terça-feira, 4 de setembro de 2012

DESAFIO: Preparar uma nova versão do Cheesecake de Morangos! Agora com Calda "Pedaçuda"!

Cheesecake com Calda de Morangos
Depois de reproduzir tantas receitas deliciosas, chegou a vez de "criar" uma receita com o que já aprendi desde que comecei meus Desafios Gastronômicos!! Esta receita de Cheesecake com Calda de Morangos é um apanhado de várias receitas... A base veio do Cheesecake da Nigela, só que eu resolvi assar a base, para garantir uma crocância maior (e funcionou!). A mousse de Cream Cheese veio da Entremet de Maçãs Carameladas e tem como característica não ser um recheio assado, pois sua sustentação vem da gelatina sem sabor... A calda eu aprendi a fazer no curso de Confeitaria Básica, no módulo sobre "Coulis"... E finalmente, a decoração com morangos por toda a lateral, veio do curso de entremets, que eu já havia testado quando preparei a Entremet de Cheesecake de Morangos... Como vocês podem notar, esta receita é um verdadeiro Frankstein, só que bem mais bonitinho!!! rs

Embora a receita tenha vários componentes (calda, base, recheio, decoração), a execução é relativamente simples e o resultado é bem interessante! Fiquei um pouco na dúvida como eu deveria servir a Calda de Morangos... Acabei colocando os morangos no centro da torta (não sem antes fazer um círculo e "cavar" um pouquinho para evitar que os morangos escorressem), mas mesmo assim escorreu... rs. Da próxima vez, servirei a calda à parte e só vou decorar a superfície da torta com morangos inteiros frescos! Que tal?? Ou você prefere a calda sobre a torta??

Cheesecake com Calda de Morangos

Calda de Morangos

  • 400gr de morangos frescos lavados e cortados ao meio
  • 200gr de açúcar
  • gotas de limão

Em uma panela pequena e funda aqueça os morangos, o açúcar e o limão. Deixe levantar fervura e vá retirando, com uma colher, a espuma que se formar na superfície. Quando a calda começar a engrossar um pouco, desligue. Deixe esfriar bem.

Base de Biscoito

  • 300gr de biscoito maisena
  • 150gr de manteiga derretida

Aqueça o forno a 180 graus. Processe o biscoito até virar uma farinha. Misture com a manteiga derretida até incorporar bem. Preencha o fundo de uma forma grande para torta (com fundo removível). Leve para assar por 15 minutos, até ficar firme. Tire do forno e deixe esfriar bem.

Mousse de cream cheese

  • 500gr de cream cheese
  • 200gr de açúcar
  • 400gr de creme de leite fresco
  • 8gr de gelatina em pó sem sabor
  • água para hidratar a gelatina

Misture um pouco de água na gelatina para hidratar. Reserve. Aqueça 50gr do creme de leite até ferver. Desligue e misture a gelatina hidratada até dissolver completamente. Bata na batedeira o cream cheese e o açúcar até ficar bem cremoso e brilhante. Acrescente o leite com a gelatina e bata mais um pouco. Em outro bowl bata o creme de leite até virar chantilly. Misture delicadamente o chantilly à mistura de cream cheese. Reserve.

Montagem

  • 1 caixa de morangos cortados ao meio

Coloque os morangos com a parte cortada virada para fora, apoiada em toda a lateral da forma para torta (já com a base de biscoitos). Preencha com a mousse de cream cheese e leve para gelar bem. Na hora de servir, desenforme e acompanhe (ou decore) com a Calda de Morangos.


E Bón Appetit!