quarta-feira, 13 de março de 2013

DESAFIO: Reproduzir o Bolinho de Chuva com suco de laranja que minha avó fazia!!

Bolinho de Chuva de Laranja
Pode parecer estranho e inusitado, mas a inspiração deste desafio veio de um passeio maravilhoso que fizemos em Paraty, dentro do Saco do Mamanguá, com um grupo de amigos, no feriado do carnaval!

O percurso, percorrendo pequenos rios margeados por manguezais, foi feito de caiaque e de canoa e incluía duas paradas: uma, para o almoço, no Restaurante da Dona Gracinha e a outra, a visita e o mergulho na Cachoeira do Mamanguá! A região é maravilhosa, com mar tranquilo, perfeito para remar! Saímos do Hotel do Paulo e da Cris com um barco de apoio que nos levou até o fundo do saco, onde desembocam 10 rios que vem da mata atlântica, formando um enorme estuário circundado por manguezais... Dá prá imaginar?? Para quem desejar conhecer este paraíso, pode sair de barco de Paraty ou, ainda, de Paraty Mirim, onde dá para chegar de carro e depois alugar um barco de pesca! Imperdível!!


Mas, continuando a história, depois de alguns probleminhas com a maré, que insistia em ficar muito baixa e nos fez percorrer parte do percurso puxando a canoa por um rio quase inexistente, cheio de curvas e desviar dos caranguejos vermelhos do mangue que nos observavam curiosos, chegamos à nossa primeira parada. O restaurante fica no fundo do manguezal, com acesso somente de canoa, bote ou caiaque... Dona Gracinha, moradora do local, nos "empresta" sua casa, sua cozinha e sua habilidade como cozinheira para nos proporcionar momentos gastronômicos muito especiais! O cardápio, caseiro e caprichado, incluiu salada, arroz, feijão, dois tipos de farofa (de banana e de mariscos), peixe frito e, o "gran finale", o famoso Bolinho de Chuva!

O Bolinho de Chuva estava realmente delicioso e, segundo Dona Gracinha, o segredo é fazê-lo com água no lugar do leite, para não queimar enquanto frita! Interessante!!

Quando voltei para São Paulo, perguntei à minha mãe qual era a receita do Bolinho de Chuva que minha avó fazia quando éramos crianças... Lembro-me bem de vê-la misturando os ingredientes em uma tigela e  fritando os bolinhos às colheradas... Lembro-me também que ela, além da receita mais tradicional com leite, também fazia um bolinho de chuva com suco de laranja, o meu preferido!! E o mais interessante (e desesperador! rs): não havia receita... Ela ia misturando os ingredientes "a olho", até dar o ponto!!

Estava lançado o desafio: Reproduzir o Bolinho de Chuva feito com suco de laranja da minha avó! Com açúcar, canela, e um enorme sabor de infância!!!

Embora tenha me baseado em algumas receitas que encontrei na internet, fiz como minha avó: adaptei os ingredientes para chegar no melhor ponto para fritar!! Se fica mole demais, ele não fica redondinho, fica achatado e oleoso... Se há farinha demais, o bolinho fica duro... Depois de alguns testes, encontrei o ponto ideal: a massa deve cair da colher lentamente, sem escorrer ou pingar!! Outro cuidado é a temperatura do óleo: se estiver muito quente, o bolinho vai ficar escuro por fora e cru por dentro... Se estiver muito frio, o bolinho vai encharcar e não vai ficar uniforme! Resumindo: fazer Bolinho de chuva não é bolinho não!! kkkk Mas assim que você acerta a mão, fica uma delícia! Bón Appetit!!

Bolinho de Chuva de Laranja 

(30 bolinhos)

  • 1 ovo
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 2/3 xícara de suco de laranja coado
  • 1 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • 1/2 colher de sopa de fermento em pó
  • óleo para fritar
  • 2 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de chá de fermento para polvilhar
Bata na batedeira (ou com um fuê) o ovo, o sal e o açúcar, até ficar esbranquiçado. Junte metade do suco de laranja e metade da farinha já peneirada e bata mais um pouco. Junte o restante do suco, o restante da farinha e o fermento e bata mais um pouco. A consistência deve ser firme, de forma a não pingar da colher. Aqueça o óleo em fogo médio.



Vá colocando colheradas da massa (cerca de 2/3 de uma colher de sobremesa). Utilize outra colher para retirar a massa e colocá-la no óleo. Deixe dourar bem e vire para o outro lado (se estiver dourando muito rápido, reduza o fogo ou retire a panela do fogo por alguns minutos, caso contrário a massa ficará crua por dentro). Deixe escorrer em papel toalha e passe os bolinhos pela mistura de açúcar e canela. Sirva quente!



Ficou uma delícia! E o "premiado" com o desafio foi meu filho Erik, que comeu quase o pote todo! Adolescente tem uma fome, não é?? rs