terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

DESAFIO: Preparar uma receita original de Quibe Assado!

Quibe Assado
Quando resolvi fazer um Jantar à moda árabe, o prato principal escolhido foi o Quibe! E, olhando diversas receitas, descobri que, com a mesma massa de carne e trigo é possível preparar o Quibe Cru, o Quibe Frito e o Quibe Assado! Outra descoberta: o Quibe frito e o quibe assado tem um recheio, também feito de carne moída, cebola, especiarias e... SNOUBAR! Mais pesquisas e descobri o que era o tal Snoubar: uma pequena e arredondada noz, também conhecida por Pinoli (o mesmo que é utilizado na cozinha italiana, para fazer o tradicional molho pesto)! Outro tempero a ser adquirido para o desafio do Quibe era a Pimenta Síria, aromática e pouco picante, mas com um sabor inconfundível!

Minha ideia foi preparar o Quibe Assado, por ser mais "light" e porque nem todos aqui em casa gostem do Quibe Cru (que eu, particularmente, sou fã). Fez parte do desafio seguir uma receita bem tradicional, incluindo todo o processo de moagem da carne, do modo como é feito na culinária árabe (onde a carne é moída juntamente com o trigo, a cebola e os temperos).

O processo de moagem só foi possível porque comprei, juntamente com a minha maravilhosa batedeira Kitchen Aid, o acessório para moer carne (já utilizado anteriormente para fazer um recheio de vitela de um Tortellini).

Snoubar
Voltando ao Snoubar, ou Pinoli, eu já sabia o que me esperava... Lembram do Bolo de Limão Siciliano do Jamie Oliver que levava pinoli e eu "arreguei" quando fui comprar e acabei substituindo por lascas de amêndoas? Pois é... o tal snoubar custa $220 o quilo!! Mas, desta vez, tirei os escorpiões do bolso e rumei ao Mercadão, decidida a investir no meu desafio... Chegando ao box da D. Helena, não foi surpresa quando descobri que o snoubar não havia baixado de preço... Os assustadores R$220,00 continuam a assombrar os consumidores incautos... E o pior: a D. Helena vende um mínimo de 50 gramas de qualquer produto a granel... E eu só precisava só de 30 gramas para a receita!! rs... Lá fui eu falar com ela e pedir para comprar uma quantidade menor, já que o produto estava custando "os olhos da cara"!! Ela, um pouco a contragosto, afinal, "regras são regras", cedeu e eu acabei comprando 30 gramas, que me custaram a bagatela de R$ 7,50! Era um saquinho mínimo que eu guardei com todo o cuidado na bolsa (com medo de um assalto, afinal, algum meliante poderia estar à espreita do portador desta preciosidade...). Comprei também a  Pimenta síria e segui para casa (tomando todas as precauções para não ser seguida...rs)

A carne, também comprada no Mercadão, era uma linda peça de coxão mole totalmente sem gordura, pronta para ser devidamente moída. A receita dá para 4 pessoas, bem famintas!

Quibe Assado

Para a massa
  • 750 gramas de coxão mole ou patinho
  • 1,5 xícaras de trigo
  • 1/2 cebola cortada em pedaços
  • sal e pimenta síria a gosto
Para o recheio
  •  250 gramas de carne moída
  • 1 cebola em fatias finas
  • 30 gramas de snoubar (ou pinolis)
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • sal e pimenta síria a gosto
  • 1 colher de sopa de manteiga para a finalização
Primeiro, coloque o trigo em uma travessa e encha de água. Deixe assentar e escorra a água. Repita este procedimento umas 3 ou 4 vezes, até a água sair bem limpa.


Passe a carne pelo moedor por duas vezes. Misture o trigo, os temperos e a cebola e passe novamente pelo moedor.



Prepare o recheio. Aqueça a manteiga em uma frigideira grande e frite os snoubar até ficarem dourados. Retire e escorra em papel toalha. Na mesma frigideira, frite a cebola em tiras até ficar dourada e acrescente a carne. Deixe refogar até a água secar. Tempere com sal e pimenta síria e reserve.




Aqueça o forno a 200 graus. Unte uma assadeira ou pirex com manteiga e coloque metade da massa de carne com trigo e vá ajeitando com as mãos molhadas em água gelada. Cubra com o recheio de carne e cebola e cubra com a outra metade da massa. Faça cortes na superfície formando losangos ou quadrados e, com o dedo mínimo, faça um buraquinho no meio de cada quadrado, preenchendo-o com um pedacinho de manteiga. Leve para assar por 20 minutos.





Na hora de servir, corte os pedaços do quibe e sirva com rodelas de limão!! Como acompanhamento, sirva com Coalhada e Pepino, Homus, Babaganuj e Tabule, além do delicioso pão sírio, é claro! Bón Appetit!

Quibe Assado

Um jantar a moda árabe! Das Mil e Uma Noites!!