domingo, 1 de julho de 2012

DESAFIO: Preparar um Cupcake de Limão com "surpresa"!!

Cupcake Supresa de Limão
Depois de tantas Entremets complicadíssimas, me deu uma vontade de fazer um bolinho simples!!! Sabe, um bolo de cenoura, de fubá, de limão... coisinha básica!

Mas só um bolinho não ia ter muita graça... que tal uns cupcakes básicos?? Olhei para a fruteira e lá estavam alguns limões, já amarelinhos... Pronto, Cupcakes de limão!

Mas, só o bolinho?? Que tal colocar um recheio? Eu nunca fiz cupcake recheado, embora sempre veja as fotos legais que minha amiga "cupcakequeira" posta no blog dela (www.lullabycupcakes.com.br). Resolvi aproveitar uma cobertura de chocolate amargo que sobrou da entremet de tangerina... Mas, se tem recheio, tem que ter cobertura!! Que tal um ganache de chocolate branco? Pronto, está "inventado" um Cupcake Surpresa de Limão!

A receita da massa encontrei no blog da Pamela Brandão e ficou muito gostosa! O bolinho ficou muito macio! Depois de assá-los, deixei esfriar e cortei uma tampinha de cada cupcake e recheei com a calda de chocolate (aqui vou colocar a receita de uma calda simples de chocolate que uso nos Cupcakes de Cenoura, pois a cobertura da entremet é meio complicada, precisa de balança digital e termômetro... rs). A cobertura, feita de ganache de chocolate branco não ficou exatamente como eu esperava (vejam o post sobre Ganache de Chocolate branco da Barra Doce, de onde tirei a receita)... Acho que eu devia ter deixado esfriar mais... Eu queria fazer pequenas flores com o saco de confeitar bem no centro do buraquinho do recheio... Mas a florzinha acabou se desfazendo e escorreu toda!! Mas nada de pânico!! Tudo tem solução!!! Acabei espalhando a cobertura com uma colher, salpicando raspinhas de limão e pronto! Não ficou nenhuma maravilha mas, ao morder o bolinho e descobrir a calda de chocolate amargo dentro, é realmente uma surpresa bem agradável! Quer provar?? O pessoal do escritório vai se dar bem amanhã! (minha estratégia para ter quórum na reunião de equipe é sempre levar um docinho para  a turma! Vocês não imaginamos como funciona bem!!).

Cupcake Surpresa de Limão (12 cupcakes)

Para a massa
  • 1,5 xícaras de farinha para bolo (coloque 1,5 xícaras de farinha, substitua 1,5 colheres de sopa de farinha por amido de milho)
  • 1,5 xícaras de açúcar
  • 3/4 xícara de manteiga levemente derretida
  • 3 ovos pequenos ou 2 grandes
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1/4 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 2 colheres de sopa de suco de limão
  • raspas da casca de 1 limão
  • 1/2 xícara de leite azedo (coloque 1 colher de sopa de limão e deixe em temperatura ambiente por uns 30 minutos - para agilizar, aqueça o leite um pouquinho no microondas)
Para o recheio
  • 4 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 4 colheres de sopa de leite
  • 1 colher de sopa de manteiga
Para a cobertura
  • 250 gr de chocolate branco picado
  • 90ml de creme de leite fresco
  • raspas de limão para decorar
Prepare a massa: Aqueça o forno a 180 graus. Peneire a farinha, o fermento e o sal. Bata a manteiga e o açúcar por 5 minutos. Vá juntando um ovo de cada vez, batendo bem depois de cada adição. Junte o suco de limão, as raspas e a baunilha. Vá juntando as farinhas, alternando com o leite, até incorporar bem. Preencha as forminhas de cupcake até 3/4 da borda. Leve para assar por cerca de 20 minutos, até começar a dourar e o palito sair seco. Deixe esfriar em cima de uma grade.



Prepare a cobertura: Coloque o chocolate branco por 2 minutos no microondas na potência 50%. Ferva o creme de leite e junte ao chocolate, mexendo bem com um fuê até ficar cremoso. Deixe esfriar na geladeira até esfriar. Se for espalhar a cobertura com a colher (mais simples), não deixe esfriar muito. Se for fazer "florzinhas" com saco de confeitar, deixe esfriar até ficar bem endurecido, mas maleável (como uma massinha de modelar).

Prepare o recheio: Aqueça todos os ingredientes e deixe ferver um pouco, mexendo bem até ficar bem liso. Deixe esfriar um pouco.

Corte pequenos buracos nos cupcakes. Preencha com o recheio até a superfície. Coloque o ganache de chocolate branco em um saco de confeitar e faça flores que tampem o buraco do recheio. Por último, raspe a casca de um limão sobre os cupcakes para decorar!





Mas, como eu havia ficado um pouco frustrada com o ganache de chocolate branco que não ficou no ponto de confeitar, fiz outra leva dos cupcakes! Agora com o Ganache frio, no ponto certo para fazer as florzinhas!






Duas formas de decorar... uma mais simples e mais fácil, outra mais trabalhosa e mais vistosa... E aí, qual você prefere??

Bón Appetit!