domingo, 31 de março de 2013

DESAFIO: Receber os amigos para um Lanche do "Coelho da Páscoa"!

Decoração para o Lanche do Coelho
Tudo aconteceu muito em cima da hora... Desistimos de viajar nesta Páscoa por vários motivos... Preguiça de pegar muito trânsito na estrada, "crianças" com outras programações, Alê precisando estudar para o mestrado... E eu precisando encontrar meus afilhados e sobrinho para desejar Feliz Páscoa e entregar a lembrancinha (o "Kit Bolo de Caneca", que já foi tema de post aqui no blog semana passada).

Decidi então fazer um evento aqui em casa no sábado (de Aleluia!)... Como acontece em todo evento, as ideias vão surgindo aos poucos, até formarem um conjunto interessante! Primeiro, a ideia de um lanche às 18h, para aproveitar o fim da tarde e para não terminar muito tarde, por causa das crianças... Depois, pensei em servir algo mais leve, pois, no dia seguinte, todo mundo iria se fartar com o  tradicional almoço de Páscoa... Aí veio da ideia de homenagear o "coelho da Páscoa", fazendo comidinhas e a decoração a base de muitos legumes (para quem não sabe, esta é a base da comida do coelho! rs)

No lugar dos arranjos de flores que normalmente monto para a decorar a casa, montei uma linda cesta com cenouras, abobrinhas, berinjelas, 2 tipos de abóbora, cebolas, milho, pimentões e folhas de salsão... Ficou lindo e bem vistoso! Além da vantagem de se poder aproveitar todos estes ingredientes deliciosos depois, em receitas como a Berinjela Colorida, Carne Seca na Moranga, Abóboras Assadas Picantes, Bolo de Milho... A semana vai ser animada!! rs

Além do enorme arranjo com legumes bem coloridos, cada lugar à mesa foi decorado com um pequeno ramequim recheado de Mini Legumes (pepino, cenoura, tomate e folha de salsão), que serviriam também como uma entradinha, servidos com molho curry e molho rosé!


Para a mesa, toalha listrada verde e branca e sousplats floridos! Aliás, estes sousplats que comprei no ano passado são muito versáteis e práticos: o tecido é uma capa que se coloca sobre um prato básico de madeira! Assim você pode lavar com facilidade e o melhor, pode trocar por outras estampas! Eu mesma tenho outro "kit" com tema natalino! Os guardanapos de tecido eram brancos e verdes, com porta guardanapos de miçangas e cristais brancos e verdes também foram montados assim: guardanapo branco com porta guardanapo verde e vice versa!


Para finalizar a decoração da mesa, dois castiçais de vela foram acesos quando o sol se pôs e os convidados começaram a chegar. Ficou uma mesa diferente e acolhedora. Segundo o Ian, meu enteado, parecia uma festa de comemoração da colheita do vilarejo! Adorei a definição!!


O menu também foi adequado para uma noite fresca de outono: pratos a base de legumes e queijo, leves e acolhedores.

Entradas: Mini Legumes com Molho Curry e Molho Rosé e Antepasto de Abobrinhas com Pão Italiano

Como prato principal, quiches (de Alho Poró e Gruyére) com salada verde e Molho de Mostarda e Mel e, para a sobremesa, duas tortas doces, uma de Amêndoas (Frangipane) com Ameixas e a outra, de Mousse de Chocolate, que não poderia faltar em uma festa para o Coelho da Páscoa!!

Tanto as tortas salgadas quanto as doces foram preparadas com antecedência e congeladas! No dia, foi só descongelar as doces e aquecer as salgadas! Assim, a "dona de casa" aqui pôde participar do evento também e dar atenção aos convidados (o que nem sempre acontece quando estou "atarantada" na cozinha!! rs). E principalmente aos "pequenos convidados", que, ao final da festa, receberam os Kits de Bolo de Caneca com a devida explicação! E não é que eles prestaram bastante atenção?? Espero que eles se divirtam na cozinha!! Boa Páscoa e Bon Appetit a todos!!