domingo, 1 de dezembro de 2013

DESAFIO: Pão Pita (ou sírio)

Estou em uma fase de preparar e conhecer receitas de "flat breads" ou, traduzindo, "pães achatados"! Minha primeira experiência foi com a versão indiana, o pão Naan! Clique aqui para ver a receita e o delicioso jantar com Almôndegas ao Molho de Tomates!

A segunda experiência foi com um pão bem conhecido do nosso cardápio: o pão pita, ou pão sírio!

Quem nunca pediu um delicioso beirute feito com este pão??

No mesmo dia que preparei os Pães Pita (ou Pães Sírios), fiz também duas outras receitas típicas e que nunca havia testado: Kafta e Arroz Libanês (aquele feito com pedacinhos de macarrão cabelo de anjo). Aguardem os posts!! rs

Para todas estas receitas, aparentemente simples, tive a ajuda de uma expert em culinária libanesa, minha amiga Daisy Farkuh (do Brigadeiro da Mamãe). A Daisy, de origem libanesa, me deu várias dicas fundamentais para o sucesso do meu cardápio típico. No caso do pão sírio, a dica foi o forno em alta temperatura e a forma no fundo do forno, bem quente antes de colocar os pãezinhos!

Meus pães pita foram feitos seguindo a receita do livro Illustrated Baking e eu segui tudo à risca, inclusive a inclusão de um tempero "polêmico": sementes de cominho! Embora os pães tenham ficado lindinhos e perfeitos, o sabor do cominho atropelou tudo!! Ficou muito forte! Por isso, minha recomendação: coloque menos ou, se preferir, nem coloque!!

O pão fica perfeito para acompanhar pastinhas árabes como o Babaganuj, Homus, Coalhada com Pepino, Coalhada Seca... Clique aqui para ver estas receitas.


Pão Pita (Pão Sírio)

(6 porções)

  • 1 colher de chá de fermento biológico seco
  • 3/4 de xícara de água morna
  • 1/3 de xícara de farinha forte
  • 1 1/3 de xícara de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • sementes de cominho (opcionais e a gosto)

Dissolva o fermento na água morna e deixe crescer por 5 minutos. Misture as farinhas e o sal com o azeite e acrescente o líquido com fermento. Com as mãos ou com uma batedeira (com a pá de gancho) misture tudo até formar uma bola bem homogênea. Sove por 10 minutos até ficar uma massa elástica. Deixe crescer por 1 hora. Divida a massa em 6 bolas e deixe crescer por uns 20 minutos, enquanto aquece o forno em temperatura alta (230 graus). Coloque uma forma vazia no fundo do forno e deixe aquecer. Abra cada bolinha com um rolo até ficar um círculo de 20 cm de diâmetro. Coloque na forma pré aquecida e asse 2 pães de cada vez por 5 minutos.
Retire do forno, coloque em uma grade para esfriar e pincele água na superfície.



Sirva com pastinhas árabes da sua preferência. E Bon Appetit!


Pão Pita (Pão Sírio) by Desafios Gastronômicos

8 comentários:

  1. Bia, ouço muito falar dessa farinha forte quando os experts fazem pães. O que é e onde encontra-la?

    ResponderExcluir
  2. Olá Angela, eu costumo comprar a farinha de "grano tenero OO" da Colavita. Não é muito fácil de achar, você vai encontrar em mercadões ou empórios de importados. Prepare-se para o preço também... rs... É bem mais caro que a farinha normal! bjs

    ResponderExcluir
  3. Uma delicia!!! Aqui em Israel eles colocam azeite de oliva e zatar na pita, ou outras queijo e zatar, fica uma delicia. Cominho na pita eu nunca comi, apesar de levar cominho em tudo que eh prato aqui. A coisa que eu mais gosto da cozinha árabe eh falafel, nada bate essas bolinhas saborosas. Tenta um dia e monte na pita como um sanduiche, humus salada, falafel e molho de tahine. 'isso eh cachorro quente do oriente. Se quiser saber mais sobre a cozinha do oriente da uma olhada no livro Jerusalem do Ottolengui e Sami. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Adoro zatar! Vou provar esta versão! E também adoro falafel! E você acabou de dar uma ótima ideia para um desafio!! rs Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  5. Bia... eu acabei de fazer!!! Nao tinha cominho, mas usei ERVA DOCE ficou divinooooooooo
    Maravilhosooo nao tenho palavras pra descrever.
    Grazie mille

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que deu certo!! E acho que a erva-doce ainda é mais saborosa que o cominho... Como eu disse no post, achei o sabor um pouco forte demais! E eu amo erva doce (esta semana fiz um bolo de Fubá e enchi destas sementinhas maravilhosas e aromáticas!). Beijos! Bia

      Excluir
  6. Adorei o seu blog!!! Já tenho várias receitas na lista para testar. Só tem um probleminha... não consigo achar essas farinhas diferentes na cidade onde moro, você sabe de alguma loja virtual que entregue no nordeste? Um abraço

    ResponderExcluir