sexta-feira, 22 de junho de 2012

DESAFIO: Inventar um Molho Pesto feito com nosso querido Pinhão!!

Pesto de Pinhão
Fiquei surpresa com a repercussão que o post sobre o nosso querido "pinhão" teve aqui no blog! Recebi emails com receitas, como a Farofa de Pinhão da Shirlene, que também virou post, comentários no facebook, várias amigas reproduzindo (e adorando) a tal farofa, minha vizinha (e blogueira) fazendo um Risotto de pinhão... Ou seja, o tal "pinhão" realmente fez sucesso!

Descobri também o seu "parentesco" com os pignoli italiano, um dos ingredientes mais caros que eu já vi! (R$ 200,00 o quilo!) Aí pensei... Que tal fazer um molho pesto e substituir os exorbitantes pignoli pelos acessíveis pinhões (R$ 2,00 o quilo)??

A  receita não podia ser mais simples: manjericão (que eu colhi da minha hortinha de temperos), pinhão cozido e descascado (esta é a parte mais "complicada"), parmesão e  azeite! Tudo batido no processador! Aí, é só usar a criatividade: serve com uma massa al dente, como recheio de uma batata assada, como cobertura de uma bruschetta, como pastinha para torradinhas... 

E ficou uma delícia! O pinhão dá corpo e consistência ao molho, enquanto que o manjericão dá a cor e o sabor! O parmesão entra com seu sabor salgado e o azeite extra virgem, com perfume e suavidade! E o melhor: valorizamos um ingrediente nosso! E com uma super economia!!

Molho Pesto de Pinhão


  • 1 maço de manjericão
  • 100gr de pinhão cozido e sem casca
  • 50gr de parmesão ralado ou em pedaços pequenos
  • 100ml de azeite extra virgem
  • sal e pimenta moídos na hora a gosto
Os ingredientes do Pesto de Pinhão

Coloque os ingredientes no processador e processe até virar uma pasta (não muito homogênea).


Uma massa com o Pesto de Pinhão!