segunda-feira, 13 de maio de 2013

DESAFIO: Preparar um Pão de Forma Integral para um café da manhã saudável!

Pão de Forma Integral 
Mais uma receita deliciosa de pão, criação totalmente minha!!! É um pão perfeito para o café da manhã, feito com farinha de trigo integral, linhaça, aveia, assado na forma de pão!! Esta receita é versátil e você pode variar as farinhas e os grãos como preferir, colocando sempre 200 gramas de farinha normal (para garantir uma maior leveza ao pão) e complementando com as farinhas integrais e grãos, até completar 500 gramas... A manteiga também pode ser substituída por azeite ou óleo vegetal... Se preferir um pão mais "seco", não use nenhum tipo de gordura... O formato do pão também vai depender da sua criatividade, pois a massa é consistente e pode ser totalmente moldada!

Aqui em casa, o pão foi sucesso total, cortado em fatias finas e aquecido no forninho elétrico antes de servir! A casquinha é crocante e o interior é bem macio, além de ser rico em fibras, o que é excelente para a saúde!

Agora, é só você usar a sua criatividade e colocar a "mão na massa"!!! A receita a seguir rende 1 pão grande, com cerca de 800 gramas!

Pão de Forma Integral


  • 200 gr de farinha de trigo
  • 150 gr de farinha de trigo integral
  • 50 gr de semolina
  • 50 gr de linhaça (dourada ou marrom)
  • 50 gr de aveia em flocos grandes
  • 15 gr de mel
  • 10 gr de fermento biológico (fermix) ou 30 gr do fermento fresco (2 tabletes)
  • 300 ml de água morna
  • 10 gr de sal
  • 1 colher de sopa de manteiga ou margarina derretida

Dissolva o fermento e o mel em metade da água morna. Deixe descansar um pouco. Coloque as farinhas, semolina, linhaça, aveia e sal em uma bancada e faça um buraco no meio. Coloque o líquido com o fermento e comece a misturar com as farinhas. Aos poucos, vá juntando o restante da água morna e misturando bem. Junte a manteiga derretida e continue sovando por 5 minutos, até a massa ficar bem homogênea. Molde uma bola, faça cortes na sua superfície, polvilhe com semolina e cubra com um filme plástico. Coloque a massa em um lugar bem protegido (dentro do forno desligado, por exemplo).

Após 1 hora, ou até a massa dobrar de volume, sove-a novamente. Unte com óleo uma forma de pão e ajeite a massa dentro dela. Polvilhe com aveia, cubra a massa e deixe crescer por mais 45 minutos em local protegido.

Aqueça o forno a 180 graus e asse o pão por 20 - 30 minutos, até a superfície começar a dourar. Retire do forno, deixe esfriar uns 10 minutos, desenforme e deixe esfriar totalmente sobre uma grade.

E Bon Appetit!!



Pão de Forma Integral

3 comentários:

  1. Adorei esta receita e vou levar comigo.
    Boa semana
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/05/2-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderExcluir
  2. Pode substituir a semolina

    Grata,


    Rô Prazeres

    ResponderExcluir
  3. Parece fácil, será que posso colocar ervas ?

    ResponderExcluir