segunda-feira, 1 de julho de 2013

DESAFIO: Divulgar uma receita perfeita para conquistar o seu amor!!!

Molho X - flambando!
O Dia dos Namorados já passou mas, para quem está apaixonado, sempre é dia de agradar e conquistar o seu amor!! E nada como surpreender com um jantarzinho romântico, feito por você mesma (o)!

Aprendi a receita que vou mostrar hoje a vocês na casa de uma amiga muito querida, a Roberta!

Além de rápida e deliciosa, me chamou a atenção a história de amor que envolveu a receita... Este foi o primeiro prato que a Roberta fez para o Carlos, logo que se conheceram! E, segundo a Rô, foi aí que ele começou a se apaixonar por ela: fisgado pelo estômago! rs... Resultado: estão casados há 10 anos e tem um filho lindo, o Vittorio!! Ou seja: a receita é poderosa mesmo! rs

Além do lado romântico da receita, também adorei o nome: MOLHO X! Obviamente, quando a Rô me contou, logo perguntei: Por quê "X"? E veio a resposta, divertidíssima: porque é feito com Ximeji, Xitake, Xampignon, Xoyu e Xakê!! Não é o máximo???? rs

Impossível esquecer os ingredientes da receita!! Além dos ingredientes com "X", o molho leva um pouco de creme de leite fresco, para dar cremosidade ao prato e queijo parmesão para finalizar! Só fiz uma substituição: como não tinha saquê em casa, utilizei o "saquê brasileiro": pinga!! E deu super certo! A flambagem foi fenomenal (agradecimentos especiais ao meu filho Erik que tirou as fotos do fogaréu!) e o prato ficou pronto em 20 minutos (o tempo da água ferver e de cozinhar o macarrão!).

Parafuso ao Molho X (para 4 pessoas)


  • 350 gr de parafuso (ou outra massa curta de grano duro)
  • 200 gr de shitake
  • 200 gr de shimeji
  • 200 gr de cogumelos paris
  • 100 ml de shoyu
  • 50 ml de sakê (ou pinga)
  • manteiga para fritar
  • 100 ml de creme de leite fresco
  • sal e pimenta a gosto 
  • 4 litros de água quente com sal e azeite para o cozimento da massa
  • queijo parmesão ralado
Aqueça uma caçarola com água para cozinhar a massa, colocando um pouco de sal e azeite. Pique todos os cogumelos. Em uma frigideira grande, aqueça um pouco de manteiga e frite cada um dos tipos de cogumelos até dourar. Reserve. Retorne todos os cogumelos a frigideira. 



Acenda uma boca do fogão, coloque o sakê (ou a pinga) em uma concha de metal e deixe aquecer até começar a borbulhar levemente. Incline com cuidado e, assim que pegar fogo, despeje o sakê nos cogumelos. Deixe flambar até apagar o fogo. Acrescente o shoyu e o creme de leite e deixe apurar um pouco. Acerte o sal e a pimenta.

Coloque a massa para cozinhar assim que a água ferver. Deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem. Escorra a massa, coloque em uma travessa e junte o molho. Polvilhe com parmesão ralado e sirva imediatamente!


Deu para entender porque o Carlos se apaixonou pela Rô com esta receita! É divina! Bon Appetit!

O maravilhoso "Molho X" da minha amiga Roberta!