segunda-feira, 25 de junho de 2012

DESAFIO: Criar uma Entremet inspirada na minha sobremesa predileta, Cheesecake!

Entremet Cheesecake de Morangos da Bia!
Depois do Curso de entremets da CEG (www.cegastronomia.com.br) e de testar várias vezes as receitas que aprendi lá, comecei a ficar meio saidinha (calma Alê, é só na cozinha! kkkk). Estou começando a inventar, usando como base as técnicas e receitas que aprendi!! É tão legal fazer isso (principalmente quando dá certo! rs).

Só uma das tortas eu não havia testado ainda... A de Pistache com Morangos... Um creme manteiga de pistache rodeado de morangos frescos! Linda! Mas, para ser sincera, foi a que eu menos gostei no curso... O Creme manteiga é um pouco pesado, e o sabor da pasta de pistache é muito pronunciado... Mas a lateral de morangos era linda e eu precisava testar!
Entremet de Pistache e Morangos (CEG)

Aí, comecei a juntar as receitas... Como os morangos combinam lindamente com um delicioso cheesecake, me lembrei do recheio da Entremet de Maçãs Carameladas com Cream Cheese e Café e tive a brilhante ideia de fazer uma entremet Cheesecake de Morangos! É mais uma variação desta sobremesa tão incrível! (clique aqui para ver o post sobre o mundo maravilhoso dos Cheesecakes!)

A primeira etapa foi comprar a deliciosa geléia de morangos da Dona Katarina, no Empório da Roça, em São Luis do Paraitinga (mas fiquem tranquilos... é possível fazer esta torta sem ter que viajar 250 km... pode usar outra geléia de morangos...rs).

Esta receita me pareceu um pouco mais simples (se é que isso é possível em uma entremet...) que as outras... Fiz a massa de biscuit (a base de ovos, açúcar, farinha e amido de milho), preparei a mousse de cream cheese (cream cheese batido com açúcar, gelatina sem sabor e chantilly) e montei a entremet assim:

  1. 1 base de biscuit
  2. metades de morangos ao redor
  3. geléia de morangos
  4. mousse de cream cheese
  5. outra base de biscuit um pouco menor
  6. geléia de morangos
  7. mais mousse de cream cheese
  8. geladeira umas duas horas
  9. desenformar
  10. passar gelatina incolor nos morangos
  11. decorar com três morangos
  12. mais gelatina nos morangos

ufa!! Tá pronta prá tirar foto!! E depois para ser servida no jantar!




A combinação de sabores ficou perfeita: o salgadinho do cream cheese amenizado pela a doçura da geléia de morango e a leve acidez dos morangos frescos! 





Como sobrou um pouquinho da mousse de cream cheese, acabei montando uma mini entremet (meio improvisada), mas que fez a alegria do Erik antes do jantar...

Brincando de Mini Entremet de Cheesecake

E a torta maior fez a alegria do Erik depois do jantar... Acho que ele vai ter dor de barriga à noite de tanto que comeu... Eu juro que avisei... rs... Bon Appetit!!

Entremet de Cheesecake de Morangos da Bia