domingo, 15 de abril de 2012

DESAFIO: Inventar uma receita de Frango na Cerveja Escura e deixar o "abacaxi" para a Maria!!

Frango na Cerveja Escura
A situação deste desafio foi a seguinte: quarta de manhã, atrasada para o trabalho, precisando planejar o jantar à noite para deixar as orientações para a Maria (minha assistente! rs). E o jantar seria para a família "full" ou seja, com as 3 "kids". No freezer, uma bandeja grande de coxas e sobrecoxas congeladas. A Maria já havia preparado frango antes, mas com um molhinho de tomate, feito na panela de pressão, o que deixava o molho meio "aguado" e o frango cozido demais, soltando do osso... Fazer frango ao forno também seria complicado, porque a Maria não sabe usar o meu forno, que é elétrico (e tem "comandos" diferentes dos fornos à gás...). Fui à despensa para pensar em algo para "valorizar" o frango, que seria ensopado mesmo... E encontrei, lá no fundo, totalmente esquecida, uma latinha de cerveja escura, resquício de alguma festa do passado... Pronto, estava criada a receita: Frango Ensopado na Cerveja Escura!

Não dava tempo de procurar uma receita... Tive que "inventar" uma e escreve-la no quadrinho branco da cozinha! Afinal, se eu não explicasse bem, ela iria fazer na panela de pressão, só colocando todos os ingredientes para cozinhar... E eu queria um frango com molho mais suculento, cozido no ponto...

"Maria, Bom Dia!
Tempere o frango com sal, pimenta, limão e azeite, deixe na geladeira por 2 horas. Frite as sobrecoxas aos poucos na panela. Tire da panela. Frite a cebola, junte o frango a cerveja e o caldo de frango. cozinhe até ficar macio. Faça um arroz branco e uma salada também! Obrigada!"

Depois que ela leu o recado, me ligou para maiores explicações... A forma de preparo era diferente da que ela estava acostumada... E bateu o maior pânico quando eu disse que eu nunca havia preparado este prato antes!! Tadinha!!! rs

O resultado foi surpreendente! O prato ficou lindo, as sobrecoxas macias e inteiras e o molho ficou super apurado e cremoso! A cerveja escura deixou o molho mais encorpado e "moreninho". Todo mundo adorou! E a Maria se saiu super bem! Parabéns, Maria!!

Frango na Cerveja Escura
  • 10 coxas/sobrecoxas sem pele
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 1/2 limão
  • 1 lata de cerveja escura
  • 1 tablete de caldo de frango dissolvido em uma xícara de água
  • 1 cebola grande picada
  • azeite para refogar
 E o modo de preparo? É só ler o recadinho para a Maria acima!! rs Bón Appetit!!

Frango na Cerveja Escura

DESAFIO: Preparar um jantar charmoso em uma hora, com a ajuda do Jamie Oliver e do Bill Granger!

Abóbora Assada Picante
Estes dois chefs ingleses me inspiraram neste cardápio para o jantar. São duas receitas de forno, que podem ser preparadas ao mesmo tempo, em menos de uma hora. As Coxinhas de Asa ao Limão Siciliano e Mel,  receita do Bill Granger, são agridoces e saborosas. Como acompanhamento, preparei, pela primeira vez, as Abóboras Picantes do Jamie Oliver: grandes pedaços de abóbora com casca (utilizei a abóbora japonesa, mais suave a adocicada), passadas em uma mistura de ervas, pimenta e azeite, assadas até caramelizarem e ficarem macias. E os dois pratos combinaram muito, mesclando o picante, o adocicado, o cítrico... Hummm!!!

Abóboras Assadas Picantes
  • 1/2 abóbora japonesa sem sementes
  • 2 colheres de chá de sementes de coentro
  • 2 colheres de chá de orégano seco
  • 1/2 colher de chá de erva doce
  • 2 pimentas chilli vermelhas secas
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de pimenta do reino
  • 1 dente de alho
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva
Corte a abóbora em pedaços grandes, com casca. Triture todos os demais ingredientes e forme uma pasta de temperos. Passe esta pasta pelos pedaços de abóbora e leve ao forno por 40 a 45 minutos ou até os pedaços de abóbora estarem macios.

Abóboras Assadas Picantes

Para saber a receita das deliciosas Coxinhas da Asa com Limão Siciliano e Mel, clique aqui! E Bón Appetit!!

Coxinhas da Asa com Limão Siciliano e Mel