domingo, 8 de setembro de 2013

DESAFIO: Experimentar as Peras ao Vinho Quente, do chef Gordon Ramsay

Peras ao Vinho Quente
Faz tempo que tenho vontade de fazer Peras ao Vinho Tinto! Uma sobremesa simples, com poucos ingredientes, que valoriza o sabor do vinho e a textura levemente granulosa das peras! Encontrei uma versão desta receita no livro "Os Melhores Menus do Gordon Ramsay", com algumas características um pouco diferentes das receitas tradicionais, como rodelas de laranja (ou limão) para temperar o vinho e a forma de servir, quente! Afinal, é vinho quente, não é?? rs

Decidi experimentar esta versão e acabei incluindo-a como sobremesa no cardápio de um jantar de sábado, com amigos, em uma noite fria, com céu estrelado e uma lua quase cheia: Para a Entrada, Bruschettas de Cogumelos e Cebolas Caramelizadas; como prato principal, Ossobuco com Talharini caseiro com Molho de Manteiga e Sálvia... Tudo regado a deliciosos vinhos cuidadosamente escolhidos por meu marido-sommelier!

Mas vamos à receita das Peras! Utilizei uma garrafa de vinho malbec, açúcar, rodelas de limão siciliano (a receita original leva laranja), canela em pau, cravo da índia e gengibre! Achei que o limão deu um sabor levemente amargo às peras... Da próxima vez, colocaria laranja mesmo ou então, só alguns pedaços da casca para dar sabor!

Peras ao Vinho Quente 

(6 porções)
  • 6 peras maduras e firmes
  • 1 garrafa de vinho tinto seco
  • 8 colheres de sopa de açúcar
  • 1 limão siciliano cortado em rodelas (ou 1 laranja - fica mais suave)
  • 2 pedaços de canela em pau
  • 4 cravos da índia
  • 1 pedaço pequeno de gengibre em fatias grossas
  • chantilly e folhas de hortelã para servir (opcional)

Ferva o vinho com o açúcar, a laranja e as especiarias por uns 20 minutos. Descasque as peras, mantendo o cabinho e retirando, por baixo, com a ajuda de um boleador, as sementes. Corte a base para que a pera fiquem em pé. Coloque as peras no vinho, para cozinhar por 10 a 20 minutos (espete com um garfo e deve estar macia, porém firme). Dica: para que as peras fiquem mergulhadas no vinho, coloque em uma panela pequena e alta e cubra com um pedaço de papel manteiga com um buraco no meio para não deixar as peras flutuarem.


Quando ficarem prontas, coloque em uma travessa funda para esfriarem (retire as rodelas de limão ou laranja para o vinho não amargar). Caso o líquido não cubra totalmente as peras, coloque 1 ou 2 copos cheios de água gelada para "subir o nível" do líquido e ajudar a esfriar mais rápido. Quando estiverem frias, leve à geladeira, de preferência de um dia para o outro.


Na hora de servir, aqueça novamente as peras (sem deixar ferver) e sirva acompanhado de chantilly, decorado com hortelã. Para servir o vinho quente, utilize uma pequena jarra, vai ficar um charme, além de não fazer uma "piscina" no prato e misturar com o chantilly! E Bon Appetit!!



Peras ao Vinho Quente

Nenhum comentário:

Postar um comentário