segunda-feira, 14 de maio de 2012

DESAFIO: Preparar a legítima Torta de Maçã americana, inspirada na Vovó Donalda!

Torta de Maçã da Vovó Donalda!!
Eu sou louca por tortas de maçã... Aqui no blog já postei inúmeras variações desta sobremesa: Crumble de Maçãs, Torta de Maçã da Ideli, Bolo Cuca de Maçã, além do Strudel de Maçã e a mais famosa de todas, a Tarte Tatin!

Mas, quando eu penso em Torta de Maçã, uma me vem imediatamente à cabeça e me dá água na boca na hora: a Torta de Maçã do Rascal! É simplesmente maravilhosa: bem alta, com bastante recheio, com uma massinha crocante e servida quentinha com uma bola de sorvete! Vale a pena comer só salada e se acabar nesta delícia! E dá para dividir tranquilamente, pois os pedaços são enormes!

A deliciosa Torta de Maçã do Rascal (foto do Rascal)
E lá fui eu procurar a Torta de Maçã do Rascal na internet e... pasmem! A receita é secreta!!! O Rascal, que tem site e blog, já respondeu inúmeras vezes aos seus fãs que podem pedir outras receitas, mas essa não!!

Mas, como eu sou teimosa, não desisti! E fui pesquisar a receita da mais famosa cozinheira de tortas: a Vovó Donalda!! Quem não se lembra, nos desenhos da Disney, do Pato Donald e os sobrinhos (Huguinho, Zezinho e Luizinho) doidos para comer as tortas recém saidas do forno? O Rascal que me perdoe, mas eu quero mesmo a receita da Torta da Vovó Donalda (tudo bem... é pura dor de cotovelo porque eles não divulgam a receita deles... kkkkk).

E onde encontrar a receita da Vovó Donalda? Simples: é só procurar pela tradicional e genuína torta de maçã americana!! Clique aqui para saber mais sobre esta personagem simpática! Em inglês, ela é conhecida por Elvira Coot ou Grandma Duck!!

Imaginei que fosse encontrar a receita em um site americano, mas me lembrei de um blog bem legal, o Cynara´s Place, com receitas típicas americanas já adaptadas aos nossos ingredientes e quantidades!

A receita é bem fácil de fazer, pois usa o processador para fazer a massa e o recheio é colocado cru com a massa para assar! Como eu queria uma torta beeeem alta, utilizei uma frigideira de 20 cm (da Bialetti, minha mais nova aquisição!) que pode ir ao forno! O maior trabalho é descascar e cortar as maçãs! O resto é bico! (não é, Vovó Donalda? Desculpem, mas não resisti ao trocadilho infeliz! kkkk)

Torta de Maçã da Vovó Donalda

Para a massa





  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 1/2 xícara de gordura hidrogenada
  • 3 colheres de sopa de margarina
  • 6 colheres de sopa de água gelada
Para o recheio
  • 5 maçãs descascadas e picadas
  • suco de 1 limão
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 xícara de açúcar
  • canela e noz moscada a gosto
 Para finalizar
  • 1 ovo batido
  • açúcar e canela para polvilhar (opcional)
Prepare a massa: coloque todos os ingredientes (menos a água) em um processador e, utilizando o "pulse" bata até virar uma farofa. Acrescente a água e bata por mais alguns segundos até dar liga. Divida em duas bolas iguais e leve à geladeira.



Aqueça o forno a 180 graus. Prepare o recheio: misture o suco de limão nos pedaços de maçã. Junte a farinha, o açúcar, a canela e a noz moscada às maçãs e misture bem. Reserve.

Em uma forma pequena (de cerca de 20 centímetros de diâmetro) espalhe uma das bolas de massa, cobrindo bem as laterais. Coloque o recheio (deixando-o bem alto no centro). Abra a outra bola com o rolo (não esqueça de enfarinhar bem a bancada, pois a massa é muito macia e vai grudar toda!) até formar um disco um pouco maior que a frigideira. Com cuidado, enrole a massa sobre o rolo e a coloque sobre a massa. Dê o acabamento nas laterais onde as duas porções de massa se encontram. Pincele com  o ovo batido e faça furos na massa para o vapor passar.

Leve ao forno por 20 minutos. Abaixe o forno e deixe assar por mais 20 minutos.


Quando estiver bem dourada e o recheio começar a borbulhar, retire e deixe esfriar um pouco. Sirva ainda morna! Fica deliciosa!

A Torta de Maçã da Vovó Donalda
Depois fiquei pensando... Se eu fosse uma personagem da Disney, acho que eu seria a Vovó Donalda mesmo! Só falta o coquinho, o cabelinho branco e os óculos na pontinha do nariz! O restante, que é gostar de cozinhar e de alimentar a família toda, eu já tenho! Bón Appetit!!


PS: Meu marido achou tanta graça na história da Vovó Donalda que quis me fotografar assim, usando os óculos que eram de sua avó... Virei a perfeita Vovó Donalda!!!!!