segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

DESAFIO: Surpreender e ser surpreendida!!

Um lanche ao estilo Provençal
Depois de muitas dificuldades de agenda, finalmente consegui marcar um lanche aqui em casa com minha "BFF" Nara e sua linda família. Para quem não é adolescente ou não tem filhos nesta idade e não tem a menor ideia do que significa esta sigla, vou explicar: BFF significa "Best Friend Forever" (Melhor amiga para sempre!) rs

Conheci a Nara há uns 10 anos, quando trabalhamos juntas em um banco. Nesta época, a Mimi (sua filha menor) era apenas um sonho e nossos filhos eram praticamente bebês... Como vocês podem ver, tínhamos muito em comum... Além de compartilhar o trabalho, estávamos no mesmo momento de vida familiar também...

Mesmo depois que saí do banco, nossa amizade não esfriou, como normalmente acontece com as amizades do trabalho... Sempre que possível, almoçamos juntas para colocar "as fofocas em dia"! As famílias também ficaram amigas, o que é maravilhoso!

Dado este contexto, e sabendo de todo o apoio que ela sempre me deu para seguir adiante com meus projetos pessoais, inclusive este querido blog, eu queria caprichar!! Quando perguntei se ela tinha algum "desejo", ela respondeu: "A chef manda, confio totalmente em você"!!

Aí a responsabilidade aumenta ainda mais! Como o encontro seria no domingo, final da tarde, pensei em fazer um lanche em estilo francês, com algumas das receitas mais famosas do blog! A decoração deveria também ser em estilo francês, mais especificamente, em estilo provençal, usando as cores branca, azul e lilás.

Decoração Provençal (para 8 pessoas)


  • 8 pratos brancos
  • 8 copos de cristal
  • 8 jogos de talheres
  • 8 guardanapos decorados (com motivos azuis ou prateados)
  • 10 metros de fita azul de setim
  • 1 rolo de sutache prateado
  • 8 etiquetas de chave
  • 2 folhas de papel azul escuro
  • 1 folha de papel verde claro
  • 1 caneta de tinha prateada
  • vasos de flores brancas, azuis e lilases (violetas, lavanda)
  • suportes para vasos brancos e em estilo provençal
  • toalhas de plástico (ou tecido) brancas, imitando renda
  • porta velas brancas

Corte pedaços da folha azul escura no tamanho das etiquetas de chave. Escreva o nome de cada convidado, com a caneta prateada. Coloque os cartões na etiqueta de chave. Escreva o cardápio em meia folha azul com a caneta prateada e cole sobre uma folha verde um pouco maior (para fazer uma borda).

Prepare os laços (cerca de 80 cm de fita), amarrando o laço com o sutache prateado. Amarre cada etiqueta de chave com os nomes nos laços.

Coloque as toalhas brancas (3 partes). Arrume os pratos, talheres e copos, coloque o guardanapo no centro de cada prato e, por cima, o laço com o nome dos convidados.

Distribua os vasos de flores e as velas na mesa.


Cardápio Provençal

(clique nos links para acessar as receitas!!)




O evento foi lindo! E minha BFF ficou até emocionada com todo o carinho e cuidado que tive para preparar este encontro especial! Até me deu bronca: "Não precisava ter tido tanto trabalho"! E eu respondi: Se eu não caprichar quando minha BFF vem em casa, quem eu irei "paparicar"?? rs

Mas ela também me surpreendeu! Ganhei de presente uma caixinha linda, cheia de Queijadinhas feitas por ela!! Quem diria!! A Narinha indo prá cozinha por minha causa?? rs... Fiquei feliz e lisonjeada!

Obrigada, minha querida, por ir para a cozinha para fazer queijadinhas para mim e por estar sempre ao meu lado, me apoiando, me incentivando, me consolando! Uma BFF perfeita!!!