segunda-feira, 2 de julho de 2012

DESAFIO: Fazer a Cebola Empanada do Outback!

Cebola Empanada (Outback style)
Outro dia, recebi no Facebook uma receita que me desafiou: A Cebola empanada do Outback, aquela enorme, parecendo uma flor, com molho no meio! (Ateliê Doces e Sabores Pão de Mel). 

Fiquei ansiosíssima para o final de semana chegar e poder testar a tal receita! Parecia tão fácil e simples! E, o que me animou, é que a receita dava o "pulo do gato": colocar a cebola cortada na água com gelo por duas horas, para que as pétalas abrissem! Então esse é o segredo!!

Quando comentei o "desafio" com minha amiga Nara, ela não me animou muito... "Amiga, a cebola do Outback é especial... não é qualquer cebola..." Mas eu estava tão empolgada com a história da água gelada que, simplesmente, ignorei o comentário (nada animador! rs).

Para vocês terem uma ideia da minha empolgação, montei um cardápio todo "Outback" (Ribs on the Barbie, asinhas de frango agridoces...) só para "acompanhar" a cebola maravilhosa! A foto da Cebola do Outback não saia da minha cabeça... Imaginei a cena: os convidados na sala e, de repente, saio da cozinha com um prato na mão, com a cebola linda e gigante ao centro... E escuto em um uníssono: Ohhhhhhhh!!! Ahhhhhhh!!! Huuuuuummmmmmm!! 

A linda e perfeita cebola do Outback
Ainda bem que saí do transe e decidi fazer um pequeno teste no dia anterior... Eu não tinha todos os ingredientes (como a pimenta vermelha e o coloral, que me pareceu um pouco exagerado na receita - 500gr para 1kg de farinha!!!), mas, para o teste, podia usar um pouco de páprica só para dar a corzinha... O importante era testar o corte, o processo de "empanamento" (rs) e a fritura!

E lá fui eu... Confiante, cortei as tampas da cebola e depois fiz os cortes, sem ir até o final... Coloquei na água com gelo... Logo, as folhas começaram a se abrir... Que sucesso! Que espetáculo!!



Logo, percebi que meu corte não havia sido tão perfeito assim... Uma parte se abriu... Mas tudo bem, é só um teste, amanhã eu capricho mais... Passei a cebola na farinha temperada, depois no leite, depois na farinha... Não estava ficando muito bonito... Mas, depois de fritar deve melhorar! É... Acho que não melhorou... kkkkkk


A cebola "fracassada" do Outback

Ficou simplesmente horrível! De gosto e de aparência!! Desmanchou inteira, ficou encharcada de óleo, mole, com gosto de farinha... Fracasso total! Obviamente o resultado foi suficiente para me demover da ideia de fazer esta receita no jantar de sábado, para toda a família!!

Mas eu não ia desistir fácil assim... Afinal, desafio é desafio... Passado o jantar do sábado (sem a cebola... acabei fazendo uma Salada Cesar como entrada... risco zero! rs), tentei novamente... Mas fui procurar outra receita... procurar informações sobre o corte, sobre o tipo de cebola... (é, amiga, você tinha toda razão...rs).

A cebola "especial" chama-se cebola espanhola ou chilena... E, obviamente, não encontrei no Mercado de Santo Amaro. O máximo que eu consegui foi uma cebola normal bem grande!

A receita que escolhi continha um esquema do corte da cebola, muito legal (no blog Coma com os Olhos) que me elucidou algumas dúvidas... Como, por exemplo, deve-se fazer um buraco no centro da cebola antes de começar a fatiá-la!



A receita também era um pouco diferente da anterior... Não levava coloral, a quantidade de farinha era menor e ainda levava farinha de fubá... Resolvi fazer um "mix"... A parte da água gelada, da primeira receita, era legal... E o colorau (ao menos um pouco) iria dar um colorido interessante, já que eu não pretendia colocar muita pimenta vermelha... E o molhinho, um rosé apimentado, parecia combinar bem com a cebola.

Cebola Empanada (Outback Style)

  • 1 cebola bem grande (tipo espanhola ou chilena, se encontrar)
  • 1 xícara de leite
  • 1 ovo
  • 1 xícara de farinha
  • 2 colheres de sopa de fubá
  • 1 colher de chá de pimenta vermelha (calabresa)
  • 1 colher e meia de chá de sal
  • 2 colheres de sopa de colorau
  • 1/2 colher de chá de pimenta do reino moída
  • 1/4 de colher de chá de cominho
  • 1 litro de óleo para fritar
Molho Rosé
  • 3 colheres de sopa de maionese
  • 1 colher de sopa de catchup
  • sal e pimenta a gosto
  • uma pitada de páprica picante
  • uma pitada de pimenta vermelha
Descasque a cebola, corte o topo e a base (conforme o desenho acima) e vá fazendo cortes (comece fazendo um "X", pois vá cortando cada parte ao meio, até 16 partes. (não vá até o final, senão a cebola vai desmanchar...)
Coloque em uma travessa de água com gelo e deixe a cebola mergulhada por duas horas.
Retire da água, deixe escorrer bem.

Prepare o molho misturando bem todos os ingredientes e reserve na geladeira.

O molho rosé

Misture o leite e o ovo. Em outra tigela, misture as farinhas e os temperos.
Passe a cebola na mistura de leite e depois na mistura de farinha. Passe novamente no leite e depois na farinha. Retire bem o excesso de farinha e reserve (na geladeira). 


Aqueça o óleo até ficar bem quente. Coloque a cebola e deixe fritar por cerca de 10 minutos. Retire, escorra bem, coloque no papel toalha.



Coloque o molho em um ramequim pequeno e sirva a cebola com o molho no centro!

A Cebola Empanada "Outback Style"
Não ficou totalmente perfeita, acabou abrindo em um dos lados, mas, perto da primeira tentativa, ficou maravilhosa!! 

E, um dia, quando eu me deparar, assim, sem mais nem menos, com uma cebola espanhola enorme e reluzente, completarei este desafio! E que venham os convidados!! O Outback que se cuide!!! rs... Bon Appetit!!