quarta-feira, 22 de maio de 2013

DESAFIO: Testar a receita de Pão "Filão" Branco com Casquinha crocante!

Pão Filão Branco
Estou firme na minha empreitada de testar, se não todas, pelo menos a grande maioria das receitas do incrível livro inglês "Illustrated Baking"! Até falei para o meu marido Alê que olhar este livro me dá taquicardia, crise de ansiedade... A vontade de ir para a cozinha experimentar tudo é enorme! Quase um TOC! (Transtorno Obsessivo Compulsivo).

A primeira receita testada (e aprovada com algumas adaptações) foi a do Pão Doce Trançado (clique aqui para ver a receita). Hoje, resolvi testar uma receita clássica: Pão Filão Branco (White Loaf).

Embora este pão seja feito com ingredientes muito simples (farinha, sal, fermento, óleo e água), a "pegadinha" desta receita está na forma de preparo, para se conseguir obter a tal "casquinha crocante", que esparrama pela mesa quando cortamos uma fatia do pão!

Eu já havia usado esta "técnica" quando preparei os "pãezinhos franceses", para um churrasco aqui em casa: coloca-se uma bandeja abaixo da forma do pão, dentro do forno, com água fervendo... Com o vapor durante o processo de cozimento, a casca do pão fica mais crocante!!

O resultado final foi satisfatório, mas não foi perfeito (como eu gosto!... Maldito TOC... rs). O forno estava alto demais nos primeiros minutos e, embora isto estivesse recomendado na receita, fez a superfície dourar muito, rápido demais... Também a sugestão de se salpicar farinha de trigo não foi muito boa... A farinha queimou um pouco e não ficou bonito... E, para completar, errei a quantidade de sal: coloquei demais!! A receita, escrita em inglês, tem letras bem miúdas e eu acabei me confundindo (será que estou precisando usar óculos???). Estava escrito: "1 tsp de sal", ou seja, uma "teaspoon" ou colher de chá de sal... E eu li: 1 "tbsp de sal", ou seja, uma "tablespoon", ou colher de sopa! Diferença sutil no papel e gritante na prática! Já viram que o pão ficou bem salgadinho... rs

Mas, de forma geral, a turma aqui em casa aprovou! Comeram tudo em 2 dias!! Segue a receita, já com os "probleminhas" mencionados devidamente corrigidos!

Pão Filão Branco

  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de fermento seco
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal
  • 1 1/4 xícaras de água morna
  • fubá para salpicar (opcional)
Dissolva o fermento na água morna e adicione o óleo. Coloque a farinha e o sal em uma bancada e faça um buraco no meio. Despeje o líquido com fermento e comece a misturar até incorporar bem. Sove por 10 minutos. Deixe crescer até dobrar de volume, cerca de 1 hora. Misture novamente a massa, delicadamente e modele o filão do pão (comprido, com pontas arredondadas). Faça cortes diagonais na sua superfície. Se deseja salpique um pouco de fubá por cima do pão. Salpique também a forma e acomode o filão. Deixe descansar por mais 1 hora, até dobrar de volume novamente.

Aqueça o forno a 200 graus. Coloque para aquecer também uma forma vazia na parte de baixo do forno. Aqueça no fogo uma panela com água, até ferver. Assim que o forno estiver aquecido, coloque o pão para assar e despeje a água fervente na forma vazia no fundo do forno. Feche e deixe assar por uns 10 minutos. Abaixe o fogo para 180 graus e deixe por mais 30 minutos, até ficar com a superfície dourada.

Retire o pão e coloque sobre uma grade para esfriar. Sirva após 30 minutos, quando estará na temperatura e na textura ideais!



Pão Filão Branco
Depois que esfriou um pouquinho, é só cortar em fatias e se deliciar com a casquinha bem crocante (graças ao vapor do forno) e ao miolo branquinho e macio! Que tal uma fatia com uma quantidade generosa de requeijão cremoso e geléia de framboesas?? Bon Appetit!


DESAFIO: Criar um prato com ricota para o almoço em 45 minutos!

Crepes de Ricota com Molho de Tomates
Muitas vezes, a necessidade nos torna mais rápidos e criativos!! Há dias eu olhava para um pacote de ricota na geladeira e pensava: "Vai vencer e eu vou perder esta ricota..."

Até postei na Fanpage (Facebook) dos Desafios Gastronômicos uma pergunta aos seguidores: "O que fazer com a ricota que está na geladeira"? E vieram muitas sugestões! Até receita de Danoninho eu recebi!! Vocês sabiam que dá para fazer Danoninho com morangos frescos e ricota?? Eu não... Aprendi mais uma...

Estava eu nestes devaneios gastronômicos sobre a ricota e suas aplicações práticas, quando o Alê vira para mim (com cara de fome, claro!) e pergunta: "O que vai ter para o almoço hoje, amor? Tenho que sair às 12:45h! E estou com uma vontade de comer "comida", mas que não seja pesada ou "engordativa"... Isso significa que um lanche ou sanduíche não eram uma opção. Pensei: "Tá fácil, hein, amor!!" E eram 11:45h!! Eu tinha, no máximo, 45 minutos para preparar algo que atendesse às expectativas do maridão! Baita desafio!!

E a ricota continuava a me assombrar... Mas nada como a pressão de tempo, a tensão e o stress para fazer nossa cabeça pensar! rs

Minha decisão: preparar Crepes de Ricota, com Molho de Tomates, gratinados no forno com parmesão! O tempo era justíssimo, e eu precisava calcular e sequenciar muito bem as diversas etapas do preparo!

Mas deu certo!! Às 12:30h o almoço estava servido e as 12:45h meu marido saía, feliz e bem alimentado!!! Desafio cumprido!! E ainda deu tempo de tirar foto do prato! rs

E, para que vocês entendam a "contagem regressiva" deste preparo, fiz esta planilha (que serve como uma receita também, pois contém os ingredientes e a forma de preparo). A receita dá cerca de 9 crepes (ou 4 porções):


Crepes de Ricota com Molho de Tomates

E Bon Appetit!!