sábado, 14 de setembro de 2013

TÉCNICA: Como abrir a fava da baunilha

A essência de baunilha é muito utilizada em receitas de bolos, tortas, sobremesas e recheios doces. Tem um aroma adocicado e almiscarado que desperta os sentidos! Normalmente utilizamos a essência de baunilha comprada pronta (na realidade é apenas um aroma artificial) porque o verdadeiro aroma de "baunilha" vem das favas de uma orquídea! Isso mesmo, a baunilha é uma flor! E é possível comprar a fava e utilizar a verdadeira essência da baunilha nas suas criações gastronômicas! Infelizmente, não é um ingrediente barato (eu costumo pagar entre 6 e 7 reais por fava). Mas existem receitas, principalmente as mais refinadas (como as tortas francesas) ou ainda o Créme Brullée, onde o sabor da baunilha em favas é fundamental!

Vejam que interessante as etapas de produção da fava da baunilha, em Madagascar (fotos do site http://www.latinex.com.br):


Saiba, agora, como utilizar a fava da baunilha em suas receitas:

Com uma faca pequena e de ponta afiada, abra a fava da baunilha em todo o seu comprimento:


Depois, com a mesma faca, abra o seu interior e raspe as sementes de cima para baixo:


Utilize as sementes para aromatizar suas sobremesas. A casca que restou pode ser colocada também no líquido (normalmente leite ou creme de leite), para acentuar o sabor, sendo retirada depois. Se necessário, coe o líquido para retirar também eventuais "fibras" da baunilha que foram raspadas junto com as sementes. Você verá que sua receita vai ficar com pequenos pontinhos pretos, que justamente vão demonstrar que você usou a verdadeira baunilha!


Outra forma de aproveitar a casca da fava que sobrou, é colocá-la no processador com 1 xícara de açúcar refinado e deixar bater bastante. Você terá um saboroso "açúcar vanille" ou açúcar baunilha para utilizar nas suas receitas.

Receitas com Fava de Baunilha

Bavaroise de Baunilha com Calda de Morangos
Pain Perdu (rabanadas com Creme Confeiteiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário