domingo, 25 de março de 2012

DESAFIO: Provar um pão feito com água do mar!

Pão de Água do Mar
Acho que este é um dos desafios mais inusitados deste blog! Estávamos nós em nosso veleiro Black Swan, acabando de atracar na marina, após um delicioso final  de semana em Paraty, com direito a almoço na praia do Sombreiro com os amigos, no Saco do Mamanguá, quando nossos vizinhos do veleiro Caramarujo nos chamaram para provar um pão que havia sido feito a bordo... Um pão feito com água do mar!!! Fiquei pasma!! Eu nem estava com fome, mas fui correndo provar a iguaria!

Como assim, um pão feito com água do mar?? Roberta, do Caramarujo, explicou que era uma receita ensinada por um francês que vivia em Paraty e que havia feito várias travessias marítimas... Imaginem comer um pão quentinho e feito na hora depois de dias em alto mar??

A receita é muito simples, e fácil de memorizar... 1+1+1 = 1 kg de farinha de trigo, 1 tablete de fermento biológico, 1 litro de água do mar! Obviamente esta água do mar deve ser apanhada o mais distante da costa possível, para evitar qualquer contaminação! No caso daquele pão em particular, que eu estava prester a provar, a água foi apanhada de um lugar mais afastado no Saco do Mamanguá!

E outro detalhe interessante: segundo o francês dono da receita, é possível fazer o pão mesmo sem fermento, deixando-se crescer por 2 dias... fermentando com a própria água do mar, rica em microorganismos!! Já pensou?? Mais "rústico" que isso, impossível!! Também é possível substituir o fermento fresco por fermento biológico seco, mais apropriado para se conservar em um barco em travessia.

Mas mesmo que você não pretenda fazer uma travessia marítima ou não tenha acesso a água do mar limpa o suficiente, é possível fazer o pão com água normal e sal. E vale a pena, pois fica um pão leve, com uma casquinha crocante, perfeito para comer com manteiga!

Pão de Água do Mar
  • 1 kg de farinha de trigo
  • 1 tablete de fermento biológico
  • 1 litro de água do mar (ou água normal salgada)
Dissolva o tablete em um pouco da água do mar morna. Coloque a farinha em uma bacia grande e faça um buraco no meio e coloque o fermento dissolvido. Comece a misturar com a farinha e vá juntando a água do mar até obter uma massa homogênea. Deixe crescer por 2 a 3 horas. Asse no forno até ficar dourado.

Pão de Água do Mar
E assim, a gente vai colecionando receitas boas para serem feitas à bordo do nosso querido veleiro! Aprendi mais uma! Bón appetit!