domingo, 8 de julho de 2012

DESAFIO: Valorizar as receitas com um ingrediente especial, o LIMÃO SICILIANO!


O maravilhoso Limão Siciliano
Há alguns ingredientes que entram nas nossas vidas culinárias e causam uma revolução! E aí fica impossível viver sem eles!! Foi o que aconteceu com o limão siciliano... Quando comecei a fazer receitas de chefs internacionais como Jamie Oliver, Nigella, Bill Granger, percebi que o limão utilizado não era o nosso limão verde (tahiti ou galego), mas um limão maior, amarelado... E percebi isso pelas quantidades utilizadas por eles nas receitas... Se utilizasse aquela quantidade de suco de limão tradicional, certamente o resultado ficaria comprometido, azedo demais. Consegui encontrar o tal limão no mercadão, a um custo bem maior que o limão tradicional (umas 5 vezes mais caro)...

Mas, apesar do preço, foi "amor à primeira mordida"! Além da linda cor amarela de sua casca e seu suco, o sabor é mais suave e muito mais perfumado, além de ser menos cítrico e azedo!

Uma das primeiras receitas que fiz com o Limão Siciliano foram as Coxinhas Com Mel e Limão, do Bill Granger... Acompanhei o preparo em seu programa na televisão e ali me chamou a atenção a quantidade de suco de limão que ele utilizava... E que era um limão diferente, maior, mais amarelo... Hoje esta é uma das minhas receitas favoritas, sucesso garantido com a família e com os amigos:

Coxinhas com Mel e Limão Siciliano
Os doces que normalmente levam limão ficam especialíssimos quando se utiliza o Limão Siciliano... Não fica só o sabor azedinho, mas fica também um perfume que o limão tradicional não tem... Vejam, abaixo, duas versões de Torta de Limão (clique no título das fotos para acessar as receitas!):

Torta de Limão da Cris (com Limão Siciliano)
Mini Tortinhas Francesas de Limão Siciliano
Um desafio especial e que contou com a ajuda do limão siciliano foi o Frango Assado Perfeito do Jamie Oliver! Olhem quem está lá na foto, participando ativamente do recheio, combinado com deliciosas ervas frescas:

Frango Assado Perfeito (Jamie Oliver)
Em seu livro "Jamie na Itália", há receitas deliciosas com limão siciliano! Como este bolo ("La Torta della giovane Sara - O Bolo da Jovem Sara"), macio e amanteigado, que recebeu uma cobertura de amêndoas em lascas (para substituir os pignoli da receita original, cujo preço é abusivo demais...)

O Bolo da Jovem Sara (Jamie Oliver)
Agora, há duas receitas com Limão Siciliano que provaram, de uma vez por todas, que ele é insubstituível. São duas receitas de massa, uma de um programa de culinária na TV, o Spaghetti al Limone e a outra, do livro Nigella Express, Spaghetti com Cogumelos Crus... Ambas são facílimas de fazer e demoram praticamente o tempo de cozimento da massa... O Spaghetti al Limone leva creme de leite e suco de limão siciliano, finalizando-se o prato com parmesão ralado e raspas de limão siciliano:

Spaghetti al Limone (com molho de limão siciliano)
Agora, se fosse escolher a receita mais especial que fiz com limão siciliano, eu votaria nesta receita da Nigella, feita com Cogumelos Paris frescos (outro ingrediente que não pode faltar na sua geladeira... mas isso é outro post... rs), alho, tomilho, azeite extra virgem e... suco e raspas de Limão Siciliano! Vocês não tem ideia como é fácil e como fica delicioso!

Spaghetti com Cogumelos Frescos, Alho, Tomilho e Limão Siciliano (Nigella)
foto do site da Nigella
Acho que agora vocês entenderam porque eu não consigo mais viver sem limão siciliano na minha geladeira... E esta paixão teve, na semana passada, mais um capítulo...

Estava eu em Juquitiba, indo resolver questões administrativas do nosso sítio lá, com meu pai e passamos pela cidade para apanhar o caseiro... Saindo da cidade, de volta para a estrada, passei por um caminhão vendendo mudas de árvores frutíferas... Para a surpresa do meu pai e do caseiro, parei abruptamente o carro ao lado o caminhão, abri a janela e perguntei ao vendedor: "Você tem muda de limão siciliano??" Parecia até uma pergunta sem sentido ali, em uma pequena cidade do interior... Por alguns instantes o vendedor me olhou, espantado e já ia dizendo que "Não tenho...", quando pensou melhor, deu meia volta e retornou segurando uma muda mirradinha, com poucas folhas e me disse: "É a última!" Fiquei empolgadíssima, meu coração disparou e já estava abrindo a carteira sem nem perguntar o valor quando pensei... "E como vou saber que esta árvore dá limão siciliano??? Ele não pode estar me enganando e vendendo uma muda de limão comum??" Respirei fundo e perguntei: "Mas como eu sei que é limão siciliano mesmo?" O vendedor, pacientemente, trouxe uma muda de limão galego (e eu acreditei...rs) e me deu as duas folhas para cheirar... E a folha da primeira mudinha cheirava a limão siciliano! Saquei o dinheiro da carteira sem pedir nenhum desconto (e na frente do meu pai ainda, que sempre me ensinou a negociar... que vergonha...rs) e só então percebi que eu havia simplesmente parado no meio da rua e havia um ônibus e um caminhão aguardando a "madame" fazendo shopping! rs... Pedi desculpas pelo inconveniente e pela paciência, avancei o carro, paguei o moço, coloquei a muda no porta malas e saí feliz e contente!! E tem gente que se empolga quando compra sapato!! kkkkk... Agora, é só esperar alguns aninhos para eu ter minha própria fonte de limão siciliano em casa!! Bón Appetit!!

Minha linda muda de Limão Siciliano! Será que é mesmo?? rs