quarta-feira, 22 de maio de 2013

DESAFIO: Criar um prato com ricota para o almoço em 45 minutos!

Crepes de Ricota com Molho de Tomates
Muitas vezes, a necessidade nos torna mais rápidos e criativos!! Há dias eu olhava para um pacote de ricota na geladeira e pensava: "Vai vencer e eu vou perder esta ricota..."

Até postei na Fanpage (Facebook) dos Desafios Gastronômicos uma pergunta aos seguidores: "O que fazer com a ricota que está na geladeira"? E vieram muitas sugestões! Até receita de Danoninho eu recebi!! Vocês sabiam que dá para fazer Danoninho com morangos frescos e ricota?? Eu não... Aprendi mais uma...

Estava eu nestes devaneios gastronômicos sobre a ricota e suas aplicações práticas, quando o Alê vira para mim (com cara de fome, claro!) e pergunta: "O que vai ter para o almoço hoje, amor? Tenho que sair às 12:45h! E estou com uma vontade de comer "comida", mas que não seja pesada ou "engordativa"... Isso significa que um lanche ou sanduíche não eram uma opção. Pensei: "Tá fácil, hein, amor!!" E eram 11:45h!! Eu tinha, no máximo, 45 minutos para preparar algo que atendesse às expectativas do maridão! Baita desafio!!

E a ricota continuava a me assombrar... Mas nada como a pressão de tempo, a tensão e o stress para fazer nossa cabeça pensar! rs

Minha decisão: preparar Crepes de Ricota, com Molho de Tomates, gratinados no forno com parmesão! O tempo era justíssimo, e eu precisava calcular e sequenciar muito bem as diversas etapas do preparo!

Mas deu certo!! Às 12:30h o almoço estava servido e as 12:45h meu marido saía, feliz e bem alimentado!!! Desafio cumprido!! E ainda deu tempo de tirar foto do prato! rs

E, para que vocês entendam a "contagem regressiva" deste preparo, fiz esta planilha (que serve como uma receita também, pois contém os ingredientes e a forma de preparo). A receita dá cerca de 9 crepes (ou 4 porções):


Crepes de Ricota com Molho de Tomates

E Bon Appetit!!

2 comentários:

  1. Fiz a receita, adorei ! Só não consegui fazer em 45 min, mas também nem tinha essa pretensão. Até meu marido que não gosta de ricota comeu. Só não coloquei o conhaque porque não tinha. Mas farei de novo seguindo a receita a risca um dia. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Celia, que bom que gostou!! E, com a prática, vai fazer em 45 minutos da próxima vez!! bjs, Bia

    ResponderExcluir