quinta-feira, 18 de outubro de 2012

DESAFIO: Preparar comidinhas charmosas para o Dia das Crianças - Brigadeiro de Capim Santo!

Brigadeiro de Capim Santo
 O tradicional brigadeiro das festas infantis ganhou um novo e inusitado sabor na Festinha do Dia das Crianças: foi feito com capim santo (ou capim cidreira ou capim limão ou erva cidreira). Perfumada, fresca e de coloração esverdeada, esta erva de folhas longas e cortantes é normalmente utilizada para fazer chás... Foi com a chef Morena Leite, do Restaurante Capim Santo, que vi outras formas de utilizar este ingrediente... Além do brigadeiro, que lá no restaurante é acompanhamento do cafezinho, servido em pequenas colherinhas, a chef também oferece uma outra sobremesa tradicional em uma versão também inusitada: o Petit Gateau de Capim Santo!! Conseguem imaginar? Eu já provei: uma delícia!
Foto Casa e Jardim

Graças à minha curiosidade gastronômica, sempre quis em saber como a cor e o sabor do capim santo ficavam tão marcantes no brigadeiro... Não poderia ser apenas um chazinho feito com o capim...

Foi quando encontrei, no site da Revista Casa e Jardim, a receita do tal brigadeiro! Fiquei tão feliz!! E minha dúvida se esclareceu: o capim santo é batido no liquidificador com leite e todo o seu sumo é espremido depois! Fácil!!

Fazer esta versão do Brigadeiro foi uma decisão arrojada no evento do Dia das Crianças! Afinal, as crianças não estão acostumadas com Brigadeiro Verde!! Mas imaginei também que seria uma opção de sobremesa interessante para os adultos! E o Bolo de Kit Kat já era uma bela homenagem às crianças com chocolate, muito chocolate!!

Para dar um toque infantil ao Brigadeiro, coloquei várias colherinhas de plástico coloridas e um lindo laço amarelo na forma de alumínio! Ficou bem vistoso!! Na hora de servir, um alerta meio óbvio, mas necessário: "Crianças! Não é para usar a mesma colher de novo, hein?? Nada de colher "babada" dentro do brigadeiro"! Por isso, coloquei várias colheres adicionais ao redor do prato (não era só decoração!! rs)

Como eu esperava, a criançada tirou o maior sarro: chamaram o Brigadeiro de "Guacamole"!! kkkk (até que eles estão bem avançados nos temas gastronômicos, vocês não acham!)

Brincadeiras à parte, o resultado foi ótimo, mas agradou mais aos adultos mesmo!! Senti uma certa resistência das crianças ao sabor tão diferente...

A receita é fácil e leva poucos ingredientes. Só fiz uma alteração: aumentei a quantidade de leite para conseguir bater o capim santo no liquificador! Segue a receita, suficiente para 20 porções:

Brigadeiro de Capim Santo


  • 125gr de capim santo
  • 200ml de leite
  • 2 latas de leite condensado

Bata o capim santo picado com o leite no liquidificador. Esprema bem para retirar todo o sumo. Misture este sumo ao leite condensado e leve ao fogo. Cozinhe mexendo sempre até engrossar e começar a desgrudar do fundo. Deixe esfriar e sirva.