreva mensagens em pedaços da cartolina (pode-se fazer também utilizando impressora).



Recorte as mensagens, enrole com a ajuda de um lápis grosso e prenda com uma faixa de tecido (corte pedaços do tecido e cole as duas pontas com ajuda da cola de tecido) ou com uma fita fina. Embale cada cadeirinha com sua respectiva mensagem nos saquinhos transparentes e finalize com um laço de fita decorada (boa sorte para acertar o laço perfeito... rs).

Para os arranjos de flores: Recorte a espuma no tamanho do pote de vidro. Encha de água e coloque um peso para afundar a espuma. Deixe absorver a água por umas 2 horas. Corte as flores e espete uma a uma na espuma, distribuindo-as de forma homogênea no vaso.

Para as orquídeas: Disponha as orquídeas em cachepôs grandes, decore internamente com argila expandida e, externamente, com retalhos do tecido.

Para o Menu: Imprima o menu (ou escreva com letra bonita) na cartolina clara. Retorne um retângulo do papel cartão escuro formando uma "moldura" para o menu. Faça furos na borda da moldura e passe uma fita decorada, finalizando um um laço.

Para montagem da mesa: Disponha as toalhas decoradas, formando um "composê" de estampas. Decore com os arranjos de flores, com os castiçais, com os potes de vidro (com água e velas aquáticas). Arrume os guardanapos decorados pela mesa. Acenda as velas. Disponha os livros de Culinária sobre uma mesa, para consulta e entretenimento das convidadas!



O Menu também foi escolhido cuidadosamente: receitas de sucesso do Blog, mas em uma versão "mini" ou de degustação!! Nada exagerado, nada grande... Tudo delicado, para ser degustado sem enfastiar! Embora as receitas já fossem minhas "velhas conhecidas", fazê-las em uma versão miniatura foi um desafio a parte! Agradecimentos especiais à Débora Ramirez, uma das premiadas do Concurso que não pôde comparecer, mas mandou lindos macarons (de frutas vermelhas e pistache) para serem degustados com o cafezinho! E as queridas Daisy e Angela, que trouxeram os deliciosos Brigadeiros da Mamãe para adoçar ainda mais a nossa mesa de sobremesas!!

Para acessar cada uma das receitas, é só clicar nos links!

Menu Degustação Desafios Gastronômicos

Welcome Drink

Espumante  Demi Sec Francesa

Mesa de Salgados

Mini Quiche Lorraine (utilizei a receita da Quiche de Alho Poró, substituindo por Queijo Saint Paulin e pedacinhos de bacon frito)
Vinho Branco – Chardonnay Chileno

Mesa de Doces

Despedida

Café
Macarons da Débora (http://www.deboraramires.com/)
E ainda tivemos as premiações às vencedoras do Concurso Cultural "O Desafiado agora é você", que receberam seus aventais personalizados e as homenagens às demais leitoras queridas, que ganharam as cadeirinhas com as mensagens!! Foi um momento muito especial, de muita emoção!!

Elô, Patricia, Bia e Renatinha
Nilza, Nara, Gloria, Cris... todas comigo!!
Daisy, Keila e Angela (dos Brigadeiros da Mamãe) e Liliane
Meninas queridas, obrigada por partilharem comigo este momento tão especial!!!
Agradecimentos especiais aos maridos que foram levar, foram buscar, ficaram tomando conta dos filhos, ficaram trocando fraldas pela primeira vez, ficaram sem companhia para o jantar do sábado a noite... Meninos, vejam que foi por um bom motivo! E que suas mulheres maravilhosas merecem!!

Sem falar no meu amado marido que suportou bravamente todas estas delícias saindo da cozinha durante toda a semana sem poder provar nada (justo ele que é o "provador mor" dos Desafios Gastronômicos), que teve que correr para consertar o filtro de água que causou um mega vazamento na nossa cozinha às vésperas do evento, que me ajudou a descongelar a geladeira que resolveu fazer greve também às vésperas do evento, e que foi "obrigado" a ir pedalar o dia todo em Campos do Jordão no sábado para não atrapalhar toda a arrumação e últimos preparativos...  E que, finalmente, não pôde ficar no evento, porque era só para mulheres... Amor, você é maravilhoso! Obrigada pelo apoio mais uma vez!!!!

A para as convidadas que não puderam vir, por problemas pessoais e de agenda... Senti falta de vocês!! Mas muitas comemorações de conquistas dos Desafios ainda virão!!! Tomara!!! E Bon Appetit a todos!!